A Educação Infantil nas políticas de alfabetização: rupturas, retomadas e (des)encontros
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488152Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas de alfabetização, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação InfantilResumo
Em 2009, o Parecer CNE/CEB nº 20 e a Resolução CNE/CEB nº 5 instituíram a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no Brasil, afirmando o compromisso sociopolítico e pedagógico com a garantia dos direitos das crianças, sujeitos centrais da organização curricular. As políticas públicas para a formação de professoras davam indícios de seguir essa perspectiva até meados de 2016, quando houve uma ruptura no cenário político, com a ascensão da extrema-direita ao Governo Federal. Desde então, as professoras da Educação Infantil têm sido inseridas nas políticas de alfabetização, como se pode observar no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em 2017; na Política Nacional de Alfabetização, em 2019; e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em 2023. Neste texto, apresentamos e problematizamos as implicações dessas políticas que englobam a Educação Infantil, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados, analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, indicam dois movimentos que se contrapõem: o intuito de acelerar e padronizar o processo de ensino da leitura e da escrita, como as políticas de alfabetização conotam; e a tentativa de garantir o respeito à cultura infantil, ampliando a visão de mundo das crianças, como os textos das políticas da Educação Infantil salientam.
Referências
ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho. Apresentação. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho (orgs.). Para pensar a Educação Infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela Educação Infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2017.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas para a educação infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS para construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB/UFRGS, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 01 dez. 2021.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 20/2009, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 05/2009, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 5 jul. 2012. Seção 1, p. 22.
BRASIL. Atos do Poder Executivo. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr. 2019b. Seção 1-extra, p. 15. Disponível em http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-Decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431. Acesso em: 27 mai. 2023.
BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2023. Seção 1, p. 3. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11556.htm. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017). 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação). – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/8374/0000013344.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 fev. 2022.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Penso, 2019.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; SANTIAGO, Flávio. Para além do adultocentrismo: uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 13, p. 72–85, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5184. Acesso em: 20 abr. 2023.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 170–184, jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184. Acesso em: 10 mai. 2023.
FILGUEIRAS, Luiz Antonio Mattos; DRUCK, Maria da Graça. O Brasil nas trevas (2013-2020): do golpe neoliberal ao neofascismo. São Paulo: Boitempo, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
KOHAN, Walter Omar. Infância: Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KRAMER, Sônia. Privação cultural e educação compensatória. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 54–62, 1982. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1550/1549. Acesso em: 03 nov. 2022.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação & Sociedade [on-line], v. 27, n. 96, p. 797–818, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300009. Acesso em: 12 ago. 2022.
LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. Diálogo com educadores. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 1, p. 412–419, 16 set. 2021. Tradução Regiano Bregalda. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12804/114116122. Acesso em: 16 out. 2021.
LOSS, Adriana Salete; SOUZA, Flávia Burdzinski de; VARGAS, Gardia. Aprendizagem e Experiência na Educação Infantil. In: LOSS, Adriana Salete; SOUZA, Flávia Burdzinski de; VARGAS, Gardia. (org.). Formação em Educação Infantil: aprendendo com as crianças sobre a docência na(s) infância(s). Curitiba: CRV, 2019.
MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; GODOY, Priscila Lopes de. Desafios para a efetivação da oferta de Educação Infantil com qualidade: avanços e retrocessos nas políticas e na legislação educacional. In: MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro (orgs.). Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
NOBRE, Marcos. Ponto-final: A guerra de Bolsonaro contra a democracia. São Paulo: Todavia, 2020.
NOBRE, Marcos. De junho de 2013 ao governo Bolsonaro. São Paulo: Todavia, 2022.
ROSEMBERG, Fúlvia. Sísifo e a educação infantil brasileira. Proposições, n. 1, v. 14, p. 25–63, mar. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002. Acesso em: 12 ago. 2022.
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas Públicas e Qualidade da Educação Infantil. In: SANTOS, Marlene Oliveira dos; RIBEIRO, Maria Izabel Souza (org.) Educação Infantil: os desafios estão postos: e o que estamos fazendo? Salvador: Sooffset, 2014.
SARMENTO, Manuel José Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel José Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2003.
SILVA, Fernanda Duarte A.; SIGNORELLI, Glaucia. Entrevista - Leitura e escrita na primeira infância: diálogos sobre políticas públicas, pesquisa e formação docente - Profa. Dra. Mônica Correia Baptista. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 2, p. 515–528, 27 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-62532. Acesso em: 30 ago. 2021.
SOUZA, Flávia Burdzinski de; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Prefácio. In: LOSS, Adriana Salete; SOUZA, Flávia Burdzinski de; VARGAS, Gardia (orgs.). Formação em Educação Infantil: aprendendo com as crianças sobre a docência na (s) infância (s). Curitiba: CRV, 2019.
SOUZA, Flávia Burdzinski de. “Eu vejo o futuro repetir o passado”: a natureza da Política Nacional de Alfabetização (PNA/2019–2020) para as crianças da Educação Infantil brasileira. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, 2023. Disponível em: http://http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/2516. Acesso em: 26 set. 2023.
SOUZA, Flávia Burdzinski de; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Ética, docência e infância(s). In: CENCI, Angelo Vitório [et al.] (orgs). Ética e docência. Passo Fundo: EDIUPF, 2024. Disponível em: https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/etica_e_docencia_ebook.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________