Sobre a Revista
Qualis – A2
Foco e Escopo
A Revista Educação (Santa Maria. Online) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em Italiano, Francês e Alemão. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.
A Educação (UFSM) tem como público-alvo os estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral. A revista começou a ser impressa em 1970 e publica aproximadamente 110 artigos por ano. Já a publicação eletrônica iniciou em 2000.
Título abreviado: Educação
https://ufsm.turnitin.com/ – é o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
2. O resumo e o abstract apresentados devem conter de 150 à 250 palavras, indicando objetivo do estudo, abordagem metodológica e resultados. Os resumos e abstracts que estiverem sem essas informações serão considerados incompletos e o artigo será rejeitado.
3. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação levarão a rejeição do artigo.
Pontos norteadores da avaliação do artigo
Periodicidade
Publicação contínua
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Avaliação Qualis / Capes
Qualis / Capes – A2
Disponível no Portal CAPES
Disponível no Portal LivRe!
Internet: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
https://www.instagram.com/educacao.santamaria.online/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
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Sponsors
- Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Programa Pró-Revistas UFSM
- Direção do Centro de Educação UFSM
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Indexadores
Histórico do periódico
Histórico da Revista Educação (Santa Maria. Online)
A revista Educação (Santa Maria. Online) foi criada em 1970, inicialmente denominada “Boletim do Centro de Ciências Pedagógicas”, devido ao nome do Centro a qual estava vinculado o periódico, “Centro de Ciências Pedagógicas” (UFSM). Em 1975, passou a ser chamada de “Revista do Centro de Ciências Pedagógicas” e, em 1978, v. 1, n. 3, de “Revista do Centro de Educação”. A penúltima alteração aconteceu no v. 7, n. 2, em 1982, quando passou a chamar-se de “Educação – Revista do Centro de Educação”, em virtude da alteração do nome do Centro a qual pertencia a revista, que deixou de ser Centro de Ciências Pedagógicas e passou a ser Centro de Educação (UFSM)”. Em 1991, passou a denominar-se Educação (UFSM), a qual, de 1970 a 2007, era publicada semestralmente e, em 2008, passou para quadrimestral, funcionando assim até o ano de 2017. Vale destacar que, mesmo antes da revista Educação (UFSM) ser online, ela já contava com uma versão digital (http://www.ufsm.br/ce/revista), desde 2000.
O periódico passou por mudanças significativas em seu escopo e na forma de editoração, uma vez que, em 2008, foi implantado o sistema SEER para todo o fluxo editorial, desde o recebimento das colaborações até a sua publicação. Nesse mesmo período, adquiriu-se o Número Internacional Normatizado para Publicações Seriadas (ISSN) para versão eletrônica – 1984-6444 passando a denominar-se Educação (Santa Maria. Online. Em 2013, passou a contar também com o DOI - 10.5902/19846444, contrato assinado entre a UFSM e a CrossRef. Nesse período, trabalhou-se para que as versões mais recentes dos periódicos do portal pudessem vir a ser contempladas com o DOI, um trabalho em conjunto dos editores e da central de periódicos, assim, retrocedeu-se ao ano de 2010 e implantou-se o DOI retroativo.
Uma nova alteração aconteceu em 2018, quando a revista passou a ser editada trimestralmente. A revista Educação (Santa Maria. Online) tem sido publicada de forma ininterrupta e busca sempre a pontualidade, tendo como diferencial a publicação da edição já no primeiro mês de cada trimestre. Assim, itens como caráter científico, avaliação por pares, conselho editorial, periodicidade, duração, pontualidade, resumo, palavras-chave e título em inglês, normalização, afiliação de autores e procedimentos do processo de admissão já são práticas incorporadas pelo Conselho Editorial na editoração da revista. Constantemente, projetam-se ações de melhorias para a construção do periódico, buscando sua maior visibilidade acadêmica na área de Educação em nível internacional. A revista percorreu um longo caminho e cresceu muito, sendo hoje uma referência no contexto das produções acadêmicas de sua área, obtendo o conceito A1 do Qualis/Capes até o ano de 2020. Em 2019 passamos a publicar volume único anual, publicação contínua. Em 2021 realizamos um encontro para comemorar 51 anos da Revista Educação (Santa Maria. Online), com convidados fundadores da Revista. Na avaliação do quadrienio 2017-2020 a Revista foi avaliada no Qualis/Capes como A2.
Cláudia Ribeiro Bellochio
Doris Pires Vargas Bolzan
Ana Carla Hollweg Powaczuk
Elisete Medianeira Tomazetti
Luciane Wilke Freitas Garbosa
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Luiz Gilberto Kronbauer
Conselho Editorial Nacional - 2020
Aldo Victorio Filho
Alfredo José da Veiga-Neto
Carlos Eduardo Vieira
Flavio Santiago
Iria Brzezinski
Isauro Beltran Núñes
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Júlio Emílio Diniz-Pereira
Lucídio Bianchetti
Maria Isabel da Cunha
Maura Lucia Fernandes Penna
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Sílvio Gallo
Walter Omar Kohan
Elizeu Clementino de Souza
Emília Freitas de Lima
Conselho Editorial Internacional - 2020
Antônio Nóvoa
Álvaro Marquez Fernandez
Adriana Marrero
Adriana Gonzalez Burgos
Bernard Lahire
Carolina Silva Sousa
Donatila Isabel Ferrada Torres
Elisa Lucarelli
Enzo Colombo
Luis Ernesto Behares
Maria Dolores Galvañ
Nieves Blanco
Patrick K Schmidt
Rui Canário
Saul Neves de Jesus
Soledad García
Silvia Di Segni
Avaliadores "Ad hoc" Nacional - 2019
Adriana Maria Andreis
Antonio Carlos Amorim
Adelma Neves Nunes Barros Mendes
Adriana Justin Cerveira Kampff
Alice Dalmaso
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
Ana Cláudia Urban
Ana Paula da Silva Pereira
Ana Valéria de Figueiredo da Costa
Ângela Maria Scalabrin Coutinho
Angélica Neuscharank
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Antonio Sales
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Carlos Fernando França Mosquera
Carlos Henrique dos Santos Martins
Sra Carin Klein
Célia Regina Vieira de Souza-Leite
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Cláudia Cisiane Benetti
Cristian Poletti Mossi
Darciel Pasinato
Daniel Morin Ocampo
Dioni Paulo Pastorio
Dinamara Garcia Feldens
Eduardo Guedes Pacheco
Eliane Gonçalves dos Santos
Eliane Santana Dias Debus
Elizabeth Diefenthaeler Krahe
Elizabeth Tunes
Eloisa Maria Wiebusch
Elton Luiz Nardi
Émerson Neves da Silva
Eneida Oto Shiroma
Evaldo Luis Pauly
Fabiola Hermes Chesani
Fernanda Barros
Flavio Santiago
Francisco José de Lima
Gabriela Machado Ribeiro
Geraldo Magela Pereira Leão
Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto
Gisandro Cunha Ilha
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Iván Gregorio Silva Miguel
Ivete Ivete da Silva
Jader Janer Moreira Lopes
Jaiane de Moraes Boton
Joacir Marques da Costa
José Carlos Souza Araujo
João Francisco Magno Ribas
José dos Santos Souza
José Paulo Pietrafesa
Joze Medianeira dos Santos de Andrade
prof. Juliana Lima Moreira Rhoden
Kelly Werle
Klaus Schlünzen Junior
Lara Carlette Thiengo
Leandra Boer Possa
Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad
Lia Machado Fiuza Fialho
Liana da Silva Borges
Liliane Gontan Timm Della Méa
Liliane Ferrari Giordani
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
Luiz Felipe Zago
Lucimara Cristina de Paula
Maiane Liana Hatschbach Ourique
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Marlécio Maknamara da Silva Cunha
Maria Carla Corrochano
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Maria Fernanda Diogo
Maria Inêz Oliveira Araujo
Márcia Souza Hobold
Márcia Pessoa Dal Bello
Márcia Denise Pletsch
Profa. Dra. Márcia Morschbacher
Mario Reinaldo Vásquez Astudillo
Marlene Rosa Cainelli
Marilda Moraes Garcia Bruno
Marli Simionato Possebon
Marilisa Bialvo Hoffmann
Marcelo Vaz Pupo
Marcelo Fronza
Margaréte May Berkenbrock Rosito
Manuel Constantino Zunguze
Marta Maria de Araújo
Monica Ribeiro da Silva
Mônica Torres Bonatto
Mozart Linhares da Silva
Neusi Aparecida Navas Berbel
Noemi Boer
Ordália Alves de Almeida
Patrícia Corsino
Patrícia Murara Stryhalski
Paula Mariza Zedu Alliprandini
Pricila Kohls dos Santos
Rafael da Cunha Lara
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Rejane Cavalheiro
Renata de Oliveira Gesomino
Renan Santos Mattos
Renato Xavier Coutinho
Rosangela Inês Matos Uhmann
Rosangela Vieira de Souza
Roselene Gurski
Rovilson José da Silva
Sandra Maders
Santiago Pich
Samuel Mendonça
Selma Martines Peres
Simone de Fátima Flach
Valéria Moreira Rezende
Vania Grim Thies
Vitor Schlickmann
Taciana Camera Segat
Tania Micheline Miorando
Telmo Marcon
Thais Scotti do Canto-Dorow
Theresa Maria de Freitas Adrião
Zoia Prestes
Zuleide Simas da Silveira
Avaliadores "Ad hoc" Internacional - 2019
Luis Ernesto Behares
Maria Dolores Galvañ
Carlinda Leite
Enzo Colombo
Soledad Garcia
Adriana Dickel, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul
Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul, Brasil
Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Ana Valéria de Figueiredo da Costa, Brasil
Andréa Penteado de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
Angela Maria Freire de Lima Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil
Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
Daniela Dotto Machado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
Daniel Vieira-Silva, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil
Deise de Souza Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Deise Graziele Dickel, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria, RS, Brasil.
Deonir Luís Kurek, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil
Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Fredeico Westphalen, RS, Brasil
Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
Eduardo Guedes Pacheco, Uiversidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Émerson Neves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
Fabiana de Amorim Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil
Fábio da Purificação De Bastos, UFSM
Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil
Giovana Fracari Hautrive, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Brasil
Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Glauber Resende Domingues, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Graziela Escandiel de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
Isabel de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Ines de Almeida Rocha, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Ivete Souza da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil
Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Curitiba, Paraná, Brasil
José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil
Jose Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil
Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil
Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil
Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Marto Grosso, Brasil
Marcos Alexandre Alves, Curso de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA., Brasil
Maria Cecília Camargo Günther, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, Brasil
Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil
Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul,, Brasil
Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Maringa, Paraná, Brasil
Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
Maristela Pereira Fritzen, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil
Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul, Caxias, Rio Grande do Sul, Brasil
Otavio Aloisio Mandaner, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil
Patricia Braun, Instituto Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Rejane Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Rosânia Campos, Mestrado em Educação - Universidade da Região de Joinville / UNIVILLE, Brasil
Roselene Gurski, Universidade Federal do RS, Brasil
Doutor Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul, Brasil
Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
Simone Girardi Andrade, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil
Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Tânia Maria Baibich, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
Tania Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil
Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil
Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Vitor Schlickmann, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Editores Chefe – 2017
Avaliadores "Ad hoc" – Nacional – 2017
Avaliadores "Ad hoc" – Internacional – 2017