Iniciativas de estados e municípios brasileiros para a formação continuada de professores: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488357

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional docente, Práticas de formação docente, Secretarias de Educação

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica e análise descritiva e interpretativa objetivou reunir, interpretar e analisar as publicações que discutem estratégias e iniciativas de formação continuada de professores empreendidas por secretarias de educação de estados e de municípios brasileiros. Visando identificar o que tem sido tratado em artigos científicos do campo da educação sobre essa temática, foram selecionados no Portal Periódicos CAPES artigos publicados em língua portuguesa no período de 2017 a 2024. Os resultados indicaram que, quanto às principais estratégias formativas adotadas, estão centradas na disponibilização, principalmente, de cursos, de encontros, de palestras, de reuniões, entre outras. Em alguns dos estudos, foi possível observar que o processo de institucionalização da formação continuada de professores no âmbito municipal se configura como uma preocupação e, também, como um movimento que viabiliza o desenvolvimento e a oferta de ações formativas disponibilizadas por órgãos/instituições específicas. Conclui-se que a formação continuada de professores precisa ainda ser priorizada no âmbito dos municípios na perspectiva de oferta de programas crítico-reflexivos, com vistas a auxiliar o professor na construção de sua profissionalidade, aprofundar a relação teoria e prática a partir das experiências vividas e potencializar uma ação educativa comprometida com a formação do homem adequado às aspirações e necessidades do novo tempo.

Biografia do Autor

Filipe Ferreira Martins, Estácio (Brazil)

Possui graduações em Letras - Português/ Inglês (2011) e Espanhol (2023), em Pedagogia (2018), em Processos Gerenciais com ênfase em Empreendedorismo (2019) e em Filosofia (2020). É Especialista em Educação Básica modalidade Ensino de Língua Inglesa (2014) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (2015) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar (2020) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É Mestre em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/ PUC-Rio) na linha de pesquisa Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/ UNESA), na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE). Atualmente, é professor de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Niterói/ RJ e na Prefeitura Municipal de São Gonçalo/ RJ. Suas principais áreas de interesse são: formação de professores, formação continuada de professores, desenvolvimento profissional docente, políticas de formação docente e práticas de formação docente.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Estácio (Brazil)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi professora ds séries iniciais no Municipio do Rio de Janeiro, atuando como orientadora educacional, compondo equipes responsáveis pela formação docente na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que foi docentes das disciplinas de Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas (de 1995-2017). Ocupou o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio (2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Contato:profsmende@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8473-2828

Laelia Portela Moreira, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Pós-doutorado concluído em 2019. Pesquisa: "Descrição, Análise e Compreensão em Teses da área da Educação sobre o Prouni", desenvolvida sob a supervisão do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ. Especialista em Educação Não-Formal, pela Universidade Santa Úrsula- RJ. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de política educacional e de formação de professores. Atualmente conduz uma pesquisa sobre Ações Afirmativas e Direito à Educação (financiada pela FAPERJ) que incluiu pesquisas de doutorado e de mestrado sobre o assunto. Está concluindo uma pesquisa sobre formação de professores com foco na formação continuada. É autora de capítulos em livros da série Prouni em Curso e de artigos em periódicos qualificados como Ensaio, Práxis Educativa, RieSUP, Reeduc e Retepe, entre outros. É autora do livro "Pedagogia e Construção do Conhecimento: Questões de Teoria e Método", Orientou pesquisas de mestrado e de doutorado. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA de 2022 a 2023, coordenou e a Comissão de Acompanhamento de Egressos do PPGE da Mesma Instituição e integrou, no ano de 2023 a comissão de autoavaliação do PPGE-UNESA. Enquanto no PPGE-UNESA mnistrou as disciplinas: "Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação", "Epistemologia da Pesquisa em Política Educacional", "Pesquisa em Educação". "Formação de professores: políticas, contextos e desenvolvimento profissional", "Seminário de Tese", Leitura, Escrita e Produção Acadêmica na Pós-Graduação Stricto Sensu" e, no curso de Pedagogia da Unesa, "Pesquisa e Prática em Educação". De 2012 a 2014 foi Cordenadora Adjunta e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e também da Linha de Pesquisa Politicas Públicas e Gestão. Foi docente e pesquisadora Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), de fevereiro de 2010 a dezembro de 2023. Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE).

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Martins, F. F., Santos, S. R. M. dos, & Moreira, L. P. (2025). Iniciativas de estados e municípios brasileiros para a formação continuada de professores: uma revisão sistemática de literatura. Educação, 50(1), e45/1–35. https://doi.org/10.5902/1984644488357