Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440710Palavras-chave:
Formação, Alfabetização, Avaliação.Resumo
A formação dos professores alfabetizadores constitui-se elemento central na melhoria da qualidade da educação básica. O objetivo deste trabalho é analisar o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na rede estadual de ensino no município de Campo Grande (MS), cujos professores do ciclo de alfabetização participaram das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) entre os anos de 2013 a 2016. O período pesquisado considera o início das formações do PNAIC e o primeiro ano de aplicação da ANA. Enquanto procedimento metodológico, além do levantamento bibliográfico foram utilizados estudos e relatórios da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e os resultados da ANA das escolas pesquisadas. Os aportes teóricos utilizados compreenderam os estudos que tratam da formação de professores e da avaliação em larga escala. Apesar dos resultados da ANA sinalizarem estratégias que deveriam ser planejadas para garantir o direito de alfabetização plena aos estudantes até o fim do ciclo de alfabetização, esse processo avaliativo ainda está centrado no governo federal, dificultando ações locais das secretarias de educação no sentido de reverter os resultados negativos das avaliações.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 3. ed. São Paulo: Cortez. 2004.
ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
BRASIL. Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: documento básico. Brasília: INEP, 2013. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana. Acesso em: 05 de novembro de 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010a.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 04 de março de 2007. Institui o Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/resultados-da-ana-2016-por-estados-e-municipios-estao-disponiveis-no-painel-educacional-do-inep/21206. Acesso em: 06 de setembro de 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 4 de fevereiro de 2018.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado, 2001.
BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília: Senado, 2006.
BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. Disponível em: http://www.lex.com.br/doc_23490618_PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.aspx. Acesso em: 13 de abril de 2018.
BRASIL. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010b.
ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 17, nº 51, p. 573-592, set./dez. 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria do Estado de Educação. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024). Campo Grande, 2014.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Universidade de Lisboa: Educa, 2009.
SOUSA, Sandra Zákia Lian de; OLIVEIRA, Romulado Portela de. Sistemas de avaliação educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, pp. 873-895, setembro, 2003. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
SORDI, Mara Regina Lemes de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. 2009. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 313-336, jul. 2009.
SUPAI. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Relatório Qualidade Educacional: Um olhar sobre a alfabetização na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: SED, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________