Interseção do Desenho Universal para Aprendizagem e a Comunicação Aumentativa e Alternativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X93578Palavras-chave:
Educação inclusiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Desenho Universal para AprendizagemResumo
O Desenho Universal para Aprendizagem é uma referência que orienta a prática educativa, proporcionando flexibilidade e reduzindo as barreiras no ensino, tendo em vista as diferenças dos estudantes. Já a Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma área de conhecimento interdisciplinar que engloba um conjunto de ferramentas e estratégias para garantir a comunicação de pessoas que vivem alguma condição de impedimento ou limitação no uso da fala. Partindo dessas premissas, este artigo, caracterizado como um ensaio teórico, objetiva estabelecer e apresentar a interseção do Desenho Universal para Aprendizagem e a Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto educacional. Na escola, professores podem oferecer o acesso a uma variedade de suportes de Comunicação Aumentativa e Alternativa para possibilitar aos estudantes múltiplas maneiras de receber informações, se expressar e atuar com os conhecimentos.
Downloads
Referências
BASIL, Carmen. Social interaction and learned helplessness in severely disabled children. Augmentative and Alternative Communication, Toronto, v. 8, p. 188-199, 1992. DOI: https://doi.org/10.1080/07434619212331276183. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434619212331276183. Acesso: 03 ago. 2025.
BATOROWICZ, Beata et al. Social participation of school-aged children who use communication aids: the views of children and parents. Augmentative and Alternative Communication, v. 30, p. 237–251, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/07434618.2014.940464. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/07434618.2014.940464. Acesso em: 02 ago. 2025.
BLASKO, Grant et al. Nothing about AAC users without AAC users: a call for meaningful inclusion in research, technology development, and professional training. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07434618.2025.2514748#d1e253. Acesso em: 02 ago. 2025.
BLEND, Clara et al. Thinking in pictures in everyday life situations among autistic adults. PLoS ONE, v. 16, n. 7, e0255039. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0255039. Disponível em: https://research.ebsco.com/c/jko7cb/viewer/pdf/xjigmna4fr. Acesso em: 22 jul. 2025.
BONOTTO, Renata Costa de Sá. Uso da Comunicação Alternativa no autismo: um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/152752/001011486.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jul. 2025.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 22 jul. 2025.
CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 3.0. Wakefield, MA: CAST, 2024. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/. Acesso em: 15 jul. 2025.
CIZOTO, Sonelise; FRANCISCO, Janaina. Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: onde se interseccionam? Revista Acadêmica: Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP, Cubatão, v. 1, n. 1, p. 1-19, dez. 2017. Disponível em: https://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume01/ARTIGO01_15_ABNT.pdf. Acesso em: 02 jun. 2025.
COLLINS, Sara et al. AAC & Literacy: a scoping review of print knowledge measures for students who use aided augmentative and alternative communication. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 36, p. 615-645, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10882-023-09934-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10882-023-09934-4. Acesso em: 05 fev. 2025.
DELIBERATO, Débora. Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas Abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 300-310.
DELIBERATO, Débora; FERREIRA-DONATI, Grace Cristina. Perguntas e respostas frequentes sobre comunicação suplementar e alternativa para fonoaudiólogos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020. Disponível em: https://www.sbfa.org.br/campanha-comunicacao-suplementar-ealternativa/pdf/faq.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025.
DROSOPOULOU, Christina Sotiropoulou et al. Conversation patterns between children with severe speech impairment and their conversation partners in dyadic and multi-person interactions. Applied Linguistics, v. 43, n. 3, p. 473-492, 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amab043. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article/43/3/473/6412754. Acesso em: 02 fev. 2025.
GRAY, Carol. Social Stories 10.3 Criteria. Carol Gray Social Stories. oct. 2021. Disponível em: https://carolgraysocialstories.com/2021/10/05/new-social-stories-10-3-criteria-overview/social-stories-10-3-criteria/. Acesso em: 02 fev. 2022.
ICHT, Michal; LEVINE-STERNBERG, Yedida; MAMA, Yaniv. Visual and auditory verbal long-term memory in individuals who rely on augmentative and alternative communication. Augmentative And Alternative Communication, v. 36, n. 4, p. 238–248, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2020.1852443. Disponível em: https://research.ebsco.com/c/jko7cb/viewer/pdf/ub6dbgceb5. Acesso em: 22 jul. 2025.
KENT-WALSH, Jennifer; MCNAUGHTON, David. Communication partner instruction in AAC: present practices and future directions. Augmentative and Alternative Communication, v. 21, n. 3, p. 195–204, set. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/07434610400006646. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434610400006646. Acesso em: 30 jul. 2025.
LAZZARINI, Fernanda Squassoni; ELIAS, Nassim Chamel. História Social™ e autismo: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 28, e0017, p.349-364, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/xJbTxLYxdpkR7wbdtxM8spr/?format=html&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2025.
LIGHT, Janice et al. Dismantling societal barriers that limit people who need or use AAC: lived experiences, key research findings, and future directions. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 1, 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2025.2508490. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/07434618.2025.2508490?needAccess=true. Acesso em: 30 jul. 2025.
