Políticas curriculares para a formação de professores: a docência para a infância em pauta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485382

Palavras-chave:

Políticas curriculares; Formação de professores; Infância; BNC-Formação.

Resumo

O presente texto tematiza a formação para a docência na educação infantil no escopo da Resolução Nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum para os cursos de Formação de Professores – BNC-formação. Analisa o contexto de produção da referida política, problematizando a imbricada relação entre as políticas de formação de professores e de currículo, focalizando os fluxos discursivos que conectam mudanças na formação e no currículo à melhoria da qualidade da/na educação. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, tece considerações sobre a produção de políticas de formação para a infância e os desafios que se impõem a concretização desse direito constitucional. Argumenta que as políticas de formação inicial e continuada para a docência na educação infantil nutrem estreita relação com as políticas curriculares, evidenciando imbricações entre Educação Infantil, currículo e formação de professores.

Biografia do Autor

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Pedagogia (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2003) ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN . É professora Adjunta da UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas e privada da rede de educação básica de Mossoró/RN. Assumiu, no âmbito da UERN, a Coordenação Institucional do PRODOCÊNCIA (2012-2013) e do Programa Residência Pedagógica (2018/2020). Participou como assessora pedagógica do Setor de Cursos de Graduação (2003- 2007) e do Setor de Docência Universitária (2008-2013) da Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN).

Marcia Betania de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora (PES 3-09) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação (Campus Central). Pós doutorado em Educação (2020-2022), Doutora em Educação (2013-2016), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT (setembro a dezembro de 2014). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (POSEDUC/FE/UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Oliveira, M.-E. B. de, & Oliveira, M. B. de. (2024). Políticas curriculares para a formação de professores: a docência para a infância em pauta. Educação, 49(1), e105/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644485382

Edição

Seção

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais