Sobre a Revista

Qualis – A2

Foco e Escopo

A Revista Educação (Santa Maria. Online) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em Italiano, Francês e Alemão. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. 

A Educação (UFSM) tem como público-alvo os estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral. A revista começou a ser impressa em 1970 e publica aproximadamente 110 artigos por ano. Já a publicação eletrônica iniciou em 2000.

Título abreviado: Educação

Missão

Objetivo

Ficha catalográfica

Conflito de Interesse

Política de Plágio

https://ufsm.turnitin.com/ – é o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. O resumo e o abstract apresentados devem conter de 150 à 250 palavras, indicando objetivo do estudo, abordagem metodológica e resultados. Os resumos e abstracts que estiverem sem essas informações serão considerados incompletos e o artigo será rejeitado.

3. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação levarão a rejeição do artigo.

 Instruções aos avaliadores

Pontos norteadores da avaliação do artigo

Periodicidade

Publicação contínua

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Avaliação Qualis / Capes

Qualis / Capes – A2

Disponível no Portal CAPES

Disponível no Portal LivRe!

Internet: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao 

https://www.instagram.com/educacao.santamaria.online/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

 

Sponsors

  • Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Programa Pró-Revistas UFSM
  • Direção do Centro de Educação UFSM
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Indexadores

Histórico do periódico

Histórico da Revista Educação (Santa Maria. Online)

A revista Educação (Santa Maria. Online) foi criada em 1970, inicialmente denominada “Boletim do Centro de Ciências Pedagógicas”, devido ao nome do Centro a qual estava vinculado o periódico, “Centro de Ciências Pedagógicas” (UFSM). Em 1975, passou a ser chamada de “Revista do Centro de Ciências Pedagógicas” e, em 1978, v. 1, n. 3, de “Revista do Centro de Educação”. A penúltima alteração aconteceu no v. 7, n. 2, em 1982, quando passou a chamar-se de “Educação – Revista do Centro de Educação”, em virtude da alteração do nome do Centro a qual pertencia a revista, que deixou de ser Centro de Ciências Pedagógicas e passou a ser Centro de Educação (UFSM)”. Em 1991, passou a denominar-se Educação (UFSM), a qual, de 1970 a 2007, era publicada semestralmente e, em 2008, passou para quadrimestral, funcionando assim até o ano de 2017. Vale destacar que, mesmo antes da revista Educação (UFSM) ser online, ela já contava com uma versão digital (http://www.ufsm.br/ce/revista), desde 2000.

 O periódico passou por mudanças significativas em seu escopo e na forma de editoração, uma vez que, em 2008, foi implantado o sistema SEER para todo o fluxo editorial, desde o recebimento das colaborações até a sua publicação. Nesse mesmo período, adquiriu-se o Número Internacional Normatizado para Publicações Seriadas (ISSN) para versão eletrônica – 1984-6444 passando a denominar-se Educação (Santa Maria. Online. Em 2013, passou a contar também com o DOI - 10.5902/19846444, contrato assinado entre a UFSM e a CrossRef. Nesse período, trabalhou-se para que as versões mais recentes dos periódicos do portal pudessem vir a ser contempladas com o DOI, um trabalho em conjunto dos editores e da central de periódicos, assim, retrocedeu-se ao ano de 2010 e implantou-se o DOI retroativo.

Uma nova alteração aconteceu em 2018, quando a revista passou a ser editada trimestralmente. A revista Educação (Santa Maria. Online) tem sido publicada de forma ininterrupta e busca sempre a pontualidade, tendo como diferencial a publicação da edição já no primeiro mês de cada trimestre. Assim, itens como caráter científico, avaliação por pares, conselho editorial, periodicidade, duração, pontualidade, resumo, palavras-chave e título em inglês, normalização, afiliação de autores e procedimentos do processo de admissão já são práticas incorporadas pelo Conselho Editorial na editoração da revista. Constantemente, projetam-se ações de melhorias para a construção do periódico, buscando sua maior visibilidade acadêmica na área de Educação em nível internacional. A revista percorreu um longo caminho e cresceu muito, sendo hoje uma referência no contexto das produções acadêmicas de sua área, obtendo o conceito A1 do Qualis/Capes até o ano de 2020. Em 2019 passamos a publicar volume único anual, publicação contínua. Em 2021 realizamos um encontro para comemorar 51 anos da Revista Educação (Santa Maria. Online), com convidados fundadores da Revista. Na avaliação do quadrienio 2017-2020 a Revista foi avaliada no Qualis/Capes como A2. 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
Editor Chefe – 2019/2020
 
Sueli Salva
 
 
Editores de Seção - 2019/2020
 

Cláudia Ribeiro Bellochio

Doris Pires Vargas Bolzan

Ana Carla Hollweg Powaczuk

Elisete Medianeira Tomazetti

Luciane Wilke Freitas Garbosa

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Luiz Gilberto Kronbauer

 

Conselho Editorial Nacional - 2020

 

Aldo Victorio Filho

Alfredo José da Veiga-Neto

Carlos Eduardo Vieira

Flavio Santiago

Iria Brzezinski

Isauro Beltran Núñes

Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Júlio Emílio Diniz-Pereira

Lucídio Bianchetti

Maria Isabel da Cunha

Maura Lucia Fernandes Penna

Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Sílvio Gallo

Walter Omar Kohan

Elizeu Clementino de Souza

Emília Freitas de Lima

 

Conselho Editorial Internacional - 2020

 

Antônio Nóvoa

Álvaro Marquez Fernandez

Adriana Marrero

Adriana Gonzalez Burgos

Bernard Lahire

Carolina Silva Sousa

Donatila Isabel Ferrada Torres

Elisa Lucarelli

Enzo Colombo

Luis Ernesto Behares

Maria Dolores Galvañ

Nieves Blanco

Patrick K Schmidt

Rui Canário

Saul Neves de Jesus

Soledad García

Silvia Di Segni

 

Avaliadores "Ad hoc" Nacional - 2019

 

Adriana Maria Andreis

Antonio Carlos Amorim

Adelma Neves Nunes Barros Mendes

Adriana Justin Cerveira Kampff

Alice Dalmaso

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno

Ana Cláudia Urban

Ana Paula da Silva Pereira

Ana Valéria de Figueiredo da Costa

Ângela Maria Scalabrin Coutinho

Angélica Neuscharank

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Antonio Sales

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Carlos Fernando França Mosquera

Carlos Henrique dos Santos Martins

Sra Carin Klein

Célia Regina Vieira de Souza-Leite

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Cláudia Cisiane Benetti

Cristian Poletti Mossi

Darciel Pasinato

Daniel Morin Ocampo

Dioni Paulo Pastorio

Dinamara Garcia Feldens

Eduardo Guedes Pacheco

Eliane Gonçalves dos Santos

Eliane Santana Dias Debus

Elizabeth Diefenthaeler Krahe

Elizabeth Tunes

Eloisa Maria Wiebusch

Elton Luiz Nardi

Émerson Neves da Silva

Eneida Oto Shiroma

Evaldo Luis Pauly

Fabiola Hermes Chesani

Fernanda Barros

Flavio Santiago

Francisco José de Lima

Gabriela Machado Ribeiro

Geraldo Magela Pereira Leão

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto

Gisandro Cunha Ilha

Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Iván Gregorio Silva Miguel

Ivete Ivete da Silva

Jader Janer Moreira Lopes

Jaiane de Moraes Boton

Joacir Marques da Costa

José Carlos Souza Araujo

João Francisco Magno Ribas

José dos Santos Souza

José Paulo Pietrafesa

Joze Medianeira dos Santos de Andrade

prof. Juliana Lima Moreira Rhoden

Kelly Werle

Klaus Schlünzen Junior

Lara Carlette Thiengo

Leandra Boer Possa

Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad

Lia Machado Fiuza Fialho

Liana da Silva Borges

Liliane Gontan Timm Della Méa

Liliane Ferrari Giordani

Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Luiz Felipe Zago

Lucimara Cristina de Paula

Maiane Liana Hatschbach Ourique

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Maria Carla Corrochano

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Maria Fernanda Diogo

Maria Inêz Oliveira Araujo

Márcia Souza Hobold

Márcia Pessoa Dal Bello

Márcia Denise Pletsch

Profa. Dra. Márcia Morschbacher

Mario Reinaldo Vásquez Astudillo

Marlene Rosa Cainelli

Marilda Moraes Garcia Bruno

Marli Simionato Possebon

Marilisa Bialvo Hoffmann

Marcelo Vaz Pupo

Marcelo Fronza

Margaréte May Berkenbrock Rosito

Manuel Constantino Zunguze

Marta Maria de Araújo

Monica Ribeiro da Silva

Mônica Torres Bonatto

Mozart Linhares da Silva

Neusi Aparecida Navas Berbel

Noemi Boer

Ordália Alves de Almeida

Patrícia Corsino

Patrícia Murara Stryhalski

Paula Mariza Zedu Alliprandini

Pricila Kohls dos Santos

Rafael da Cunha Lara

Regina Magna Bonifácio de Araújo

Rejane Cavalheiro

Renata de Oliveira Gesomino

Renan Santos Mattos

Renato Xavier Coutinho

Rosangela Inês Matos Uhmann

Rosangela Vieira de Souza

Roselene Gurski

Rovilson José da Silva

Sandra Maders

Santiago Pich

Samuel Mendonça

Selma Martines Peres

Simone de Fátima Flach

Valéria Moreira Rezende

Vania Grim Thies

Vitor Schlickmann

Taciana Camera Segat

Tania Micheline Miorando

Telmo Marcon

Thais Scotti do Canto-Dorow

Theresa Maria de Freitas Adrião

Zoia Prestes

Zuleide Simas da Silveira

  

Avaliadores "Ad hoc" Internacional - 2019

 

Luis Ernesto Behares

Maria Dolores Galvañ

Carlinda Leite

Enzo Colombo

Soledad Garcia

 

 

 

 

 

 

 
 
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
Avaliadores "Ad hoc" – Nacional – 2016
Adriana Claudia Martins Fighera, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Dickel, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Valéria de Figueiredo da Costa, Brasil

Andréa Penteado de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Angela Maria Freire de Lima Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Daniela Dotto Machado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Daniel Vieira-Silva, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil

Deise de Souza Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Deise Graziele Dickel, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria, RS, Brasil.

Deonir Luís Kurek, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Fredeico Westphalen, RS, Brasil

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Eduardo Guedes Pacheco, Uiversidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Émerson Neves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Fabiana de Amorim Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Fábio da Purificação De Bastos, UFSM

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil

Giovana Fracari Hautrive, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Brasil

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Glauber Resende Domingues, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graziela Escandiel de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Isabel de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ines de Almeida Rocha, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ivete Souza da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Curitiba, Paraná, Brasil

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

Jose Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Marto Grosso, Brasil

Marcos Alexandre Alves, Curso de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA., Brasil

Maria Cecília Camargo Günther, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, Brasil

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul,, Brasil

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Maringa, Paraná, Brasil

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Maristela Pereira Fritzen, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil

Otavio Aloisio Mandaner, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

Patricia Braun, Instituto Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Rejane Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Rosânia Campos, Mestrado em Educação - Universidade da Região de Joinville / UNIVILLE, Brasil

Roselene Gurski, Universidade Federal do RS, Brasil

Doutor Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul, Brasil

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Simone Girardi Andrade, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Tânia Maria Baibich, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Tania Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Vitor Schlickmann, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

 

Editores Chefe – 2017

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil



 

Avaliadores "Ad hoc" – Nacional – 2017

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil

Adriana da Silva Thoma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Claudia Martins Fighera, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Dickel, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Mabel Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina

Adriana Moreira da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Valéria de Figueiredo da Costa, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

Andréa Penteado de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Angela Maria Freire de Lima Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Antonio Munarim, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Santa Catarina, Brasil

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Betânia Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Bruno Bontempi Júnior, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Célia Maria Guimarães, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Cláudia Cisiane Benetti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Claus Dieter Stobäus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Cynthia Farina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Brasil


Daniela Dotto Machado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Daniel Marcondes Gohn, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Daniel Vieira-Silva, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Deise de Souza Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Deise Graziele Dickel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Deisi Sangoi Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Deonir Luís Kurek, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Fredeico Westphalen, RS, Brasil

Eduardo Guedes Pacheco, Uiversidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Eleni Bisognin, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Eliana Rosa Sturza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Elomar Antonio Callegaro Tambara, Universidade Federal de Pelotas, Peloas, Rio Grande do Sul, Brasil

Émerson Neves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Fabiana de Amorim Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Fábio da Purificação De Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Felipe Gustsack, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Gilberto Icle, UFRGS, Brasil

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Giovana Fracari Hautrive, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Glades Tereza Félix, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Glauber Resende Domingues, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graziela Escandiel de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Isabel de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ines de Almeida Rocha, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Isauro Beltran Núñes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ivete Souza da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Curitiba, Paraná, Brasil

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, Brasil

João Batista Lima de Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

João Rodolpho Amaral Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Jose Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Juliana Soares Bom Tempo, Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE UNICAMP., França

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil


Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Lúcia Maria Vaz Peres, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense, Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Luís Henrique Sacchi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Manuel Constantino Zunguze, Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique, Moçambique

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Marto Grosso, Brasil

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Marcia Maria de Mello, Centro Municipal de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Maria Cecília Camargo Günther, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, Brasil

Maria do Rosário Longo Mortatti, Universidade Estadual Paulista - Marília, São Paulo, Brasil

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul,, Brasil

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC - SC Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Maringa, Paraná, Brasil

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Maristela Pereira Fritzen, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil

Melania de Melo Casarin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Maura Lucia Fernandes Penna, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, Brasil

Natália Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil

Nuno Januário, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Ordália Alves de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Otavio Aloisio Mandaner, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Pricila Kohls dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Patricia Braun, Instituto Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Rachel Freitas Pereira, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Rejane Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Roselene Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Renata de Oliveira Gesomino, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Renata Ribeiro Tavares, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Samon Noyama, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Sauloéber Tarcio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul, Brasil

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Simone Bicca Charczuk, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Simone Freitas da Silva Gallina, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil., Brasil

Simone Girardi Andrade, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil

Silvia Maria Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Taciana Camera Segat, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Tânia Maria Baibich, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Tania Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Tatielle Rita Souza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Valmor Rhoden, Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Vitor Schlickmann, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Walter Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil
 

Avaliadores "Ad hoc" – Internacional – 2017

Antônio Nóvoa, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal


Carlinda Leite, Universidade do Porto, Porto, Portugal, Portugal

Carlos Marcelo Garcia, Universidade de Sevilha, Departamento de Didática e Organização Escolar, Faculdade de Ciências da Educação, Espanha, Espanha

David Rodrigues, Universidade Técnica de Lisboa, Cruz Quebrada, Portugal

Dolo Molina Galvañ, Universidad de Valencia, Valencia, Espanha, Espanha

Elisa Lucarelli, Universidade de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina, Argentina

Fernando Pablo Napoli, Facultad Regional Buenos Aires – Universidad Tecnológica Nacional, Buenos Aires, Argentina, Argentina

Laura Musto, Instituto de Profesores Artigas, y Departamento de Enseñanza y - Aprendizaje Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguai, Uruguai

Luis Ernesto Behares, Universidad De La República, Montevidéu, Uruguai

Oscar Dávila León, Centro de Estudios Sociales CIDPA, Valparaíso, Chile, Chile

Manuela Esteves, Universidade de Lisboa/Portugal, Portugal

Marta Souto, Universidade de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina

Manuel Constantino Zunguze, Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique, Moçambique

Nieves Blanco, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha, Espanha

Norma Beatriz Rodríguez, Centro Interdisciplinario Cuerpo, Educación y Sociedad “ (CICES) Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) FaHCE/UNLP - CONICET - La Plata. Buenos Aires. Argentina, Argentina

Saul Neves de Jesus, Universidade do Algarve, Coimbra, Portugal, Portugal

Silvia Di Segni, Colegio Nacional de Buenos Aires (UBA), Argentina, Argentina

Soledad García, Universidad de Sevilla, Valencia, Espanha., Espanha

Stela Conceição Bertholo Piconez, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil