Currículo de formação docente inicial e inclusão de estudantes PAEE: uma análise do Projeto Imersão Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644445309

Palavras-chave:

Currículo, Educação inclusiva, formação de professores

Resumo

Este artigo analisa os saberes e as práticas disponibilizados no currículo de formação inicial docente do Projeto Imersão Docente (PID), no que se refere à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), com base nos significados atribuídos por aqueles/as que participaram do Projeto. O PID constitui-se como uma possibilidade de formação inicial de professores/as que opera por meio da inserção de futuros/as docentes em turmas de ensino fundamental de uma escola de tempo integral que funciona em uma Universidade Federal. Nesse Projeto, os/as estudantes de graduação têm a possibilidade de atuarem como mediadores/as do processo de inclusão de alunos/as PAEE, sendo orientados/as pela equipe docente que atua na instituição. Com base na perspectiva pós-crítica e, particularmente, nos conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, compreende-se que o currículo desse Projeto disponibiliza certos saberes e demanda que os/as graduandos/as exerçam certas práticas sobre si mesmos/as a fim de constituírem-se como futuros/as professores/as que tomam a inclusão como aspecto central de suas ações docentes. Por meio da análise de entrevistas realizadas com treze graduandos/as que atuaram no Projeto entre 2016 e 2018, argumenta-se que esse currículo opera com saberes que proporcionam o questionar(-se) constante, a compreensão da “diferença dentro da diferença” e a crença no potencial de todos/as para a permanente aprendizagem. Dessa forma, esse currículo reativa o imperativo da inclusão que opera na atualidade e produz docentes que acreditam na potencialidade da educação inclusiva para a promoção de uma educação mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil

Doutora em Educação. Professora do Centro Pedagógico da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG. Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil

E-mail para contato: mariacarolinasilva@hotmail.com

Referências

ANDRADE, Sandra. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

BORGES; Adriana Araújo Pereira; WERNER, Andréa. Em busca do tempo perdido: a reviravolta das mães autistas. In: BORGES, Adriana Araújo Pereira; NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. O aluno com autismo na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 15 jul. 2018.

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio D. de Oliveira. Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva. Mnemosine, Rio de Janeiro, v.16, n.1, p. 146-160, 2020.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo: pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

CORAZZA, Sandra. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, Alice. MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DREYFYS Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

DUSCGATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (orgs.) Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 119-138.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.28, n. 68, p. 33-356, mai./ago. 2019.

FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. 385f. Tese de Doutorado em Educação, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018.

FOUCAULT, Michel Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.

FOUCAULT, Michel. Crise da medicina ou crise da antimedicina. Verve, São Paulo, v. 18, p. 167-194, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. São Paulo: Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In: MACHADO, Roberto. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 179-191.

FOUCAULT, Michel. Verdade e subjetividade. Revista de Comunicação e Linguagem, Lisboa, n. 19, p. 203-223, 1993.

GALLO, Sílvio. Biopolítica e subjetividade: resistência?. Educar em Revista, Curitiba, n. 66, p. 77-94, dezembro de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextpid=S0104-40602017000400077lng=ennrm=iso. Acesso em: 05 de janeiro de 2021.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119, Mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 de mai. de 2020.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Campinas , v. 34, n. 93, p. 207-224, mai. 2014 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000200207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 de mai. de 2020.

KOHAN, Walter. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

LOCKMANN, Kamila. As reconfigurações do imperativo da inclusão no contexto de uma governamentalidade neoliberal conservadora. Pedagogía y Saberes, Colômbia n. 52. p. 67–75. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339073586_As_reconfiguracoes_do_imperativo_da_inclusao_no_contexto_de_uma_governamentalidade_neoliberal_conservadora Acesso em: 05 de jan. de 2021.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de Inclusão e Governamentalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol. 34, n. 2, pp. 153-169. mai/ago. 2009

LOPES, Maura Corcini. FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LOPES, Maura Corcini; MORGENSTERN, Juliane Marschall. Inclusão como matriz de experiência. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 177-193, ago. 2014 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 de mai. de 2020.

LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. inclusão, exclusão, in/exclusão. Verve, São Paulo, v. 20, 2011.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2009.

MANTOAN, Maria Teresa Egler; LIMA, Norma Silva Trindade de. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. 4. p. 824-832.

MOREIRA. Adriana Belmonte. Terapia Ocupacional: história crítica e estratégias. Vita et Sanitas, Trindade/Go, v. 2, n . 02, 2008.

NOZZI, Gislaine; VITALINO, Celia Regina. Saberes de professores propícios à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: condições para sua construção. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, set./dez. 2017, p. 589-602.

ORRU, Sílvia Ester. Aprendizes com autismo: aprendizagens por eixos de interesse em espaços não excludentes. Petrópolis: Vozes, 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e mídia educativa brasileira: poder, saber, subjetivação. Chapecó-SC: Editora Argos, 2007.

RAHME, Mônica Maria Farid. A função da mediação na trajetória de um aluno com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. In: BORGES, Adriana Araújo Pereira; NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. O aluno com autismo na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 291-313.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RODRIGUES, David. Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. 2008. Inclusão Revista da Educação Especial, Brasília/Secretaria de Educação Especial/MEB, v. 4, n. 2, p. 7-16 jul./out. 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOUTO, Kely Cristina Nogueira; ESTEVES, Manuela. O processo de formação de professores da educação básica no interior de uma escola de ensino fundamental: o olhar dos graduandos sobre o ser professor e a prática profissional. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 11, n. esp. 3, p.1587-1601, 2016.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e Alcances da Entrevista Narrativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, II, 2006, Salvador. Anais ... Salvador: UNEB, 2006. 1 CD-ROM.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Caldeira, M. C. da S. (2021). Currículo de formação docente inicial e inclusão de estudantes PAEE: uma análise do Projeto Imersão Docente. Educação, 46(1), e55/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644445309

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.