Sobre a Revista
Qualis – A2
Escopo e política
A Revista Educação (Santa Maria. Online) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Seu público-alvo é composto de estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral.
Compreende-se por "trabalhos" os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. São publicadas, também, entrevistas. A revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.
Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, em Italiano, Francês e Alemão.
Os trabalhos submetidos via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) serão enviados ao Presidente da Comissão Editorial, que os submeterá ao Conselho Editorial, para verificação da adequação à política editorial da revista e das exigências normativas. Se estiver dentro das normas, o trabalho será encaminhado, sem identificação, a no mínimo, dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
Título abreviado: Educação
https://ufsm.turnitin.com/ – é o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
2. O resumo e o abstract apresentados devem conter de 150 à 250 palavras, indicando objetivo do estudo, abordagem metodológica e resultados. Os resumos e abstracts que estiverem sem essas informações serão considerados incompletos e o artigo será rejeitado.
3. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação levarão à rejeição do artigo.
Pontos norteadores da avaliação do artigo
Periodicidade
Publicação contínua
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Avaliação Qualis / Capes
Qualis / Capes – A2
Disponível no Portal CAPES
Disponível no Portal LivRe!
Internet: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
https://www.instagram.com/educacao.santamaria.online/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Sponsors
- Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Programa Pró-Revistas UFSM
- Direção do Centro de Educação UFSM
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Indexadores
Histórico do periódico
Histórico da Revista Educação (Santa Maria. Online)
A revista Educação (Santa Maria. Online) foi criada em 1970, inicialmente denominada “Boletim do Centro de Ciências Pedagógicas”, devido ao nome do Centro a qual estava vinculado o periódico, “Centro de Ciências Pedagógicas” (UFSM). Em 1975, passou a ser chamada de “Revista do Centro de Ciências Pedagógicas” e, em 1978 (v. 1, n. 3), de “Revista do Centro de Educação”. A penúltima alteração aconteceu no v. 7, n. 2, em 1982, quando passou a chamar-se de “Educação – Revista do Centro de Educação”, em virtude da alteração do nome do Centro a qual pertencia a revista, que deixou de ser Centro de Ciências Pedagógicas e passou a ser Centro de Educação (UFSM)”. Em 1991, passou a denominar-se Educação (UFSM). De 1970 a 2007, era publicada semestralmente e, em 2008, passou para quadrimestral, funcionando assim até o ano de 2017. Vale destacar que, mesmo antes da revista Educação (UFSM) ser online, ela contava com uma versão digital (http://www.ufsm.br/ce/revista), desde 2000.
O periódico passou por mudanças significativas em seu escopo e na forma de editoração, uma vez que, em 2008, foi implantado o sistema SEER para todo o fluxo editorial, desde o recebimento das colaborações até a sua publicação. Nesse mesmo período, adquiriu-se o Número Internacional Normatizado para Publicações Seriadas (ISSN) para versão eletrônica – 1984-6444 passando a denominar-se Educação (Santa Maria. Online.) Em 2013, passou a contar também com o DOI - 10.5902/19846444, contrato assinado entre a UFSM e a CrossRef. Nesse período, trabalhou-se para que as versões mais recentes dos periódicos do portal pudessem vir a ser contempladas com o DOI, um trabalho em conjunto dos editores e da central de periódicos, assim, retrocedeu-se ao ano de 2010 e implantou-se o DOI retroativo.
Uma nova alteração aconteceu em 2018, quando a revista passou a ser editada trimestralmente. A revista Educação (Santa Maria. Online) tem sido publicada de forma ininterrupta e busca sempre a pontualidade, tendo como diferencial a publicação da edição já no primeiro mês de cada trimestre. Assim, itens como: caráter científico, avaliação por pares, conselho editorial, periodicidade, duração, pontualidade, resumo, palavras-chave e título em inglês, normalização, afiliação de autores e procedimentos do processo de admissão já são práticas incorporadas pelo Conselho Editorial na editoração da revista. Constantemente, projetam-se ações de melhorias para a construção do periódico, buscando sua maior visibilidade acadêmica na área de Educação em nível internacional. A revista percorreu um longo caminho e cresceu muito, sendo hoje uma referência no contexto das produções acadêmicas de sua área, obtendo o conceito A1 do Qualis/Capes até o ano de 2020. Em 2019, passamos a publicar volume único anual, publicação contínua. Em 2021, realizamos um encontro para comemorar os 51 anos da Revista Educação (Santa Maria. Online), com convidados fundadores da Revista. Na avaliação do quadriênio 2017-2020, a Revista foi avaliada no Qualis/Capes como A2.