A atuação dos coordenadores pedagógicos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464463

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Escola Pública, Pandemia.

Resumo

A educação, como campo macro das problemáticas sociais e políticas, é o caminho para a concretização das possibilidades de mudanças nas estruturas macros da sociedade. O objetivo da pesquisa foi compreender os desafios na atuação dos coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede municipal de Maceió em tempos de pandemia (Covid-19). A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e, como técnica, a pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados foi o questionário on-line. Ao todo, participaram 44 coordenadores pedagógicos. Os principais resultados apontaram que os coordenadores pedagógicos desenvolvem ações que contribuem para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e do trabalho dos professores, na perspectiva de amenizar os desafios postos na educação em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Professor Doutor na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Eva Pauliana da Silva Gomes, Centro Universitário Maurício de Nassau, Maceió, Alagoas

Professora no Centro Universitário Maurício de Nassau, Maceió, Alagoas, Brasil

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Professor da rede pública municipal de Maceió, Maceió, Alagoas, Brasil

Referências

ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de covid-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 1-18, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282/pdf>. Acesso em 19 de fev. 2021.

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. Formação continuada de professores no contexto de trabalho: do prescrito ao executado. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 485 - 493, jan. 2018. ISSN 1982-8632. Disponível em: <https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/497>. Acesso em 5 out. 2021.

ARAÚJO, O. H. A.; RIBEIRO, L. T. F. Ser ou não ser um coordenador pedagógico diferente? Eis a questão. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 157-166, set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7073/3616>. Acesso em 19 de fev. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020. Disponível em: <http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>. Acesso em 17 de fev. de 2021.

CORRÊA, S. S.; GESSER, V. Coordenação pedagógica A dialética entre o legal e o real. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 611-625, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/729>. Acesso em 20 de fev. 2021.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p. 8-16, 2020. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749>. Acesso em 18 de fev. 2021.

GARCIA, R. P. M.; SILVA. C. N. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n.3, p. 1405-1422, set./dez. 2017. Disponível em:

<https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10104>. Acesso em 20 de fev. 2021.

GONÇALVES, V. COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p. 43-53, 2020. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23752>. Acesso em 18 de fev. 2021.

GUIZZO, B. S.; MARCELLO, F. A.; MÜLLER, F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1-18, 2020.Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v46/1517-9702-ep-46-e238077.pdf>. Acesso em 20 de fev. de 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, M. A. M.; LISBÔA, E. S. S.; SANTIAGO, N. B. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p. 17-24, 2020. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23750>. Acesso em 18 de fev. 2021.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v.11, n. 1, p. 20-31, jan./jun2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/246089/36575>. Acesso em 17 de fev. 2021.

RAMOS, D. K.; WATERKEMPER, S. R. O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no contexto escolar: entre percepções e ações. Dialogia, São Paulo, n. 17, p. 159-171, jan./jun. 2013. Disponível em:

<https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4014/2547>. Acesso em 19 de fev. de 2021.

RIBEIRO, R. M. C. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p.59-78 Mai./Ago. 2016. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5718>. Acesso em 19 de fev. 2021.

SANTANA, C. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p.42-62, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10308/pdf>. Acesso em 19 de fev. 2021.

SANTOS, C. S. Educação escolar em tempos de pandemia: algumas reflexões. Revista Gestão & Tecnologia, Goiânia, v. 1, n. 30, p. 44-47, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/52/41>, Acesso em 20 de fev. 2021.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Silva, G. da, Gomes, E. P. da S., & Silva, A. V. da. (2023). A atuação dos coordenadores pedagógicos em tempos de pandemia. Educação, 48(1), e2/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984644464463