Interfaces da educação de jovens e adultos com a educação inclusiva: reflexões sobre os sentidos e conceitos propostos pelas atuais legislações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X90789

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Igualdade educacional, Políticas de inclusão social

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como alguns marcos históricos e legais apontam ou não para a dialogicidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse sentido, a compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, de caráter descritivo-reflexivo (Chizzotti, 2011) e na utilização técnico-metodológico da revisão bibliográfica (Severino, 2007; Gil, 2002). A base teórica-reflexiva conta com autores como Haddad e Di Pierro (2000), Jardilino e Araújo (2014), Freitas (2010) e Silva (2018). As reflexões e diálogos apontam que: durante um grande período as formulações de documentos legais estavam sob o viés de ações assistencialista; a partir dos anos 2000 a EJA passa a ser estruturada dentro de uma perspectiva democrática, emancipatória, inclusiva e reflexiva/crítica; na atualidade, especificamente, com a aprovação do Parecer n.º 06/2020 a modalidade tem sido ameaçada por muitos retrocessos pela implementação de suas diretrizes operacionais articuladas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, a relevância de entendermos os processos que culminaram na atual estruturação da EJA, a partir dos documentos legais incorporados na modalidade.

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Biografia do Autor

Kerén Talita Silva Miron, Instituto Federal Catarinense

Mestra em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú (2021). Psicopedagoga Institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação Campus XII Guanambi-BA (2018). Membro da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão e do grupo de pesquisa Processos Educativos. Atuou como bolsista pela Fapesc (2020-2021) no Mestrado em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pela Fapesb (2015-2016) e bolsista de Iniciação Científica Pibic (2016-2017) na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus XII Guanambi-BA.

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora EBTT no Instituto Federal Catarinense (IFC). E-mail:chris.schardosim@ifc.edu.br–ORCID iD:https://orcid.org/0000-0002-2303-2377.    

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Miron, K. T. S., & Schardosim, C. R. (2025). Interfaces da educação de jovens e adultos com a educação inclusiva: reflexões sobre os sentidos e conceitos propostos pelas atuais legislações. Revista Educação Especial, 38(1), e39/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X90789

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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