Educación inclusiva y formación inicial docente: el imperativo de la inclusión y las (im)posibilidades en la constitución de modos de ser docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89838

Palabras clave:

Formación de docentes, Imperativo de inclusión, Revisión de literatura

Resumen

Este artículo hace referencia a una revisión de la literatura que tuvo como objetivo investigar producciones sobre el tema de la formación inicial docente desde una perspectiva de educación inclusiva. Para ello, utilizando como guía estudios poscriticos, se realizaron búsquedas en repositorios digitales utilizando los siguientes descriptores: educación, artesanía, inclusión, formación docente y Michel Foucault, en diferentes ordenaciones. Se consideraron trabajos desde 2008 en adelante, año de publicación de la Política Nacional de Educación Especial desde la Perspectiva de Educación Inclusiva. Sin embargo, la búsqueda permitió seleccionar estudios del año 2013 al 2022, en un total de 10 (diez) producciones. Con el análisis de los trabajos se pudo identificar que el hilo conductor entre ellos es la formación inicial docente. El ejercicio analítico también permitió observar dos ejes entre las obras: la legitimidad del discurso de inclusión como imperativo; y los procesos de formación que constituyen formas de ser docente. Se concluye que, si bien se observa que la inclusión opera como un imperativo, con los riesgos de rigidez que esto trae, se han podido forjar diferentes formas de ser docente, desde una perspectiva inclusiva, a partir de diferentes experiencias en la formación inicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia de Oliveira Luz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2021). Atualmente, atua como psicóloga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é mestranda em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Telefone para contato: (51)993801683

Endereço para correspondência: rua Machado de Assis, 1456 - Bairro Sulbrasileiro - Osório - RS - Brasil (UERGS - Unidade Litoral Norte)

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação, com pós-doutoramento na mesma área. Professora Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Telefone para contato: (51)981528348

Endereço para correspondência: rua Machado de Assis, 1456 - Bairro Sulbrasileiro - Osório - RS - Brasil (UERGS - Unidade Litoral Norte)

Citas

BOFF, Daiane Scopel; LIMA, Samantha Dias de. Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 26, p. 1–13, jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5181. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5181

BRASIL. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 23 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Nota Técnica nº 4, de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC/SECADI/DPEE, 2014b.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024. Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 jul. 2024a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14934.htm. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, 1994. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8001830/mod_resource/content/1/pol%C3%ADtica-nacional-de-educacao-especial-1994.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: CNE/CP, 2024b.

BRASIL. Relatório do 5º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2024. Brasília: Inep, 2024c. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quinto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Currículo de formação docente inicial e inclusão de estudantes PAEE: uma análise do Projeto Imersão Docente. Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 46, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5902/1984644445309. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/45309. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644445309

ELSNER, Raisa de Matos. “A gente não está preparado para ser professor”: efeitos discursivos da disciplina de libras nas licenciaturas da UFSM. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2020.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2023.

HEINLE, Vivian. Da educação especial à educação inclusiva: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da UNISINOS (1964-2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2016.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João, 2019.

LIMA, Madiel Corrêa De; SILVA, Daiane Gasparetto Da. A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 67–82, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67

LOCKMANN, Kamila. Governamentalidade neoliberal fascista e o direito à escolarização. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015408, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15408. Acesso em: 22 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15408.061

LOPES, Maura Corcini. Inclusão como estratégia e imperativo de Estado: a educação e a escola na produção de sujeitos capazes de incluir. In: RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Audiência, 2015.

MACHADO, Roseli Belmonte. A inclusão como rede: uma análise de práticas de professores de Educação Física na contemporaneidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016.

MACHADO, Roseli Belmonte. Formação em Educação Física e a questão da diferença: um olhar a partir da resolução 06/2018. Movimento, Porto Alegre, p. e28027, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.116288. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116288. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.116288

MENEZES, Eliana da Costa Pereira De; KRAEMER, Graciele Marjana. Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola. Educação Unisinos, São Leopoldo, p. 1–16, 2023. DOI: 10.4013/edu.2023.271.35. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26861. Acesso em: 14 nov. 2024.

MILONE, Julian de Camargo. Formação docente para a educação inclusiva: fragilidades e potencialidades expressas pelos licenciados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2019.

MORGENSTERN, Juliane Marshall. A governamentalidade como grade de inteligibilidade no campo da teorização. In: LOPES, Maura C.; MORGENSTERN, Juliane Marshall (org.). Inclusão e subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas. Curitiba: Appris, 2019. p. 193-206.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

OLIVEIRA, Sandra de. Sou PIBID! : tornar-se professor/a: matriz de experiência e processos de subjetivação na iniciação à docência. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2015.

OLIVEIRA, Sandra; WESCHENFELDER, Viviane Inês; OLIVEIRA, Sandra; WESCHENFELDER, Viviane Inês. A docência como matriz de experiência e a constituição do/a professor/a em uma sociedade inclusiva. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, p. 52–67, 2018. DOI: 10.17058/rea.v26i3.11754. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-99492018000300052&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11754

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 319–328, 2013. DOI: 10.5902/198464445926. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5926. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445926

SARDAGNA, H. V. Práticas normalizadoras na educação especial: um estudo a partir da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/RS (1950 a 2007). 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

SENNET, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SENNET, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2020.

THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. A educação de pessoas com deficiência no Brasil: políticas e práticas de governamento. Curitiba: Appris, 2017.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Area das Necessidades Educativas Especiais, 1994. Brasília: Escritório da Unesco de Brasília, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 15 nov. 2024.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, 1990. Brasília: Escritório da Unesco de Brasília, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 12 ago. 2024.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. verve, São Paulo, v. 20, p. 121–135, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verve/article/view/14886. Acesso em: 13 nov. 2022.

VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidade e educação. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 65, p. 19–42, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0120-39162013000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 nov. 2024.

Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Luz, P. de O., & Sardagna, H. V. (2025). Educación inclusiva y formación inicial docente: el imperativo de la inclusión y las (im)posibilidades en la constitución de modos de ser docente. Revista De Educación Especial, 38(1), e45/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X89838

Número

Sección

Revisão de literatura/Estudo teórico