Percepções de professores de ensino infantil e fundamental sobre os impactos da pandemia em sua rotina pessoal e profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644472302Palavras-chave:
Professor, Ensino remoto, Covid-19Resumo
O presente estudo objetivou descrever como professores do ensino infantil e fundamental perceberam e vivenciaram os impactos da pandemia no seu dia a dia pessoal e profissional, bem como comparar os dois níveis de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo survey, com 74 professores, 34 do Ensino Infantil e 40 do Fundamental, de um município do interior do Estado de São Paulo, realizada por meio de formulário eletrônico composto por: a) Questionário de dados sociodemográficos e laborais e, b) Inventário minha profissão na pandemia. Os dados foram organizados por meio de frequência relativa e analisados estatisticamente. Os resultados apontaram impactos da pandemia nos dois segmentos e contextos analisados, principalmente relacionados à falta de equipamento tecnológico, tanto na escola como por parte das famílias, além do medo de contrair covid no retorno às aulas presenciais. Portanto, é necessária a formulação de novas condições de trabalho para os professores, considerando a infraestrutura física, o trabalho colaborativo e a formação continuada com base em recursos tecnológicos digitais.
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.
ALVES, Lucicleide Araújo de Sousa; MARTINS, Alexandra da Costa Souza; MOURA, Adriana Alves de. Desafios e aprendizados com o ensino remoto por professores da educação básica. Revista Iberoamericana de Educación, v. 86, n. 1, p. 61-78, 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8614373
AQUINO, Estela Maria Leão de et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020
BAADE, Joel Haroldo et al. Professores da educação básica no brasil em tempos de Covid-19. HOLOS, v. 5, p. 1-16, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10910.
BORGES, Laura; CIA, Fabiana; SILVA, Aline Maíra da. Atividades acadêmicas e relação família-escola durante o isolamento social da pandemia de covid-19. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 773-794, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60014
BORGES, Laura; CIA, Fabiana. Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social. Perspectivas em Diálogo, v. 8, n. 16, p. 202-217, 2021. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.11777
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
BRITO, Cosma Maria de; ALVES, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias.A educação infantil no contexto da pandemia:O processo ensino e aprendizagem fora das escolas. Id on Line Rev. Psic., v.15, n. 57, p. 808-815, 2021. DOI: 10.14295/idonline.v15i57.3256
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/educacao/2019/escolas-urbanas-alunos/B6/. Acesso em: 12 out. 2021.
CIFUENTES-FAURA, Javier. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid -19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089. Acesso em: 04 jun. 2022.
CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CARIUS, Ana Carolina. Atuação docente na educação básica em tempo de pandemia. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, e 105199, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8. ed. New York: Routledge, 2018.
CONCEIÇÃO, Vagner Miranda da. Impactos da Pandemia de Covid-19 no Lazer e no Trabalho do Professor Universitário em Home Office. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 3, p. 490-526, 2021. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36337
CRESWELL, John; CRESWELL, David. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2018. CRUZ, Roberto Moraeset al. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Revista Polyphonía, v. 31, n. 1, p. 325-344, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66964.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19 (editorial). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.28, n.108, p. 545-554, 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001
FERREIRA,Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076
GARBE, Amber. et al. Parents’ experiences with remote education during COVID-19 school closures. American Journal of Qualitative Research, v. 4, n.3, p. 45–65, 2020. https://doi.org/10.29333/ajqr/8471
HATZICHRISTOU, Chryseet al. Assessing school community needs during the initial outbreak of the COVID-19 pandemic: Teacher, parent and student perceptions. School Psychology International, v. 42, n. 6, p. 590–615, 2021. DOI: 10.1177/01430343211041697
HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Revista Educause, 2020. Disponível em: < https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 11 dez. 2022.
HORNER, Andreas et al. Nível de estresse ocupacional e atividade física em professores de uma escola estadual. Revista Saúde, v. 47, n. 1, 2021. https://doi.org/10.5902/2236583463926
HYPOLITO, Álvaro Moreira; GRISHCKE, Paulo Eduardo. Trabalho imaterial e trabalho docente. Educação – Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 507-522, 2013. DOI: 10.5902/198464448998
INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Resultados do Censo Escolar 2019, 2020. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e- resumos. Acesso em:04 de novembro, 2021.
