Do ensino remoto na pandemia de covid-19 ao retorno presencial às aulas: desafios do fazer docente na educação profissional e tecnológica e os reflexos na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485944

Palavras-chave:

Ensino remoto, Covid-19, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de observações realizadas no Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense (IFFLUMINENSE) desde o início do ensino remoto, em 2020, até o retorno presencial às aulas, em 2022. A suposição inicial é que esse processo pedagógico do ensino remoto e também relacionado ao retorno presencial tenha sido permeado por desafios. Tem-se como objetivo identificar alguns desses desafios para o planejamento docente e para a aprendizagem dos estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionário para os docentes com natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados sugerem que boa parte dos docentes se deparou com desafios na práxis pedagógica, sendo a acessibilidade aos recursos de tecnologia, o incentivo institucional, a adaptação dos recursos e materiais de estudo, além da metodologia para as atividades avaliativas alguns deles. Percebeu-se também que o retorno ao ensino presencial gerou desafios, entre eles, conseguir executar todo o planejamento previsto para a turma, pelo fato de os alunos não conseguirem acompanhar os conteúdos, sugerindo que o tempo de ensino remoto afetou a aprendizagem dos estudantes, principalmente por se tratar de uma escola de educação profissional e tecnológica. Destaca-se a relevância da continuidade das pesquisas já produzidas sobre a temática em questão, assim como novos estudos para buscar contribuir com o processo educacional.

Biografia do Autor

Frederico Santiago Lima, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos dos Goytacazes). Possui especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas realizada pela UCAM e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Ludmila Gonçalves da Matta, Universidade Candido Mendes

Graduação em Ciências Sociais pela UENF (2002) e Serviço Social pela UNOPAR (2010). Mestre em Políticas Sociais pela UFF (2005) e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Desde 2013 é professora da Universidade Candido Mendes (UCAM) atuando nos cursos de graduação como professora e também coordenadora do curso de Serviço Social. Faz parte do corpo docente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da UCAM. Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de cotas, desenvolvimento e educação, dinâmica regional e participação social na elaboração de políticas públicas.Atualmente exerce o cardo de Diretora Geral de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes.

Rosângela Pimentel Martins, Instituto Federal Fluminense

Servidora pública federal, atualmente no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense - campus Santo Antônio de Pádua. Realizou cursos de curta duração para capacitação. Está atuando no Setor de Almoxarifado. Já atuou no setor de Transporte e Logística desta Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Concluiu o curso Latu Sensu em Gestão Escolar pela Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC) (2011). Se aperfeiçoou através de curso de extensão intitulado: Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/UAB) em setembro de 2010. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Lima, F. S., Matta, L. G. da, & Martins, R. P. (2025). Do ensino remoto na pandemia de covid-19 ao retorno presencial às aulas: desafios do fazer docente na educação profissional e tecnológica e os reflexos na aprendizagem. Educação, 50(1), e5/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485944