Quando a inclusão não se efetiva: a evasão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no ensino superior

Autores

  • Denise Macedo Ziliotto Universidade La Salle
  • Denise Jordão Souza Universidade La Salle
  • Fadua Ionara Andrade Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28482

Palavras-chave:

Evasão, Inclusão, Instituição Ensino Superior, Surdez.

Resumo

O final do século XX evidenciou incremento importante das instituições de ensino superior no Brasil e, por conseguinte, do número de cursos e vagas disponíveis. Esta política engendrou um crescimento importante nas matrículas e a inserção de grupos sociais que não conseguiam vislumbrar sua presença na universidade. Neste contexto evidenciou-se o ingresso de alunos com deficiência, decorrência também das políticas de inclusão na educação básica e das ações afirmativas de acessibilidade ao ensino superior. Contudo, a evasão que se evidencia de forma crescente nas instituições brasileiras, ocorre também neste grupo de alunos, cuja permanência é relevante em função das condições sociais e profissionais que a educação poderia possibilitar. Diante deste contexto, a investigação analisou a evasão de alunos surdos em instituição de ensino superior (IES) privada, a partir de pesquisa documental, onde dados acadêmicosdo período de 2000 a 2013 foramanalisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que 61 % dos alunos são oriundos de escolas de educação especial, e a modalidade de ingresso com maior prevalência é o vestibular (87,88%), sendo os cursos de licenciatura a escolha de 51,52% de alunos que estiveram matriculados no período pesquisado. Os dados referentes às movimentações acadêmicas indicam que 66,67% dos alunos surdos vivenciaram mudanças em relação à organização inicial do semestre em que estavam matriculados. A evasão dos alunos surdos ocorreu exclusivamente nos dois primeiros semestres do curso, o que pode indicar que as dificuldades de permanência estejam presentes desde o início do percurso acadêmico.

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Biografia do Autor

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Doutora em Psicologia Social pela USP. Mestre em Administração pela UFRGS. Psicóloga e jornalista pela PUCRS. Docente e pesquisadora do PPG de Educação na Univesidade La Salle.

Denise Jordão Souza, Universidade La Salle

Graduanda em Psicologia pela Universidade La Salle. Bolsista de Iniciação Científica.

Fadua Ionara Andrade, Universidade La Salle

Administradora e Mestre em Educação pela Universidade La Salle.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Ziliotto, D. M., Souza, D. J., & Andrade, F. I. (2018). Quando a inclusão não se efetiva: a evasão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no ensino superior. Revista Educação Especial, 31(62), 727–740. https://doi.org/10.5902/1984686X28482

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua