Interseção do Desenho Universal para Aprendizagem e a Comunicação Aumentativa e Alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93578

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

O Desenho Universal para Aprendizagem é uma referência que orienta a prática educativa, proporcionando flexibilidade e reduzindo as barreiras no ensino, tendo em vista as diferenças dos estudantes. Já a Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma área de conhecimento interdisciplinar que engloba um conjunto de ferramentas e estratégias para garantir a comunicação de pessoas que vivem alguma condição de impedimento ou limitação no uso da fala. Partindo dessas premissas, este artigo, caracterizado como um ensaio teórico, objetiva estabelecer e apresentar a interseção do Desenho Universal para Aprendizagem e a Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto educacional. Na escola, professores podem oferecer o acesso a uma variedade de suportes de Comunicação Aumentativa e Alternativa para possibilitar aos estudantes múltiplas maneiras de receber informações, se expressar e atuar com os conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do departamento de Habilitação Pedagógica e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo - Noruega (2016). Mestre em Educação, linha Educação Especial no Brasil, pela UNESP (2012). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Física pela UNESP (2009). Atuo na área da Educação Especial, principalmente na temática Comunicação Aumentativa e Alternativa na Escola. 

Jessica Emmily Monteiro Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Pedagogia - Claretiano Centro Universitário (2019) e graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente exerce o cargo de Pedagoga no Colégio de Aplicação-EBAS/UFPB. 

Referências

BASIL, Carmen. Social interaction and learned helplessness in severely disabled children. Augmentative and Alternative Communication, Toronto, v. 8, p. 188-199, 1992. DOI: https://doi.org/10.1080/07434619212331276183. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434619212331276183. Acesso: 03 ago. 2025.

BATOROWICZ, Beata et al. Social participation of school-aged children who use communication aids: the views of children and parents. Augmentative and Alternative Communication, v. 30, p. 237–251, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/07434618.2014.940464. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/07434618.2014.940464. Acesso em: 02 ago. 2025.

BLASKO, Grant et al. Nothing about AAC users without AAC users: a call for meaningful inclusion in research, technology development, and professional training. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07434618.2025.2514748#d1e253. Acesso em: 02 ago. 2025.

BLEND, Clara et al. Thinking in pictures in everyday life situations among autistic adults. PLoS ONE, v. 16, n. 7, e0255039. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0255039. Disponível em: https://research.ebsco.com/c/jko7cb/viewer/pdf/xjigmna4fr. Acesso em: 22 jul. 2025.

BONOTTO, Renata Costa de Sá. Uso da Comunicação Alternativa no autismo: um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/152752/001011486.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jul. 2025.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 22 jul. 2025.

CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 3.0. Wakefield, MA: CAST, 2024. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/. Acesso em: 15 jul. 2025.

CIZOTO, Sonelise; FRANCISCO, Janaina. Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: onde se interseccionam? Revista Acadêmica: Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP, Cubatão, v. 1, n. 1, p. 1-19, dez. 2017. Disponível em: https://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume01/ARTIGO01_15_ABNT.pdf. Acesso em: 02 jun. 2025.

COLLINS, Sara et al. AAC & Literacy: a scoping review of print knowledge measures for students who use aided augmentative and alternative communication. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 36, p. 615-645, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10882-023-09934-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10882-023-09934-4. Acesso em: 05 fev. 2025.

DELIBERATO, Débora. Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas Abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 300-310.

DELIBERATO, Débora; FERREIRA-DONATI, Grace Cristina. Perguntas e respostas frequentes sobre comunicação suplementar e alternativa para fonoaudiólogos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020. Disponível em: https://www.sbfa.org.br/campanha-comunicacao-suplementar-ealternativa/pdf/faq.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025.

DROSOPOULOU, Christina Sotiropoulou et al. Conversation patterns between children with severe speech impairment and their conversation partners in dyadic and multi-person interactions. Applied Linguistics, v. 43, n. 3, p. 473-492, 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amab043. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article/43/3/473/6412754. Acesso em: 02 fev. 2025.

GRAY, Carol. Social Stories 10.3 Criteria. Carol Gray Social Stories. oct. 2021. Disponível em: https://carolgraysocialstories.com/2021/10/05/new-social-stories-10-3-criteria-overview/social-stories-10-3-criteria/. Acesso em: 02 fev. 2022.

ICHT, Michal; LEVINE-STERNBERG, Yedida; MAMA, Yaniv. Visual and auditory verbal long-term memory in individuals who rely on augmentative and alternative communication. Augmentative And Alternative Communication, v. 36, n. 4, p. 238–248, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2020.1852443. Disponível em: https://research.ebsco.com/c/jko7cb/viewer/pdf/ub6dbgceb5. Acesso em: 22 jul. 2025.

KENT-WALSH, Jennifer; MCNAUGHTON, David. Communication partner instruction in AAC: present practices and future directions. Augmentative and Alternative Communication, v. 21, n. 3, p. 195–204, set. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/07434610400006646. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434610400006646. Acesso em: 30 jul. 2025.

LAZZARINI, Fernanda Squassoni; ELIAS, Nassim Chamel. História Social™ e autismo: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 28, e0017, p.349-364, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/xJbTxLYxdpkR7wbdtxM8spr/?format=html&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2025.

LIGHT, Janice et al. Dismantling societal barriers that limit people who need or use AAC: lived experiences, key research findings, and future directions. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 1, 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2025.2508490. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/07434618.2025.2508490?needAccess=true. Acesso em: 30 jul. 2025.

MASSARO, Munique. et al. Estratégias de comunicadores auxiliados para instruir parceiros de comunicação na construção de modelos físicos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 337-350, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/GpY9xs94yBQM7VxMQTZhBbh/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2025.

MASSARO, Munique. Formação continuada do professor de Educação Infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/05f9b562-c48d-4927-b702-cbcc169f30fe/content. Acesso em: 18 jul. 2025.

MATA, Simara Pereira. Indicadores acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/6e36b2b7-bfe6-444b-82f3-5d3e2caca86e/content. Acesso em: 19 jul. 2025.

MIDTLIN, Hanne Sofie et al. What communication strategies do AAC users want their communication partners to use? A preliminary study. Disability and Rehabilitation, v. 22, p. 1–8, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/09638288.2014.961659. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/09638288.2014.961659. Acesso em: 19 jul. 2025.

MOREIRA, Flávia Daniela dos Santos; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. Objetos de referência para crianças com deficiência múltipla sensorial visual. Curitiba: CRV, 2024. 198 p.

MOREIRA, Kelly Freire et al. Parceria entre educação especial e comunicação: produção de materiais audiovisuais. Revista Ciência em Extensão, v. 18, p. 430-443, 2022. DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2022v18n1p430-443. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3753/2700. Acesso em: 07 set. 2025.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

NJC. NATIONAL JOINT COMMITTEE FOR THE COMMUNICATION NEEDS OF PERSONS WITH SEVERE DISABILITIES. Communication Bill of Rights, ASHA, 1992. Disponível em: https://www.asha.org/njc/communication-bill-of-rights/. Acesso em: 24 fev. 2021.

NUNES, Débora Regina de Paula; BARBOSA, João Paulo da Silva; NUNES, Leila Regina de Paula. Comunicação Alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, e0212, p. 655-672, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0212. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/mVvFCNhq5yHD5kCm8Tf8BNn/?lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2025.

ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em: 24 fev. 2021.

PULLIN, Graham et al. Discussing future AAC: technology, interactions and ownership. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 2, 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2025.2524364. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/07434618.2025.2524364?needAccess=true. Acesso em: 24 jul. 2025.

ROMSKI, MaryAnn et al. A continuum of AAC language intervention strategies for beginning communicators. In: REICHLE, Joe.; BEUKELMAN, David. R.; LIGHT, Janice. C. Exemplary practices for beginning communicators: implications for AAC. Baltimore: Paul H. Brookes, 2002.

ROSE, David; MEYER, Anne. Universal Design for Learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2019.

ROTH, Valmir. Prancha de comunicação alternativa por imagens empregando predição de palavras. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4808/1/CT_CPGEI_M_Roth%2c_Valmir_2019.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.

SEBASTIÁN-HEREDERO, Eládio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendiza-gem. Revista Brasileira Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 abr. 2025.

SMITH, Martine. Literacy and augmentative and alternative communication. USA: Elsevier Academic Press, 2005.

SMITH, Martine et al. Constructing narratives to describe video events using aided communication. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n. 1, p. 40-43, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2017.1422018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434618.2017.1422018. Acesso em: 07 abr. 2025.

SOLOMON-RICE, Patti; SOTO, Glória. Co-construction as a facilitative factor in supporting the personal narratives of children who use augmentative and alternative communication. Communication Disorders Quarterly, v. 32, n. 2, p. 70–82, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/1525740109354776. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1525740109354776. Acesso em: 07 abr. 2025.

SPRIGGS, Amy; VAN DIJK, Wilhelmina; MIMS, Pamela. How to implement visual activity schedules for students with disabilities. DADD Online Journal: Research to Practice, v. 2, p. 21-34, 2015. Disponível em: https://dc.etsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1304&context=etsu-works. Acesso em: 07 abr. 2022.

TOTS ‘N TECH RESEARCH INSTITUTE. Using visual supports with infants and toddlers. Tots ‘n Tech E-Newsletter, Philadelphia; Tempe. Arizona State University; Thomas Jefferson University, October 2012. Disponível em: https://fpg.unc.edu/sites/fpg.unc.edu/files/resources/presentations-and-webinars/TnT-News-VisualSupports-Oct12.pdf. Acesso em: 07 set. 2025.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VON TETZCHNER, Stephen; MARTINSEN, Harald. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Portugal: Porto Editora, 2000.

VON TETZCHNER, Stephen; MARTINSEN, Harald. Words and strategies: conversations with young children who use aided language. In: VON TETZCHNER, Stephen; JENSEN, Mogens Hygum (Org.). Augmentative and alternative communication: European Perspectives. London: Whurr Publishers Ltd, 1996. p. 65-88.

VON TETZCHNER, Stephen et al. Inclusão de crianças em educação pré-escolar regular utilizando comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 11, n. 2, p. 151-184, mai./ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nGz4ftFxHJVKzNhLqpBMcxS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Massaro, M., & Cunha, J. E. M. (2025). Interseção do Desenho Universal para Aprendizagem e a Comunicação Aumentativa e Alternativa. Revista Educação Especial, 38(1), e86/01–20. https://doi.org/10.5902/1984686X93578

Edição

Seção

Dossiê – Desenho universal para aprendizagem (DUA): da teoria à prática em múltiplos contextos