Aquisição de Vocabulário e leitura de livro infantil: estratégias de uma professora do 1º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436228

Palavras-chave:

Vocabulário, Alfabetização, Leitura de livro de história infantil

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar as estratégias utilizadas por uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola no Rio Grande do Sul, no trabalho com vocabulário em momentos de leitura de livro de história infantil. Os dados discutidos, neste texto, foram produzidos por meio de observação na sala de aula e entrevista com a professora. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de Stein e Rosemberg (2010), Manrique (1997), Moreira (1984) e Melo (2005). Dentre as estratégias utilizadas por essa professora, destacamos 7 aspectos: 1) justaposição das palavras e seus significados; 2) questionamentos explícitos para verificar conhecimentos prévios das crianças; 3) intervenções focadas explicitamente no vocabulário; 4) utilização dos aspectos físicos do livro – ilustrações – proporcionando informações contextuais; 5) testes realizados pelas crianças em relação às suas hipóteses quanto às derivações de palavras; 6) predição, precisamente a etapa chamada de processamento da informação e a etapa chamada de avaliação das respostas e 7) repetição, ou seja, quando a fala é repetida e, na sequência, reestruturada para esclarecer o significado. A situação de leitura da história aqui analisada proporcionou o trabalho com o vocabulário pelas crianças, facilitando o acesso ao sistema semântico, responsável pelo significado das palavras.

Biografia do Autor

Thaís Fernandes Ribeiro Nóbrega

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2017), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2007), especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2010) e pós-graduada em Psicopedagogia pela UCDB (2015).É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq. Está vinculada a linha de pesquisa Formação de professores e desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Professora adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação/PPGedu, do Instituto de Educação/IE da FURG.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Nóbrega, T. F. R., & Nogueira, G. M. (2020). Aquisição de Vocabulário e leitura de livro infantil: estratégias de uma professora do 1º ano. Educação, 45(1), e88/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644436228