Ensino Remoto: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644455271Palavras-chave:
Ensino Remoto, Ensino Fundamental, Ensino-aprendizagemResumo
O presente ensaio busca numa abordagem bibliográfica e exploratória compreender os impactos do ensino remoto na perspectiva de professores do Ensino Fundamental, considerando-os agentes imprescindíveis no processo de ensino. Por meio do arcabouço teórico e dos dados levantados no formulário online do Google Forms constatou-se que o domínio dos artefatos tecnológicos é fator preponderante no que tange o ensino remoto e que os professores não foram qualificados adequadamente para esse processo. Com vistas ao cumprimento do calendário letivo, muitas secretarias iniciaram as aulas remotas, sem considerar esse elemento. Concomitantemente, percebeu-se que o ensino remoto não atinge a todos os alunos devido à falta de acesso as mídias digitais. Os professores também relataram que por meio das ferramentas digitais não é possível identificar se os alunos estão se apropriando dos conteúdos trabalhados. Isto posto, chega- se a conclusão de que é necessário repensar as estratégias de avaliação e acompanhamento do trabalho para este tempo, de modo que não seja também enfatizado a exclusão social. Não obstante, é preciso salientar a importância da escola pública presencial para o Ensino Fundamental devido a diversidade socioeconômica do público atendido, bem como a relevância dos processos de interação e mediação que se dão no espaço social da escola.
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