INSTITUTO PENINSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em 15 de abr. 2022.
MEJOREDU. Experiencias de las comunidades educativas durante la contingencia sanitaria por COVID-19. Educación básica. Informe Ejecutivo. Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación, 2020.
MOREIRA, Daniela Zanoni; RODRIGUES, Maria Beatriz. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, v.23, n. 3, p. 236-247, 2018. http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180023
NIZ,Claudia Amorim Francez; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos? Olhar de professor, v. 24, p. 1-9, e-16068.035, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16068.035
NOVA ESCOLA. A situação dos professores no brasil durante a pandemia. Disponível em: https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/junho/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA, Antonia Soares Silveira; ARAÚJO NETO, Augusto Brito; OLIVEIRA, Lygia Maria Silveira. Processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Ciência Contemporânea, v. 1 n. 6, 2020. Disponível: http://cienciacontemporanea.com.br/index.php/revista/article/view/32. Acesso 15 set.2022.
OLIVEIRA, João Batista Araújo; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.28, n.108, p. 555-578, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802885
PACHECO, J. A. et al. Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, v. 86, n. 1, p. 187-204, 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8614346
RABELLO, Maria Eduarda. Lições do coronavírus: ensino remoto emergencial não é EAD. Revista Desafios da Educação, 2020. Disponível: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/coronavirusensino-remoto/>. Acesso em: 05 mar. 2022.
REIMERS,Fernando; SCHLEICHER, Andreas. Schooling Disrupted. Schooling Rethought. How the COVID-19 pandemic is changing education. Paris: OECD, 2020.
ROCHA, Ivanildes da Silva et al. Estresse Ocupacional: Uma Revisão de Literatura. Id online Revista Multidisciplinar e de psicologia, v. 10, n. 30, p. 282- 301, 2016. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.471
SÃO PAULO (Estado). Resolução Seduc, de 18 de março de 2020. Homologando, com fundamento no § 1º do artigo 9º, da lei 10.403, de 6 de julho de 1971, a deliberação CEE 177/2020, 2020b. Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2020%2fexecutivo%2520secao%2520i%2fmarco%2f19%2fpag_0018_0a82bd5d0fbe115a6a01b37f3c32f5cc.pdf&pagina=18&data=19/03/2020&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=100018. Acesso em: 12 nov. 2021.
SCHUH, Aline Beatriz; ALVES, Ana Paula Ferreira.Enfrentando a pandemia da COVID-19: uma reflexão a partir da perspectiva de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/10/Textos-para-Discussao-19-Reflexao-da-Pandemia-em-IFs.pdf>. Acesso em 03 out. 2022.
SILVA, Aline Maira da; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. Abordagem relacional entre família e escola inclusiva sob as perspectivas de professores. Interfaces da educação, v. 7, n. 19, p. 191-205, 2016.
SILVA, N. R.; BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R. Burnout e depressão em
professores do ensino fundamental: um estudo correlacional. Revista Brasileira de
Educação, v. 23, p. 1-18, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230048
SILVA, Catia Regina; KAULFUSS, Marco Aurélio. A importância da família na educação infantil. Revista científica eletrônica de ciências aplicas da FAIT, n.6, 2015. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/NWgq2JCop9F9YwD_2017-1-21-11-14-37.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.
SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00309141. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00309, 2021a.
SOUZA, Jackeline Maria et al. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho on-line. Teoria ePrática da Educação, v. 24, n. 2, p.142-159, 2021b. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.59047
THE WORLD BANK. Comunicado à imprensa. Disponível em:https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2021/03/17/hacer-frente-a-la-crisis-educativa-en-america-latina-y-el-caribe.print. Acesso em 31 jan. 2022.
WANG, Guanghai et al. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, v.395, n.10228, 2020. DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________