MASSARO, Munique. et al. Estratégias de comunicadores auxiliados para instruir parceiros de comunicação na construção de modelos físicos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 337-350, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/GpY9xs94yBQM7VxMQTZhBbh/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2025.
MASSARO, Munique. Formação continuada do professor de Educação Infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/05f9b562-c48d-4927-b702-cbcc169f30fe/content. Acesso em: 18 jul. 2025.
MATA, Simara Pereira. Indicadores acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/6e36b2b7-bfe6-444b-82f3-5d3e2caca86e/content. Acesso em: 19 jul. 2025.
MIDTLIN, Hanne Sofie et al. What communication strategies do AAC users want their communication partners to use? A preliminary study. Disability and Rehabilitation, v. 22, p. 1–8, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/09638288.2014.961659. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/09638288.2014.961659. Acesso em: 19 jul. 2025.
MOREIRA, Flávia Daniela dos Santos; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. Objetos de referência para crianças com deficiência múltipla sensorial visual. Curitiba: CRV, 2024. 198 p.
MOREIRA, Kelly Freire et al. Parceria entre educação especial e comunicação: produção de materiais audiovisuais. Revista Ciência em Extensão, v. 18, p. 430-443, 2022. DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2022v18n1p430-443. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3753/2700. Acesso em: 07 set. 2025.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
NJC. NATIONAL JOINT COMMITTEE FOR THE COMMUNICATION NEEDS OF PERSONS WITH SEVERE DISABILITIES. Communication Bill of Rights, ASHA, 1992. Disponível em: https://www.asha.org/njc/communication-bill-of-rights/. Acesso em: 24 fev. 2021.
NUNES, Débora Regina de Paula; BARBOSA, João Paulo da Silva; NUNES, Leila Regina de Paula. Comunicação Alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, e0212, p. 655-672, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0212. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/mVvFCNhq5yHD5kCm8Tf8BNn/?lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2025.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em: 24 fev. 2021.
PULLIN, Graham et al. Discussing future AAC: technology, interactions and ownership. Augmentative and Alternative Communication, v. 41, n. 2, 2025. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2025.2524364. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/07434618.2025.2524364?needAccess=true. Acesso em: 24 jul. 2025.
ROMSKI, MaryAnn et al. A continuum of AAC language intervention strategies for beginning communicators. In: REICHLE, Joe.; BEUKELMAN, David. R.; LIGHT, Janice. C. Exemplary practices for beginning communicators: implications for AAC. Baltimore: Paul H. Brookes, 2002.
ROSE, David; MEYER, Anne. Universal Design for Learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2019.
ROTH, Valmir. Prancha de comunicação alternativa por imagens empregando predição de palavras. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4808/1/CT_CPGEI_M_Roth%2c_Valmir_2019.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eládio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendiza-gem. Revista Brasileira Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 abr. 2025.
SMITH, Martine. Literacy and augmentative and alternative communication. USA: Elsevier Academic Press, 2005.
SMITH, Martine et al. Constructing narratives to describe video events using aided communication. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n. 1, p. 40-43, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2017.1422018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07434618.2017.1422018. Acesso em: 07 abr. 2025.
SOLOMON-RICE, Patti; SOTO, Glória. Co-construction as a facilitative factor in supporting the personal narratives of children who use augmentative and alternative communication. Communication Disorders Quarterly, v. 32, n. 2, p. 70–82, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/1525740109354776. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1525740109354776. Acesso em: 07 abr. 2025.
SPRIGGS, Amy; VAN DIJK, Wilhelmina; MIMS, Pamela. How to implement visual activity schedules for students with disabilities. DADD Online Journal: Research to Practice, v. 2, p. 21-34, 2015. Disponível em: https://dc.etsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1304&context=etsu-works. Acesso em: 07 abr. 2022.
TOTS ‘N TECH RESEARCH INSTITUTE. Using visual supports with infants and toddlers. Tots ‘n Tech E-Newsletter, Philadelphia; Tempe. Arizona State University; Thomas Jefferson University, October 2012. Disponível em: https://fpg.unc.edu/sites/fpg.unc.edu/files/resources/presentations-and-webinars/TnT-News-VisualSupports-Oct12.pdf. Acesso em: 07 set. 2025.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VON TETZCHNER, Stephen; MARTINSEN, Harald. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Portugal: Porto Editora, 2000.
VON TETZCHNER, Stephen; MARTINSEN, Harald. Words and strategies: conversations with young children who use aided language. In: VON TETZCHNER, Stephen; JENSEN, Mogens Hygum (Org.). Augmentative and alternative communication: European Perspectives. London: Whurr Publishers Ltd, 1996. p. 65-88.
VON TETZCHNER, Stephen et al. Inclusão de crianças em educação pré-escolar regular utilizando comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 11, n. 2, p. 151-184, mai./ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nGz4ftFxHJVKzNhLqpBMcxS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


