O uso das TIC no ensino remoto: entre possibilidades e desafios, o que dizem os docentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467571

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Híbrido

Resumo

Dentre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino na melhoria dos seus processos pedagógicos, destaca-se a problemática referente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para a promoção de aulas inovadoras e criativas. No contexto da pandemia de COVID-­19, essas tecnologias permitiram a continuidade das aulas, contudo, exigiram novas habilidades docentes para o seu uso. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é identificar as tecnologias digitais utilizadas pelos docentes no ensino remoto e os desafios e possibilidades vivenciadas nessa utilização no processo de mediação da aprendizagem. Partindo de uma abordagem qualitativa, a produção de dados realizou­-se mediante a aplicação de questionários e entrevistas aos docentes das turmas pesquisadas. Os resultados apontam a experimentação de quadros digitais, mapas mentais, murais interativos, plataformas de aprendizagem, dentre outras. Apesar de cumprir a necessidade de dar continuidade às aulas, o uso de tais tecnologias não se traduziu em expressivas ressignificações da prática docente, que centrada no professor, contou com baixo protagonismo e autonomia discente, pouco incentivo à produção autoral de conteúdo e práticas interativas e colaborativas. Nas percepções docentes, destacaram-se as oportunidades multimidiáticas e multiplataformas e de inclusão das tecnologias e as dificuldades mais recorrentes referem-se à avaliação, à gestão do tempo e a produção e edição de videoaulas. Tais percepções permitem a reflexão sobre a importância da construção de habilidades docentes rumo a experiências que melhor se apropriem das possibilidades pedagógicas dos ambientes online no pós-pandemia, na perspectiva de um ensino híbrido.

Biografia do Autor

Francine da Conceição Queiroz Mota, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG, Brasil

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Pirapora. Pedagoga.

Caroline Queiroz Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Ciência da Computação pela PUC/RS. Atualmente encontra-se vinculada ao Departamento de Computação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade.

Alexandre Ramos Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG. Atualmente encontra-se vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade.

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Mota, F. da C. Q., Santos, C. Q., & Fonseca, A. R. (2023). O uso das TIC no ensino remoto: entre possibilidades e desafios, o que dizem os docentes?. Educação, 48(1), e72/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644467571

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