https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/issue/feed Educação 2025-03-18T19:50:43-03:00 Educação (UFSM) revista.educacao@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista <strong>Educação (Santa Maria. Online)</strong> tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, em Italiano, Francês e Alemão.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 1984-6444 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84802 Cidadania digital crítica em meio aos desafios políticos impostos pela pandemia da COVID-19 2024-10-23T14:11:42-03:00 João Mauro Gomes Vieira de Carvalho jmcarvalho87@gmail.com Luiz Roberto Gomes luizrgomes@ufscar.br Antonio Alvaro Soares Zuin dazu@ufscar.br Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória calmon.nabuco@unesp.br <p>O objetivo desse artigo é promover uma reflexão teórica sobre o conceito de cidadania, tendo como contexto atual a cultura digital e o isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo teórico-conceitual que, partindo de algumas concepções presentes na literatura corrente sobre o tema, lançou mão de textos clássicos da filosofia política para dimensionar o significado do conceito de cidadania digital e seu uso nas políticas educacionais a partir de uma perspectiva teórico-filosófica mais abrangente. Nesse sentido, parte-se do pressuposto de que a ubiquidade das tecnologias digitais de comunicação apresenta problemas que exigem a reflexão crítica de toda a sociedade, em perspectiva histórica ampliada. Em um mundo cada vez mais organizado economicamente em torno de algoritmos digitais, o acesso às informações para todos os cidadãos tornou-se um problema central nas sociedades democráticas. No entanto, o estudo demostra que garantir o acesso às tecnologias de informação não é suficiente para uma educação democrática nesse contexto. O resultado da reflexão teórica aqui apresentada demonstra ser necessário também, promover a autorreflexão crítica sobre os processos de manipulação de conteúdos e indução de consumo irrefletido das informações. Isso exige uma atuação educacional incisiva, como forma de esclarecimento e discernimento dos elementos que constituem o universo das informações, que nos chegam por diversos canais. A conclusão preconiza que a participação democrática do cidadão só se efetivará politicamente se lhe for garantida uma formação cultural plena, com possibilidade real de inserção cultural e engajamento ético-político nas questões que envolvem a vida social na cultura digital.</p> 2025-01-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85104 Narrativa com professores: possibilidades para a constituição dos dados na pesquisa educacional 2023-10-20T17:20:36-03:00 Natiely Quevedo Moss natielyquevedo@gmail.com Daniela Frigo Ferraz dfrigoferraz@gmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <p>No presente artigo, apresentamos um panorama das pesquisas que utilizaram a entrevista narrativa com professores na pesquisa no campo educacional, tendo como objetivo compreender quais as características que abrangem as entrevistas narrativas, suas possibilidades e como são organizadas. Diante disso, realizaram-se buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a encontrar teses publicadas em um recorte temporal dos últimos dez anos (2013-2022) e utilizando o operador de busca simples com os termos compostos escritos entre aspas: “entrevista narrativa” e “narrativa”. Por conseguinte, encontramos um total de 34 teses que contemplaram o <em>corpus</em> de nossa investigação. Após a análise, verificou-se que 32 teses conduziram suas entrevistas de maneira individual, e apenas uma optou por realizar entrevistas em grupo. Em uma das teses, não foi possível ter clareza quanto à escolha da maneira como ocorreram as entrevistas, se individual, mista ou em grupo. As entrevistas individuais permitem maior aproximação com o entrevistado, fazendo com que se sinta acolhido e seguro. Os principais resultados evidenciados em nossa análise apontam que o método narrativo utilizando entrevistas de maneira individual e presencial com um grupo pequeno de professores permite ir além da transmissão de informações sobre o que se deseja investigar, oportunizando conhecer a história de vida e a construção da carreira docente a partir das falas dos sujeitos entrevistados.</p> 2025-01-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/83649 Trabalho infantil no Brasil: a importância das políticas públicas para sua erradicação 2024-08-27T09:42:29-03:00 Aparecido Renan Vicente renanvct.psico@yahoo.com Nathaly Martinez Alves nathaly.martinez@unesp.br Andreza Marques de Castro Leão andreza.leao@unesp.br <p>O presente artigo tem como objetivo apontar algumas considerações acerca do trabalho infantil no Brasil e das políticas públicas para sua erradicação, e está amparado nos moldes da pesquisa qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica. A seleção dos materiais para esta revisão ocorreu a partir da leitura inicial dos títulos e resumos de trabalhos encontrados, os quais estão afinados à temática deste artigo e que foram apreciados na íntegra, a fim de que fosse possível compreendê-los com melhor exatidão. Ao término desse processo, somente estudos que dialogavam especificamente sobre a temática em voga foram incluídos. A leitura efetuada desvelou que a pobreza e a baixa escolaridade são algumas das principais causas do trabalho infantil, aliado a ineficácias das políticas públicas. Cabe advertir que mesmo depois da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, principal lei que dispõe sobre a proteção integral a essa população e da criação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), as estatísticas apontam o desafio da devida erradicação deste problema, o que evidencia que urge estudos voltados a dimensionar este fenômeno em uma perspectiva preventiva, e da efetivação dessas políticas, uma vez que, o trabalho infantil continua sendo um grave problema social que requer ser extinguido.</p> 2025-01-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84395 Uso pedagógico da lousa digital interativa pelos professores 2024-02-05T10:09:08-03:00 André Luis Canuto Duarte Melo andre.melo@ifal.edu.br José Mário Aleluia Oliveira jmaleluia@hotmail.com Luis Paulo Leopoldo Mercado luispaulomercado@gmail.com Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio patricia.florencio@ifal.edu.br <p>Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções dos professores acerca do uso das Tecnologias Digitais (TD), utilizando a Lousa Digital Interativa (LDI) no processo de ensino e aprendizagem, considerando o desafio proposto pelo avanço tecnológico. A população do estudo foi composta por 30 professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Estância-SE. A metodologia utilizada foi estudo de caso, com natureza e indicadores qualitativos e quantitativos, de abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários enviados por <em>e-mail </em>aos professores que lecionam no Ensino Médio nas modalidades subsequente, integrado e Ensino Superior. Após a utilização da LDI em suas atividades práticas, os participantes responderam ao questionário com o propósito de avaliar a clareza, a coerência, a consistência, a relevância e a efetividade dos instrumentos utilizados. Os resultados revelaram que os professores, embora tenham feito uso da LDI, reconheceram a importância da capacitação para utilizar efetivamente essa ferramenta e enfrentar os desafios daí advindos. Conclui-se, portanto, que a integração efetiva da LDI no ambiente educacional requer uma abordagem abrangente, que envolva não apenas a disponibilidade dessas tecnologias, mas também o planejamento pedagógico e a qualificação profissional dos professores. Assim foi possível explorar os benefícios dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem e promover uma educação atualizada e interativa. Enfim, este estudo intencionou contribuir para as discussões atuais sobre a inserção das TD no contexto educacional.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85944 Do ensino remoto na pandemia de covid-19 ao retorno presencial às aulas: desafios do fazer docente na educação profissional e tecnológica e os reflexos na aprendizagem 2024-11-09T11:23:25-03:00 Frederico Santiago Lima frederico.lima@iff.edu.br Ludmila Gonçalves da Matta ludmatta@yahoo.com.br Rosângela Pimentel Martins r_pmartins@hotmail.com <p>Este artigo foi elaborado a partir de observações realizadas no Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense (IFFLUMINENSE) desde o início do ensino remoto, em 2020, até o retorno presencial às aulas, em 2022. A suposição inicial é que esse processo pedagógico do ensino remoto e também relacionado ao retorno presencial tenha sido permeado por desafios. Tem-se como objetivo identificar alguns desses desafios para o planejamento docente e para a aprendizagem dos estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionário para os docentes com natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados sugerem que boa parte dos docentes se deparou com desafios na práxis pedagógica, sendo a acessibilidade aos recursos de tecnologia, o incentivo institucional, a adaptação dos recursos e materiais de estudo, além da metodologia para as atividades avaliativas alguns deles. Percebeu-se também que o retorno ao ensino presencial gerou desafios, entre eles, conseguir executar todo o planejamento previsto para a turma, pelo fato de os alunos não conseguirem acompanhar os conteúdos, sugerindo que o tempo de ensino remoto afetou a aprendizagem dos estudantes, principalmente por se tratar de uma escola de educação profissional e tecnológica. Destaca-se a relevância da continuidade das pesquisas já produzidas sobre a temática em questão, assim como novos estudos para buscar contribuir com o processo educacional.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70338 Educação Interprofissional na visão dos docentes: revisão integrativa 2024-05-26T20:30:41-03:00 Thaylla Mwryha Maciel Bueno thaylla.maciel@ufms.br Danielle Gobbo Mendonça danielle.mendonca@ufms.br Isabela Medeiros dos Anjos isabela.medeiros@ufms.br Beatriz Maria Jorge beatriz_jorge@ufms.br Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida rodrigo.s.almeida@ufms.br <p>Identificar na literatura a visão dos docentes com relação à Educação Interprofissional (EIP) para a formação de recursos humanos em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados e portais – Scopus, CINAHL, ScienceDirect, PubMed, Web of Science, BVS, SciELO, LILACS e Cochrane –, com delimitação temporal de 2014 a 2020, sendo selecionados artigos em inglês, português e espanhol. Compuseram a amostra 14 artigos disponíveis na literatura nacional e internacional. A análise dos estudos possibilitou a identificação de duas categorias: “Comportamento e atributos facilitadores para a Educação Interprofissional” e “Capacitação para a Educação Interprofissional”. Verificou-se o impacto positivo da EIP para o desenvolvimento de docentes. A revisão destacou que docentes consideraram a EIP de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes e para a prestação de um cuidado integral, valorizando o trabalho em equipe e a prática colaborativa. Promover espaços de discussão interprofissional é essencial para fortalecer as instituições de ensino e implementar a EIP nos currículos de saúde. Além disso, a capacitação docente em EIP é necessária para formar profissionais que promovam a integralidade da atenção à saúde, conforme os princípios do SUS e as expectativas da Organização Mundial da Saúde.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84519 Impactos da quarentena e/ou isolamento social na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista, e seus respectivos familiares durante o Covid-19 2023-10-26T08:49:46-03:00 Dyullian Lorrayne Fernandes dyullian.fernandes@unesp.br Rafaela Carvalho Abirachid rafaela.c.abirachid@unesp.br Andréa Regina Nunes Misquiatti andrea.misquiatti@unesp.br <p>Durante a pandemia do COVID-19, famílias do mundo todo se depararam com grandes impactos em relação ao convívio social e aos novos hábitos higiênicos, familiares, terapêuticos e profissionais, além de outros que estão presentes em suas rotinas. Em específico, famílias responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), indivíduos que necessitam de um suporte a mais para seu desenvolvimento e interação. O objetivo desta pesquisa foi analisar quais foram as percepções parentais sobre os impactos da quarentena e/ou isolamento social na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Participaram deste estudo familiares de 30 crianças de ambos os gêneros, abrangendo a faixa etária de 2 a 9 anos e 11 meses de idade, que receberam o diagnóstico multiprofissional de Transtorno do Espectro Autista, conforme critérios do DSM-5. Para coleta de dados foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o Questionário DASS-21 juntamente com seu pré formulário, e o Questionário de rastreamento para Pesquisa dos Impactos da quarentena e/ou isolamento social na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista, e respectivas famílias durante a pandemia do Covid-19, questionário elaborado especialmente para esta pesquisa. Resultados: Após análise estatística dos dados dos protocolos aplicados, foi observado impacto negativo nos presentes resultados pela percepção dos pais. Conclusão: Portanto, conclui-se que a pandemia da COVID-19, pela percepção dos pais, trouxe impactos negativos na rotina das crianças com TEA e seus respectivos familiares, provocados principalmente pelo isolamento social e suas consequências.</p> 2025-01-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/86833 Evidências de uma educação menor em acontecimentos conviviais com teatro 2025-01-30T08:28:43-03:00 Paulo Ricardo Silva do Nascimento pauloinbust@gmail.com Jose Valdinei Albuquerque Miranda jvaldineimiranda@gmail.com <p>Neste artigo buscamos expor algumas evidências de uma Educação Menor em experiências artísticas realizadas pelo espaço coletivo de cultura de artes cênicas Casarão do Boneco, focando um dos seus eventos mais coletivos, o Amostraí, citando por vezes ações do grupo In Bust Teatro com Bonecos, seu primeiro habitante. Estas experiências serão aqui discutidas no âmbito do conceito de Literatura Menor, apresentado por Gilles Deleuze e Felix Guattari, porém, deslocado e argumentado a partir de Silvio Gallo, no campo da educação, e de Heloisa Marina, no campo dos afazeres da atividade teatral. Estas ações coletivas serão atravessadas por algumas compreensões de Jorge Dubatti em torno do acontecimento teatral e do convívio que se estabelece nele. Colocaremos a palavra Educação neste nível do acontecimento convivial, nas trocas espontâneas de experiências e saberes, em uma forma de aprendizado autônomo e mútuo. Assim, entenderemos estas experiências artísticas como vias minoritárias, espaço de trânsitos de micropolíticas em acontecimentos conviviais.</p> 2025-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85857 El bonito gesto de corazonar y el riesgo de reintroducir el binarismo razón-emoción 2025-01-30T08:28:57-03:00 Gilberto Ferreira da Silva gilberto.ferreira65@gmail.com Silvia Valiente svaliente@unca.edu.ar Alejandro De Oto adeoto@gmail.com <p>El presente trabajo recupera la provocación del maestro indígena tule Abadio Green Stocel, para quien, “ir al otro y volver del otro” no es un problema intelectual sino un problema del corazón. Desde allí, sugiere que estudiar al otro es algo distinto a comprenderlo. Implica conocer la vida de y con los pueblos. Para él, investigar es cambiar el corazón, la metodología. Esto suena bonito y ha dado origen al corazonar como métodosabiduría desarrollado por el musico y antropólogo ecuatroriano Guerrero Arias, expresión próxima al pensamiento fronterizo que asumimos necesaria para ese “ir y volver a lo otro”, para captar la forma en que los sujetos entienden la realidad y ofrecen respuestas creativas apoyadas en un pensamiento propio, pero, a la vez, nos conduce a preguntarnos: ¿no reintroduce el viejo binarismo emoción y razón contra la simpatía que nos genera esa hermosa expresión? Dicho esto, nos interesa tender un puente entre ese “ir y volver a lo otro”, el sentido de “corazonar” de los pueblos indígenas ecuatorianos (kitu kara) y nuestra forma de entenderlo/asumirlo, lo cual lleva implícita una relación con lo representado moldeada por nuestra la tarea intelectual.</p> 2025-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/83660 Educação, corpo e emancipação: considerações para a educação crítica na escola contemporânea 2024-10-08T13:50:21-03:00 Renan Santos Furtado renan.furtado@yahoo.com.br Carlos Nazareno Ferreira Borges enosalesiano@hotmail.com Claudia Maria Rodrigues Barros claudinhauepa@yahoo.com.br <p>Trata-se de um ensaio teórico que visa apresentar aportes teórico-conceituais para pensarmos sobre a construção de uma educação crítica e emancipatória na escola contemporânea. Por via das contribuições sobre experiência e educação de Walter Benjamin e Theodor Adorno e das noções de educação libertadora e corpo consciente de Paulo Freire, vislumbra-se argumentar sobre a necessidade de a educação crítica do presente perpassar por uma valorização do corpo. Sendo assim, aponta-se que o projeto de legitimar a escola moderna objetivando uma educação para emancipação ganha fôlego a partir do momento no qual os objetos de conhecimento passam a ser tratados não como abstrações incompressíveis, mas como conceitos que podem ser aprendidos pelo corpo, como experiências que podem se transformar em conceitos, ou experiências que são, também, expressões de conceitos. No fundo, trata-se de reconhecer que na vida social, na verdadeira experiência e na educação, é impossível e, por vezes, problemática a separação entre o conceito do objeto e sua expressão prática.</p> 2024-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84950 Formação continuada de professores pela institucionalidade do Pnem como possibilidade no tempo do trabalho 2025-03-18T19:50:43-03:00 Claudia Simões Mariano claudiasmariano@gmail.com Juverci Fonseca Bitencourt jucabitencourt@gmail.com Silvana Ventorim silventorim@hotmail.com Diego Davila Fernandes Oliveira diego.d.oliveira@edu.ufes.br <p>Estudo documental que analisa 86 relatórios produzidos por coordenadores, orientadores e cursistas, entre os anos 2014 e 2015, resultante do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogos, em consonância com o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Objetiva compreender as apropriações da escola como espaço de formação no tempo do trabalho. Questiona a importância do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio para articular a formação com o trabalho docente, pautada no eixo da formação humana integral, ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos de Michel de Certeau (1994) e nos estudos de António Nóvoa (1991, 2002). Como resultados afirma-se a importância do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogos por produzir percursos formativos no tempo do trabalho docente e no espaço da escola, tomando o professor como sujeito de sua própria formação e da formação de seus pares; como alternativa à racionalidade instrumental e como proposta sólida de formação aos professores e pedagogos.</p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/87602 Políticas Públicas Contemporâneas e os saberes da docência na Educação Infantil 2024-08-25T21:02:21-03:00 Andreia do Nascimento Santos Andreians53@gmail.com Rochele da Silva Santaiana rochele-santaiana@uergs.edu.br Veronice Camargo da Silva veronice-silva@uergs.edu.br <p>Esta investigação constitui-se como recorte de um estudo maior, desenvolvido em nível de Mestrado Profissional em Educação, que tem como objetivo compreender como os saberes da docência se organizam e se transformam, por meio das condições políticas de um determinado tempo. Assim, este artigo problematiza as práticas de governamento exercidas pela Base Nacional Comum Curricular, na docência da Educação Infantil. Metodologicamente utiliza do referencial pós-crítico em especial das teorizações de Michel Foucault tomando o governamento como ferramenta teórico-analítica para as análises empreendidas. Buscamos o governamento neste trabalho, para entender como o poder se exerce, no sentido de condução das condutas de uns sobre outros ou sobre si mesmo. O corpus empírico, a materialidade para análise consiste em questionários narrativos realizados com docentes da Educação Infantil do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com base nos escritos das docentes participantes, percebe-se que a Base Nacional Comum Curricular objetiva definir certos modos de ser docente, a partir de uma docência sensível e reflexiva, “criadoramente” e acolhedora, ativa e mediadora, no qual funcionam como estratégias de governamento para constituir uma normativa em torno de como ser um “bom docente” na Educação Infantil.</p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70557 Contradições históricas em torno da educação básica no Brasil: a escola como assunto de governo 2025-03-18T19:50:40-03:00 Luane Tomé luanesampaioo@gmail.com Émina Santos emina@ufpa.br <p>O presente artigo consiste em um estudo a respeito de contradições políticas e sociais que envolveram a educação básica brasileira em sua história recente. Nosso objetivo principal é analisar as concepções de educação presentes na construção histórica da política educacional nacional, identificando os paradigmas educacionais que influenciaram de forma mais significativa essas políticas ao longo do tempo. A realização deste estudo demandou uma abordagem de natureza qualitativa, com pesquisa do tipo documental, em que analisamos todo o material específico referente à educação nas sete Constituições brasileiras por meio da técnica de análise de conteúdo. O repertório teórico que embasa essa pesquisa advém principalmente de Apple (2003), Cunha (2017) e Cury (2010). O estudo revelou a presença recorrente de três contradições estruturais na essência da política educacional nacional: relação conflituosa entre público-privado, centralização-descentralização e laicidade-ensino confessional como expressões da alternância histórica de poder entre essas duas concepções de educação no país.