O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644419467Palavras-chave:
Trabalho colaborativo, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada.Resumo
Este trabalho se dispôs a pensar o processo de escolarização dos sujeitos com deficiência a partir de ações-intervenções realizadas na escola, possibilitadas pelo trabalho colaborativo. Objetivou-se descrever as ações respaldadas na Política da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e como estas impulsionaram o processo educacional dos sujeitos com deficiência. Dessa forma, respaldou-se metodologicamente na pesquisa-ação sob perspectiva crítico-colaborativa . Participaram da pesquisa cinco escolas da rede pública regular que possuíam matriculados sujeitos com deficiência. Como resultados destaca-se o acesso ao currículo mais inclusivo mediante a adaptação de diversos recursos pedagógicos através da implementação da Tecnologia Assistiva e da Comunicação Alternativa. Dessa forma, mostrou-se a necessidade de reorientar as práticas vigentes e buscar novos subsídios que possibilitem delinear uma escola verdadeiramente inclusiva.Downloads
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