Iniciativas de estados e municípios brasileiros para a formação continuada de professores: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488357Palavras-chave:
Formação de professores, Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional docente, Práticas de formação docente, Secretarias de EducaçãoResumo
Este artigo de revisão bibliográfica e análise descritiva e interpretativa objetivou reunir, interpretar e analisar as publicações que discutem estratégias e iniciativas de formação continuada de professores empreendidas por secretarias de educação de estados e de municípios brasileiros. Visando identificar o que tem sido tratado em artigos científicos do campo da educação sobre essa temática, foram selecionados no Portal Periódicos CAPES artigos publicados em língua portuguesa no período de 2017 a 2024. Os resultados indicaram que, quanto às principais estratégias formativas adotadas, estão centradas na disponibilização, principalmente, de cursos, de encontros, de palestras, de reuniões, entre outras. Em alguns dos estudos, foi possível observar que o processo de institucionalização da formação continuada de professores no âmbito municipal se configura como uma preocupação e, também, como um movimento que viabiliza o desenvolvimento e a oferta de ações formativas disponibilizadas por órgãos/instituições específicas. Conclui-se que a formação continuada de professores precisa ainda ser priorizada no âmbito dos municípios na perspectiva de oferta de programas crítico-reflexivos, com vistas a auxiliar o professor na construção de sua profissionalidade, aprofundar a relação teoria e prática a partir das experiências vividas e potencializar uma ação educativa comprometida com a formação do homem adequado às aspirações e necessidades do novo tempo.
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