Construção da identidade docente em tempos de pandemia: narrativas de professores/as do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467754

Palavras-chave:

Identidade docente, Pandemia, Ensino remoto

Resumo

O texto enfoca a identidade profissional docente de professores/as da educação básica, promovendo uma análise compreensiva sobre como os/as professores/as têm habitado a profissão docente em tempos de pandemia. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar os fatores que se relacionam com a construção da identidade docente em tempos de pandemia. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e aplicadas a um total de quatorze professores/as de três municípios do Estado da Bahia, com atuação profissional nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram elaborados dois blocos de questões: o primeiro, com três questões fechadas sobre o perfil profissional do/da informante e o segundo bloco, contendo quatro questões abertas a partir das quais se buscavam respostas mais amplas a respeito dos impactos da pandemia, com foco na construção da identidade docente. De natureza qualitativa, as entrevistas foram dispositivos que proporcionaram um mapeamento sobre como os professores/as têm desenvolvido práticas e saberes da docência na pandemia. Os resultados evidenciam sentimentos de esgotamento, angústia, incertezas, sobrecarga, resiliência, além do abandono sofrido por parte das instâncias públicas nos processos de formação, o que compromete, ainda mais, a construção da identidade dos/as professores/as marcada pela própria história como uma profissão que diuturnamente está em processo de autoafirmação, sobretudo em constante busca pelo reconhecimento dos poderes públicos e da sociedade

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, State University of Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Pesquisador do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, docência universitária e na Educação Básica. Desenvolve estudos com narrativas nas perspetivas metodológicas da (auto)biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Geruza Ferreira Ribeiro de Souza, State University of Feira de Santana

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (2020). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Docência Universitária ( NEPPU/UEFS). Membro do Grupo de Estudos em Educação Moral (GEEM). Gestora da rede pública municipal. de Feira de Santana, Bahia. Prêmio Educadora do ano 2018/ 2019 pela Academia Feirense de Letras. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Formação de gestores UNEB (2015), Programa de Capacitação para Gestores Escolares - PROGESTÂO (2012), Educação Especial UNEB (2008) Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia(2008) Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira(1999) . Atualmente gestora , consultora pedagógica de empresas particulares e professora do Ensino superior privado. Experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando como formadora e palestrante dos seguintes temas: BNCC, gestão em sala de aula, ensino-aprendizagem, avaliação, planejamento, projetos, práticas pedagógicas, educação inclusiva, educação básica, relação família- escola, motivação profissional.

Edna Gama do Nascimento, State University of Feira de Santana

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Pedagogia Universitária. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Especialista em Gestão da Educação pela mesma instituição. Mestranda em educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Silva, F. O. da, Souza, G. F. R. de, & Nascimento, E. G. do. (2023). Construção da identidade docente em tempos de pandemia: narrativas de professores/as do ensino fundamental. Educação, 48(1), e73/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644467754

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