Educação inclusiva e a formação inicial de professores: o imperativo da inclusão e as (im)possibilidades na constituição dos modos de ser professor

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89838

Parole chiave:

Formação de professores, Imperativo da inclusão, Revisão de literatura

Abstract

Este artigo refere-se a uma revisão de literatura que teve como objetivo investigar produções sobre a temática da formação inicial de professores numa perspectiva da educação inclusiva. Para isso, tendo como balizadores os estudos pós-críticos, foram realizadas buscas em repositórios digitais a partir dos seguintes descritores, em diferentes arranjos: “educação”, “artesania”, “inclusão”, “formação de professores” e “Michel Foucault”. Foram considerados trabalhos a partir de 2008, ano da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Contudo, após análise dos trabalhos, conforme critérios de inclusão, foram selecionados estudos de 2013 a 2022, em um total de dez produções. Com a análise dos trabalhos, foi possível identificar que o fio condutor entre eles é a formação inicial de professores. O exercício analítico permitiu ainda observar dois eixos entre as investigações: a legitimidade do discurso da inclusão como imperativo; e os processos formativos que constituem modos de ser professor. Conclui-se que, embora se observe a inclusão operando como imperativo, com os riscos de engessamento que isso traz, tem sido possível forjar diferentes modos de se constituir professor, numa perspectiva inclusiva, a partir de diferentes experiências na formação inicial.

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Biografie autore

Patrícia de Oliveira Luz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2021). Atualmente, atua como psicóloga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é mestranda em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Telefone para contato: (51)993801683

Endereço para correspondência: rua Machado de Assis, 1456 - Bairro Sulbrasileiro - Osório - RS - Brasil (UERGS - Unidade Litoral Norte)

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação, com pós-doutoramento na mesma área. Professora Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Endereço para correspondência: rua Machado de Assis, 1456 - Bairro Sulbrasileiro - Osório - RS - Brasil (UERGS - Unidade Litoral Norte)

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Pubblicato

2025-07-16

Come citare

Luz, P. de O., & Sardagna, H. V. (2025). Educação inclusiva e a formação inicial de professores: o imperativo da inclusão e as (im)possibilidades na constituição dos modos de ser professor. Revista Educação Especial, 38(1), e45/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X89838

Fascicolo

Sezione

Revisão de literatura/Estudo teórico