Pontos Norteadores da Pesquisa

  1. Número do artigo
  2. Data do Parecer
  3. Título
  4. O texto pertence à área de Educação?
  5. O texto tem formato de artigo ou ensaio?
  6. O resumo apresenta todas as partes do artigo (objetivo, metodologia e síntese dos resultados) e está escrito de modo impessoal?
  7. O texto é claro na sua forma, linguística e estrutural, e nos argumentos construídos?
  8. O texto apresenta uma introdução clara, apontando os objetivos do trabalho?
  9. As reflexões, os dados apresentados e as ideias desenvolvidas são claras e bem elaboradas?
  10. O texto é escrito com rigor teórico-metodológico de modo a tornar claros tanto a proposição quanto o percurso analítico?
  11. O texto apresenta conclusões claras, apontando contribuições para a área?
  12. O texto apresenta referências adequadas, suficientes e atualizadas?
  13. O texto apresenta originalidade na forma de problematização e/ou nos elementos teórico-metodológicos?
  14. No todo você classifica o texto como?
  15. Comente o texto, justificando as razões para o aceite ou a recusa do artigo (relevância, abrangência, aprofundamento do tema, estrutura do trabalho, conclusões e contribuições para a área de Educação). Discorra sobre as modificações a serem realizadas, caso necessário.