Ensino Remoto: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455271

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Fundamental, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente ensaio busca numa abordagem bibliográfica e exploratória compreender os impactos do ensino remoto na perspectiva de professores do Ensino Fundamental, considerando-os agentes imprescindíveis no processo de ensino. Por meio do arcabouço teórico e dos dados levantados no formulário online do Google Forms constatou-se que o domínio dos artefatos tecnológicos é fator preponderante no que tange o ensino remoto e que os professores não foram qualificados adequadamente para esse processo. Com vistas ao cumprimento do calendário letivo, muitas secretarias iniciaram as aulas remotas, sem considerar esse elemento.  Concomitantemente, percebeu-se que o ensino remoto não atinge a todos os alunos devido à falta de acesso as mídias digitais. Os professores também relataram que por meio das ferramentas digitais não é possível identificar se os alunos estão se apropriando dos conteúdos trabalhados. Isto posto, chega- se a conclusão de que é necessário repensar as estratégias de avaliação e acompanhamento do trabalho para este tempo, de modo que não seja também enfatizado a exclusão social. Não obstante, é preciso salientar a importância da escola pública presencial para o Ensino Fundamental devido a diversidade socioeconômica do público atendido, bem como a relevância dos processos de interação e mediação que se dão no espaço social da escola.

 

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Currículo, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem. Atualmente está na Direção Geral do Colégio Aplicação - orgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente em cursos de Pós Graduação na área de educação e ministra cursos referentes à formação de professores. Participou como pesquisadora master no Projeto Aprova Brasil - O Direito de Aprender: Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil em parceria com o MEC, INEP e UNICEF. Participa como avaliadora de Cursos Superiores - SINAES. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente.

Juliane Alves de Sousa, Secretaria de Educação do Município de Londrina

 Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Metodologias para o Ensino Superior Unopar. Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias- Unopar. Professora estatutária pela secretaria de educação de Londrina, atua como coordenadora pedagógica na rede municipal de Londrina.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Santos, A. R. de J., & Sousa, J. A. de. (2022). Ensino Remoto: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos professores. Educação, 47(1), e55/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644455271

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