A Educação Infantil nas políticas de alfabetização: rupturas, retomadas e (des)encontros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488152

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas de alfabetização, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Resumo

Em 2009, o Parecer CNE/CEB nº 20 e a Resolução CNE/CEB nº 5 instituíram a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no Brasil, afirmando o compromisso sociopolítico e pedagógico com a garantia dos direitos das crianças, sujeitos centrais da organização curricular. As políticas públicas para a formação de professoras davam indícios de seguir essa perspectiva até meados de 2016, quando houve uma ruptura no cenário político, com a ascensão da extrema-direita ao Governo Federal. Desde então, as professoras da Educação Infantil têm sido inseridas nas políticas de alfabetização, como se pode observar no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em 2017; na Política Nacional de Alfabetização, em 2019; e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em 2023. Neste texto, apresentamos e problematizamos as implicações dessas políticas que englobam a Educação Infantil, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados, analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, indicam dois movimentos que se contrapõem: o intuito de acelerar e padronizar o processo de ensino da leitura e da escrita, como as políticas de alfabetização conotam; e a tentativa de garantir o respeito à cultura infantil, ampliando a visão de mundo das crianças, como os textos das políticas da Educação Infantil salientam.

Biografia do Autor

Flávia Burdzinski de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação - na linha de Políticas Educacionais (UPF). Possui graduação em Pedagogia (IESA-RS); Especialização em Ensino Pela Pesquisa e Aprendizagem por projetos (UNÍNTESE e UTP -PR) e Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ-RS). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Pesquisadora e professora extensionista de temas relacionados a Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Políticas Educacionais e alfabetização; Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI (FURG) e do Grupo de pesquisa Educação Emocional - GRUPEE (UFFS) na linha de Processos autoformativos e formação de professores e educadores. Atua no colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e no colegiado do Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai Gaúcho (FREIAG). Idealizadora da página @pedagogaorelhaverde.Atuou como bolsista Capes - PIBID - Coordenação de Área (2017-2018) e Formadora Estadual do PNAIC eixo Pré-Escola (2017-2018). Foi professora de Educação Infantil na Escola do SESC em Santo Ângelo/RS (Sesquinho) e de 1 ano do Ensino Fundamental no Colégio Cenecista Sepé Tiaraju em Santo Ângelo/RS. Foi monitora e estagiária em classe especial de surdos (rede pública estadual). Atuou como designer Educacional e Professora de Pós-Graduação na UNÍNTESE (Santo Ângelo) nos cursos de especialização em Educação Infantil, Gestão Escolar, Psicopedagogia e LIBRAS. Atuou como professora e extensionista, dos Cursos Superiores de Pedagogia, no Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA- RS), na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus Santo Ângelo) e na Sociedade Educacional de Três de Maio (SETREM). Foi professora substituta no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa/RS, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento GEALI, pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG. Faz parte da Rede Nacional de Alfabetização ALFAREDE e da Rede de Laboratórios de Alfabetização - ALFALabs. É presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF eMembro da Editoria Científica da RBEP/INEP.É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-2011) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2001). Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos, na University of Illinois at Urbana-Champaign de janeiro a dezembro de 2016 e na University of Canterbury - Nova Zelândia. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Souza, F. B. de, & Nogueira, G. M. (2025). A Educação Infantil nas políticas de alfabetização: rupturas, retomadas e (des)encontros. Educação, 50(1), e70/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644488152

Edição

Seção

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita