A BNCC e os interesses empresariais: simbioses entre o Público e o Privado na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487114

Palavras-chave:

Mercado educacional, Reformadores empresariais, Soluções educacionais

Resumo

A reforma curricular para educação básica brasileira, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem movimentado o mercado educacional. As demandas após a BNCC, configuram-se uma oportunidade para a lucratividade empresarial, acentuando a atuação privada na rede pública de ensino, por meio da venda de soluções educacionais. Diante disso, este artigo tem como objetivo evidenciar as influências do mercado no processo de elaboração e de atuação da BNCC em produções científicas. Para isso, realizou-se a análise de uma revisão bibliográfica de Teses e Dissertações no Catálogo CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As 13 Dissertações e 4 Teses analisadas abordam as relações entre a BNCC, o mercado e o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores. A análise evidencia as influências do setor privado tanto na idealização/construção da BNCC como em sua atuação e o viés privatista que esses reformadores empresariais agregam ao discurso de qualidade educacional. Além disso, pode-se constatar dois principais objetivos mercantis com a Base: a lucratividade - amplamente discutida e reconhecida diante da vasta comercialização da educação - e o projeto societário - ainda pouco discutido e reconhecido, mas que se configura efetivamente preocupante, por descaracterizar a formação da identidade dos estudantes, reduzindo-os à capital humano.

Biografia do Autor

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação em Ciências na UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Micheli Bordoli Amestoy, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/ UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil. 

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação. Atua no curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no curso de Pós-graduação em Educação em Ciências. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

2025-05-07

Como Citar

Mattos, K. R. C. de, Amestoy, M. B., & Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2025). A BNCC e os interesses empresariais: simbioses entre o Público e o Privado na Educação. Educação, 50(1), e62/1–41. https://doi.org/10.5902/1984644487114