Contexto da escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84786

Parole chiave:

Educação básica, Educação especial, Educação Inclusiva

Abstract

A investigação analisou o contexto da escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica, na etapa do ensino fundamental, buscando identificar os alunos público-alvo da educação especial no ensino municipal público, os apoios oferecidos e os desafios relativos à observância da política nacional de inclusão. O método é quanti/qualitativo, descritivo, configurando-se como pesquisa documental, adotando a hermenêutica como perspectiva analítica. A coleta de dados, através de informações oriundas da Secretaria de Educação e do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas, contemplou, documentos referentes às matrículas discentes e docentes, projeto político pedagógico, planejamentos e relatórios das atividades educacionais. Os resultados indicam que os alunos com deficiência são atendidos em escolas regulares e na APAE, evidenciando desigualdade de recursos e apoios recebidos. O número restrito de profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado e na equipe pedagógica sinaliza dificuldades no acompanhamento de professores e repercute nas possibilidades de aprendizagem dos alunos. Assinala-se que as dimensões culturais e territoriais presentes na região ribeirinha amazônica precisam ser consideradas pela política educacional da rede de ensino, na direção da garantia de uma escola para todos.

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Biografie autore

Denise Macedo Ziliotto, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Doutora em Psicologia Social pela USP. Docente e pesquisadora do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pelotas.  

Fernanda Cristina Melo Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Iranduba

Mestre em Educação pela Universidade La Salle e especialista em Educação Social e Gestão de Planejamento em Políticas Públicas pela Universidade Católica de Brasília. Atua no magistério Superior, em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu.

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Pubblicato

2024-03-19

Come citare

Ziliotto, D. M., & Pereira, F. C. M. (2024). Contexto da escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica. Revista Educação Especial, 37(1), e10/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X84786

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