</p> 2025-02-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85365 As transformações dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar na profissão docente 2025-03-18T19:50:38-03:00 Jose Alberto Azevedo Vasconcelos Correia correia@fpce.up.pt <p>Neste trabalho analisamos desafios colocados à identidade e formação de professores pelas transformações epistemológicas produzidas no campo dos saberes a ensinar e no domínio dos saberes necessarios para ensinar. Admitimos que o professor é um trabalhador cognitivo que mobiliza saberes oriundos do campo dos saberes a ensinar e no campo dos saberes para ensinar, admitindo que a sua ação não se limita a transpor estes dois tipos de saber. Assim num primeiro momento refletimos sobre as transformações da estrutura epistemológica dos saberes a ensinar tendo por base um conjunto de trabalhos que refletem sobre os desafios colocados pelas “Ciências de Ponta”. Num segundo momento propomos uma análise sucinta da evolução que se produziu nas estruturas de investigação das Ciências da Educação e da sua relação com as práticas e narrativas profissionais. Antes de sintetizarmos a nossa reflexão propomos uma deambulação sobre os saberes da ação e o seu modo discreto de existência.</p> 2025-02-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/71465 A diversidade da inclusão educacional e as necessidades formativas de professores da educação básica: revisão integrativa 2025-03-18T19:50:36-03:00 Aurora Tontini de Araujo auroratontini9@gmail.com Rosineide Fátima Daleaste rosineidefatimadaleaste@gmail.com Márcia Dahmer de Morais dahmerdemorais@gmail.com Susimeire Vivien Rosotti de Andrade susimeire.andrade@unioeste.br Elis Maria Teixeira Palma Priotto elispriotto@gmail.com <p>A pesquisa aborda a temática da formação continuada docente, que se configura como um dos entraves para o cenário da educação inclusiva, pois tem sido atrelada à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualificação profissional. Nesse sentido, a formação dos professores da Educação Básica se depara com a complexidade desse processo, exigindo planejamento, ações concretas e contínuas, visando diariamente a inclusão educacional e, posteriormente, evidenciando as necessidades formativas profissionais. Objetivo compreender quais as necessidades formativas dos professores da educação básica para atender a Educação Especial e como estão sendo ofertadas as capacitações pelo poder público. Trata-se de uma revisão integrativa de bases de dados virtuais de teses e dissertações BDTD, CAPES e USP, publicações nacionais do período de 2017 a 2022, usou como descritores: diversidade; formação docente; inclusão; educação especial. Ao todo foram 12 dissertações selecionadas e lidas na íntegra. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Necessidades de formação dos professores para atender o público da Educação Especial, 2) Política de Educação Especial e capacitações oferecidas pelo poder público. Conclui-se que para assegurar a formação dos professores é indispensável que seja defendido pelas políticas públicas os direitos no processo de aprendizagem a todos os indivíduos, contudo, o estudo aponta progressos na implantação da legislação brasileira inclusiva, mas que ainda existem desafios na formação e atuação educacional. Sugerimos novos estudos e contribuições na perspectiva formativa dos profissionais da educação inclusiva.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/73557 Desenvolvimento profissional de pessoas com diferença funcional: repercussões da trajetória familiar e educacional 2025-03-18T19:50:34-03:00 Raissa Pedrosa Gomes raissatette@yahoo.com.br Maria Nivalda de Carvalho-Freitas nivalda@ufsj.edu.br <p>Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a interface da trajetória familiar e educacional, e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional de pessoas com diferença funcional. A literatura nacional e internacional identifica alguns elementos que articulam estes aspectos, o que ancorou o desenvolvimento das perguntas de entrevistas semiestruturadas realizadas de forma online com 22 pessoas com diferença funcional com ensino superior completo e que trabalham em suas áreas de formação, de todas as regiões do Brasil. Os resultados evidenciam comportamentos de enfrentamento dos pais, relativos à: atenção e clareza na identificação das necessidades dos filhos, obtenção de recursos que correspondessem às suas necessidades e adaptações dos processos educativos, os quais atuaram como estimuladores e contribuíram para o desenvolvimento das crianças. Foi salientada uma inadequação nos processos de aprendizagem nas escolas especiais e também dificuldades tanto no acesso quanto na permanência em escolas regulares. Os respondentes demonstram que a relação atual estabelecida com o trabalho é, para além de uma ocupação, uma forma de crescimento pessoal e profissional. O repertório de competências profissionais citadas pelos entrevistados como importantes condiz com as requeridas e valorizadas no mercado de trabalho atual. No entanto, a despeito do investimento no processo de desenvolvimento profissional, a inclusão laboral ainda apresenta barreiras relacionadas ao capacitismo.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/75431 Os contextos históricos da implantação da formação técnica no Brasil: um estudo de caso relacionado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2025-03-18T19:50:31-03:00 Otávio Martins Finger otaviofinger@gmail.com Julio Cesar Ausani julioausani@gmail.com Angelita Woltmann awoltmann@gmail.com <p>Este estudo tem por objetivo, com base em revisão bibliográfica e análises documentais pertinentes, refletir sobre o processo histórico nacional e internacional que estimulou a implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria. Parte-se do princípio da correlação dos fatos históricos, com base em autores do materialismo histórico-dialético, para estabelecer reflexões sobre os elementos históricos que influiram na implementação do ensino técnico no âmbito da UFSM, a primeira Universidade Federal instalada do interior do Rio Grande do Sul, cotejando-se tal perspectiva com outros pensadores representantes de outras linhas. Nesse sentido, vê-se que as décadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela reordenação do modelo produtivo capitalista, sendo a época em que se estabeleceram novos parâmetros para a produção agrícola mundial, a partir da alta mecanização das lavouras, aplicação de defensivos agrícolas, sementes e o emprego de novas técnicas de cultivo. Ainda, observa-se que foi nesse contexto de polarização da Guerra Fria que o Brasil efetivamente definiu seu papel frente às novas demandas do capitalismo, daí decorrendo, por exemplo, o convênio “MEC-USAID” e o estabelecimento de novas diretrizes educacionais, em um cenário de implantação da ditadura civil-militar, cujos governos articularam os mecanismos para as novas relações entre capital e trabalho.</p> 2025-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70607 O ensino de botânica em uma perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e da formação inicial de professores 2024-05-26T20:39:25-03:00 Rosi Maria Prestes prestes.rosi@yahoo.com.br Maria Cecília Chiara Moço mcecilia.moco@ufrgs.br <p>A proposta deste estudo é promover uma reflexão sobre a abordagem do ensino de botânica nos currículos dos cursos de licenciatura para a formação inicial de professores de ciências. A pesquisa foi do tipo qualitativa e para a produção dos dados realizou análise documental que utilizou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação como objetos de estudo. Os resultados e a análise foram organizados em temas contemplando a formação inicial de professores de ciências, o ensino de botânica e a interdisciplinaridade. O curso de formação não integra a aprendizagem dos temas específicos de botânica e os saberes pedagógicos. A botânica não compõe o contexto de cada escola e dos interesses dos estudantes, de forma democrática. O docente do ensino superior tem perfil de pesquisador e forma o jovem professor por meio de metodologias de ensino tradicionais, o que não estimula o uso de estratégias inovadoras e criativas. Recomenda-se que os cursos de formação promovam o trabalho colaborativo integrado com a rede de ensino regional. Conclui-se que o modelo atual de ensino de botânica nos cursos de licenciatura, nos quais a organização dos temas sobre as plantas é fragmentada, não atende às exigências específicas da docência.</p> 2024-02-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/83762 Fluência de leitura: influências do reconhecimento de palavras e da compreensão em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental 2025-03-18T19:50:29-03:00 Amanda Meggiato amandameggiato@gmail.com Helena Vellinho Corso hvcorso@gmail.com Camila Peres Nogues camilapnogues@gmail.com Luciana Vellinho Corso luciana.corso@ufrgs.br <p>A leitura envolve reconhecimento de palavras, fluência e compreensão. No entanto, ainda são escassos os estudos empíricos nacionais que tratem da relação entre fluência e outras habilidades de leitura. As pesquisas também não avaliam as dimensões de precisão, automaticidade e prosódia de forma integrada, e não deixam claro se a fluência de leitura (FL) contribui para a compreensão leitora (CL) ou o contrário. O objetivo desta pesquisa empírica foi investigar as relações entre as habilidades de reconhecimento de palavras (RP), FL e CL de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Participaram 57 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizadas a Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (Salles; Piccolo; Miná, 2017), a Avaliação da Fluência de Leitura Textual (Basso <em>et al</em>., 2018) e a Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (Corso <em>et al</em>., 2017). Análises de correlação (<em>Pearson</em>) utilizando o SPSS (2022) mostraram que as habilidades estão correlacionadas de fraca a moderadamente. Nas análises de regressão múltipla, a FL e o RP explicaram 11% a 13% da variância na CL e, na direção oposta, o RP e a CL explicaram 6% a 19% da variância na FL. Prosódia mostrou ter um papel importante nas análises de mediação. Os achados contribuem para o desenvolvimento de um ensino mais efetivo da leitura, sendo fundamental garantir não apenas a decodificação, mas elaborar estratégias didáticas focadas em FL e CL.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84270 As mulheres na UFFS de Erechim: estudantes que trabalham ou trabalhadoras que estudam? 