A BNCC e os interesses empresariais: simbioses entre o Público e o Privado na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487114Palavras-chave:
Mercado educacional, Reformadores empresariais, Soluções educacionaisResumo
A reforma curricular para educação básica brasileira, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem movimentado o mercado educacional. As demandas após a BNCC, configuram-se uma oportunidade para a lucratividade empresarial, acentuando a atuação privada na rede pública de ensino, por meio da venda de soluções educacionais. Diante disso, este artigo tem como objetivo evidenciar as influências do mercado no processo de elaboração e de atuação da BNCC em produções científicas. Para isso, realizou-se a análise de uma revisão bibliográfica de Teses e Dissertações no Catálogo CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As 13 Dissertações e 4 Teses analisadas abordam as relações entre a BNCC, o mercado e o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores. A análise evidencia as influências do setor privado tanto na idealização/construção da BNCC como em sua atuação e o viés privatista que esses reformadores empresariais agregam ao discurso de qualidade educacional. Além disso, pode-se constatar dois principais objetivos mercantis com a Base: a lucratividade - amplamente discutida e reconhecida diante da vasta comercialização da educação - e o projeto societário - ainda pouco discutido e reconhecido, mas que se configura efetivamente preocupante, por descaracterizar a formação da identidade dos estudantes, reduzindo-os à capital humano.
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