A diversidade da inclusão educacional e as necessidades formativas de professores da educação básica: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471465

Palavras-chave:

Formação de professores, Diversidade, Educação inclusiva

Resumo

A pesquisa aborda a temática da formação continuada docente, que se configura como um dos entraves para o cenário da educação inclusiva, pois tem sido atrelada à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualificação profissional. Nesse sentido, a formação dos professores da Educação Básica se depara com a complexidade desse processo, exigindo planejamento, ações concretas e contínuas, visando diariamente a inclusão educacional e, posteriormente, evidenciando as necessidades formativas profissionais. Objetivo compreender quais as necessidades formativas dos professores da educação básica para atender a Educação Especial e como estão sendo ofertadas as capacitações pelo poder público. Trata-se de uma revisão integrativa de bases de dados virtuais de teses e dissertações BDTD, CAPES e USP, publicações nacionais do período de 2017 a 2022, usou como descritores: diversidade; formação docente; inclusão; educação especial. Ao todo foram 12 dissertações selecionadas e lidas na íntegra. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Necessidades de formação dos professores para atender o público da Educação Especial, 2) Política de Educação Especial e capacitações oferecidas pelo poder público. Conclui-se que para assegurar a formação dos professores é indispensável que seja defendido pelas políticas públicas os direitos no processo de aprendizagem a todos os indivíduos, contudo, o estudo aponta progressos na implantação da legislação brasileira inclusiva, mas que ainda existem desafios na formação e  atuação educacional. Sugerimos novos estudos e contribuições na perspectiva formativa dos profissionais da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Aurora Tontini de Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU. Membro do grupo de pesquisa: Práticas, saberes e vulnerabilidades de saúde e educação. Realizou pesquisas voltadas a seguinte temática: Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autismo e inclusão escolar: percepções dos pais. Atualmente é bolsista da agência de fomento CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU).

Rosineide Fátima Daleaste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa  de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Licenciatura em em Ciências Biológicas pela Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel-PR, Segunda graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis-Curitiba-PR. Especializações Lato Sensu em: Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Castelo Branco; Pós-Graduação em Gestão Escolar na Universidade Cidade de São Paulo, Pós-Graduação em Educação do Campo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA, Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva, faculdade de educação São Luís- Jaboticabal-SP. Disciplinas cursadas como aluna especial nos mestrados: Programa Ciências Ambientais - Ecotoxicologia-Toledo-PR; Programa em Educação, A Educação em Espaços Não Formais e a divulgação Científica- Cascavel-PR; e Programa de Ensino - Foz do Iguaçu- Ação docente e ensino de ciências e matemática 2021. Experiência profissional: Setor de desenvolvimento de produtos e controle de qualidade (Cooperativa Lar) 2004-2011; Estagiária em CMEI no município de Matelândia- 2011; Professora no Estado PSS nas disciplinas de ciências, biologia, química e matemática 2009-2019. Idiomas: Curso básico em Inglês - 1 ano de curso (Fisk) e Informática(CCCI). Atualmente é professora concursada municipal 20 horas no Município de Matelândia (2013), segundo concurso no Município de Ramilândia 20 horas como professora (2020), com permuta no período de 2019 até o momento, atuando apenas no Município de Ramilândia como professora coordenadora pedagógica escolar 40 horas.

Márcia Dahmer de Morais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Graduanda de Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (EAD). Especialização Lato Sensu: Pós-Graduação em Educação do Campo, pela Faculdade Bagozzi. Atualmente é professora (PSS) de Matemática e Ciências no Colégio Estadual Indigena Teko Nemoingo.

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001); Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática, sendo membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Mestrado em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem e é líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades sociais e da saúde (GEPENSE). Autora dos livros: Dinâmica de grupo para Adolescentes, Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas em Foz do Iguaçu; Perfil do Adolescente e Jovem na Tríplice Fronteira (Português; Espanhol); Violência envolvendo adolescentes na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina (Português; Espanhol); Protocolo de atendimento a vítimas de ideação e tentativas de suicido; coautora no livro Adolescentes: uma abordagem multidisciplinar; e outras obras. Com experiência e pesquisas na área de Ensino e Enfermagem; Enfermagem e Licenciatura; Adolescências; Violências.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Araujo, A. T. de, Daleaste, R. F., Morais, M. D. de, Andrade, S. V. R. de, & Priotto, E. M. T. P. (2025). A diversidade da inclusão educacional e as necessidades formativas de professores da educação básica: revisão integrativa. Educação, 50(1), e15/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471465

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