2023-10-31T18:08:55-03:00 Naira Estela Roesler Mohr nairamohr@uffs.edu.br Ana Maria Lima dos Santos anamaria80@gmail.com <p>Este artigo é decorrente de pesquisa realizada com graduandas da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O estudo está ligado ao reconhecimento prévio de que existe um aumento da representação feminina em cursos de nível superior, assim como em alguns espaços do trabalho produtivo, resultante das lutas feministas. Entretanto, pressupõe-se que, para além dos aspectos positivos, existem dificuldades no cotidiano destas acadêmicas, o que originou a seguinte questão: Quais as potencialidades, limites e desafios enfrentados por mulheres que ingressaram a universidade após um tempo de interrupção nos seus estudos? O objetivo central foi o de analisar as relações entre exigências acadêmicas e outras atribuições ligadas às diversas formas que o trabalho assume na vida das mulheres com mais de 30 anos. Foram aplicados 27 questionários na pesquisa de campo, cujos dados coletados foram confrontados com teorias explicativas oriundas de pesquisa bibliográfica. Estiveram presentes discussões sobre a desigualdade considerando os aspectos geracionais, de gênero e de classe social. Com base nos resultados, observamos que a maioria das participantes referendaram pontos otimistas em seu ingresso na UFFS, principalmente pela oferta de formação que amplia a tomada de consciência. Por outro lado, elas ponderaram que mulheres com idade mais avançada enfrentam maiores desafios no acompanhamento da rotina acadêmica. A pesquisa apontou também que, para além do trabalho remunerado, as atividades socialmente consideradas femininas impactam na vida acadêmica, sobrecarregando excessivamente as mulheres das classes populares.</p> 2024-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84503 A abordagem da temática Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria 2025-03-18T19:50:27-03:00 Taís Regina Hansen tais.rhansen@gmail.com Maurício Brasil Gomes mauricio.brasil@acad.ufsm.br Mariglei Severo Maraschin mariglei.maraschin@ufsm.br <p>A Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizada como uma modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/96) carece de uma formação inicial docente que considere suas especificidades e a reserve espaço em seus projetos de curso, matrizes curriculares e práticas pedagógicas. Este estudo apresenta uma análise da presença/ausência de componentes curriculares específicos e/ou de temáticas/discussões relacionadas à EJA em cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) <em>campus </em>Santa Maria. Como procedimento metodológico optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva com análise documental a partir dos currículos de vinte e dois (22) cursos de licenciatura. Os resultados apontam o pouco espaço ocupado pela temática EJA na matriz curricular e nas práticas pedagógicas dos cursos. Assim, considera-se necessária a ampliação da abordagem da temática EJA nos projetos pedagógicos das licenciaturas analisadas, bem como a investigação desse aspecto em outros cursos de formação de professores do país.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84621 A formação inicial do pedagogo para ensinar Ciências: possibilidades para além das críticas 2025-03-18T19:50:24-03:00 Mariana Vaitiekunas Pizarro marianavpz@uel.br <p>As pesquisas sobre o ensino de Ciências apresentam lacunas e potencialidades na prática dos pedagogos e a baixa carga horária da disciplina de Ciências nos cursos de Pedagogia contribui para este dilema. O objetivo desta pesquisa é compartilhar reflexões sobre a formação do pedagogo para ensinar Ciências a partir da disciplina Didática das Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental de um curso de Pedagogia, tendo como foco colaborar para as discussões sobre formação inicial que aproximem os estudantes da abordagem de conteúdos por meio de ações em alfabetização científica, ensino por investigação, e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem em Ciências para crianças. A pesquisa, qualitativa e participante, demonstra os resultados gerados a partir de ações formativas em aulas do curso de Pedagogia de uma universidade pública no norte do Paraná. Os dados revelam que a formação dos pedagogos não prescinde de uma formação histórica e conceitual em Ciências, mas sinalizam que a contribuição deste profissional vai além deste domínio devido à especificidade público atendido por eles: as crianças. Conclui-se que as especificidades da infância e as múltiplas possibilidades de práticas que podem ser desenvolvidas com esta faixa etária colocam os pedagogos em um <em>locus</em> privilegiado para a promoção e o desenvolvimento de ações que viabilizem a alfabetização científica, valorizem a curiosidade e a investigação, gerando interesse e predisposição para a Ciência e para os fazeres que são próprios dela, ainda na infância.</p> 2025-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85929 Condições para a educação hospitalar em um Hospital no município de Porto Velho/RO 2025-03-18T19:50:14-03:00 Delaine Batista dos Santos batistadelaine@gmail.com Ludimilla Ronqui ludimilla@unir.br Jacqueline Lidiane de Souza Prais jacqueline.lidianesouza@gmail.com <p>Esta pesquisa discute sobre a educação hospitalar como direito a continuidade dos estudos por pacientes, matriculados na educação básica, e que vivenciam um período longo de internação. Parte da seguinte problemática: Quais as condições de um hospital do Município de Porto Velho/RO no que tange a oferta da educação hospitalar para pacientes da educação básica? Este estudo teve como objetivo averiguar as condições de um hospital no que se refere a organização para a continuidade dos estudos em um ambiente de educação não-formal. Optou-se pela pesquisa de levantamento, na qual os dados foram coletados por meio de questionário e observação com 10 pais e/ou responsáveis de um hospital localizado no norte do Brasil (Porto Velho /RO). Como resultados e discussão, destaca-se que os pacientes internados estavam matriculados em diferentes períodos do ensino fundamental I e II. A maioria dos pais (60%), afirmaram ter informado a escola sobre a internação do filho, 40% dos entrevistados não avisaram a escola e não foram procurados pela mesma para saber o motivo das faltas. Todos os entrevistados durante o período de internação não tiveram acesso as atividades de ensino. Compreende-se que a educação hospitalar tem sido fixada na legislação como direito a continuidade dos estudos em períodos longos de internação, todavia, os espaços e tempos em que se realizam não se concretizam de forma qualitativa no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida.</p> 2025-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85194 O modelo de rotação por estações na área de Ciências da Natureza: uma revisão de literatura entre 2017 e 2024 2025-03-18T19:50:16-03:00 Bruna Mainel Almeida bmainel@gmail.com Ana Paula Santos de Lima anapaulalima.ufrgs@gmail.com <p>O modelo de Rotação por Estações (RpE) permite que em uma única aula, o estudante entre em contato com diferentes formas de aprender. Possibilitando ao professor assumir o papel de mediador e ao estudante o papel de protagonista no processo de ensino aprendizagem. Baseado em uma revisão de literatura, o presente estudo discute como a modalidade de RpE tem sido abordada na sala de aula, da Educação Básica, na área de Ciências da Natureza, de acordo com as produções publicadas entre 2017-2024 na base de dados Scielo, no motor de busca Google Acadêmico, na biblioteca virtual Periódicos CAPES e nos repositórios Catálogo de Teses e Dissertações e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, através da busca do conector “rotação por estações”. As bases de dados consultados no periódicos CAPES, estão descritas no tópico Resultados. No intuito de responder às perguntas de como a metodologia vem sendo desenvolvida dentro da sala de aula, quais estratégias estão sendo aplicadas, qual nível de ensino e quais disciplinas.Na primeira etapa ocorreu a leitura de todos os títulos, palavras-chaves, e resumo dos trabalhos encontrados. Na segunda etapa, ocorreu a leitura completa dos 41 trabalhos selecionados. Os resultados indicam que a metodologia vem sendo desenvolvida tanto isoladamente, como em conjunto com outras estratégias, principalmente em conjunto com a sequência didática. Em diferentes níveis de ensino e de disciplinas. Sendo que as atividades predominantes na RpE são vídeos, atividades práticas/experimentos, e textos. Percebe-se que se trata de uma metodologia que ainda necessita de mais estudos e espera-se que este trabalho seja um incentivador para futuras pesquisas.</p> 2025-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85147 Filantropia e segregação: a Educação Especial via EJA em Minas Gerais 2025-03-18T19:50:19-03:00 Fabiane Maria Silva fabiane_maria@yahoo.com.br Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves taisaliduenha@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar o atendimento educacional para estudantes com deficiência intelectual matriculados na Educação de Jovens e Adultos Especial (classes e instituições segregadas) no estado de Minas Gerais, entre 2008 e 2019. Para tanto, foram analisados os microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados demonstraram que as matrículas de alunos na modalidade da Educação Especial concentram-se na EJA Regular (54,86%). Na EJA Especial, a maior parte das matrículas de estudantes com deficiência intelectual encontra-se em instituições privadas (92,23%), com prevalência da filantropia (98,20%), cujo convênio com o Poder Público é majoritariamente de base municipal e estadual (58,09%). Os dados confirmam a permanência de espaços segregados de ensino e a presença da filantropia na oferta de serviços educacionais. O estudo demonstra, ainda, a manutenção das desigualdades que caracterizam o acesso à Educação no Brasil.</p> 2025-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/86613 Um trabalho sobre histórias em quadrinhos com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de língua portuguesa 2024-12-22T15:16:54-03:00 Eronildo da Silva Biondinni eronildobiondinni@outlook.com Jonathas de Paula Chaguri jonathas.chaguri@upe.br <p>O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com trinta e dois alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de língua portuguesa. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo-ISD (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) a partir da releitura de Costa-Hübes (2009; 2011) que se configura na inserção do módulo de reconhecimento do gênero discursivo a ser estudado. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2008). O instrumento de coleta de dados foi por meio de vinte e quatro aulas de Língua Portuguesa que se enquadra em uma sequência didática (SD) orientada por um roteiro de dez perguntas abertas e um diário de bordo que norteou a coleta dos dados. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola da rede estadual de ensino de Carpina, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. Como resultado final, este trabalho resultou em 4 ações: (1) desenvolvimento da prática social; (2) o fortalecimento das práticas discursivas; (3) estudo da história em quadrinhos para reconhecimento das questões políticos, econômicas e sociais no mundo e (4) a publicação de uma coletânea de história em quadrinhos com autoria dos participantes da pesquisa.</p> 2025-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação