Pensando a docência no âmbito da avaliação da aprendizagem em matemática: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486734Palavras-chave:
Docência, Avaliação da aprendizagem, Educação matemáticaResumo
Este artigo teve o objetivo de compreender como se configura o professor avaliador de Matemática, no contexto da educação brasileira. A metodologia consiste de uma revisão integrativa, selecionando artigos publicados entre 2014 e 2023 no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Google Acadêmico e artigos produzidos pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática e Avaliação (Gepema). Os resultados apontam as produções escritas, com ênfase nas provas, como principal instrumento avaliativo, cujos objetivos são mensurar e/ou averiguar o grau de aprendizado do estudante. Há uma concepção de avaliação formativa e pluri-instrumental, com propostas de ressignificação das provas como elemento somativo. Conclui-se que a docência, no âmbito da avaliação de aprendizagem em Matemática, caracteriza-se por uma lacuna técnica e teórica entre os objetivos e instrumentos de avaliação empregados à avaliação.
Referências
ALVES, Alessandra Conceição Monteiro; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Tecnologia da informação e comunicação como instrumento de avaliação da aprendizagem. Revista Caminhos da Educação Matemática em Revista/IFS, v. 11, n. 3, 2021.
ANDERSON, Cynthia da Silva.; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem no ensino de Matemática. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 129–146, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i259404
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Tradução de: L’Analyse de Contenu. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF, 23 dez. 1996.
CARDOSO, Milene Malaquias; BURIASCO, Regina Corio de. Prova escrita em aulas remotas: uma experiência no oitavo ano. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 287–297, 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X09182021287
CRUZ, Fátima Maria Leite. Avaliação da Aprendizagem: processos de acompanhamento e práticas propositivas. In: CRUZ, Fátima Maria Leite. (Org.). Teorias e Práticas em Avaliação. Recife: Educação Universitária da UFPE, 2010.
DEPREBITERIS, Lea; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso – instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
GASPARIN, João Luiz. Avaliação na perspectiva histórico-crítica. In: X Congresso nacional de educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Curitiba (PR), 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/47650939-Avaliacao-na-perspectiva-historico-critica.html. Acesso em: 01 jan. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZAGA, Antônia Edivaneide de Sousa; LEITE, Raimundo Hélio; SILVA, Lucas Melgaço da; CARVALHO, Wirla Risany Lima. A avaliação da aprendizagem na formação docente: Revelando horizontes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 34, p. e08097, 2023. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097
HOFFMMAM, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002.
JUCÁ, Rosineide Sousa. Um olhar sobre as práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 12, n. 31, 2019. p. 339-357.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de.; DIAS, José Leal; BORRALHO, Antônio Manuel Águas. Práticas letivas de sala de aula de Matemática nos anos Iniciais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, 2018. p. 254-274. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARQUES, Paola Reyer; SILVA, João Alberto da.; FARIAS, Mônica Saraiva; ROVEDA, Crislaine de Anunciação; DALTOÉ, Thaís. Análise de provas de Matemática elaboradas por professoras do 3º ano do Ciclo de Alfabetização. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 16, n. 36, 2020. p. 99-113.
MELO, Leandro Ferreira; SILVA, Tatiane Clair; MICHELI, Denise de. Docência e Avaliação da Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 19, n. 3, p. 379-384, 2018.
MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A utilização da prova em fases como recurso de ensino em aulas de cálculo. Revista paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, Pr, v.7, n.14,p.39-53,jul.-dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.39-53
MIGUEL, Kassiana da Silva; MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; FERRAZ, Daniela Frigo; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. A produção acadêmica sobre avaliação da aprendizagem: Um olhar para estudos produzidos na área de Educação em Ciências. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e8110817104, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17104
MORAES, César Augusto do Prado.; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. A concepção da avaliação escolar em matemática a partir dos desenhos de alunos. Revista Pedagógica, vol. 17, n. 35. 2015. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3062
MORAES, Dirce Aparecida Folleto de. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 49, p. 233-258, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224920111975
OLIVEIRA JUNIOR, Edson Monteiro de. Uma proposta híbrida de ensino para o estudo da função quadrática. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
PERSICH, Gracieli Dall Ostro; OLIVEIRA, L. M. V. Seminário no ensino médio: possibilidades de construção de conhecimentos através da pesquisa. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do EDUCERE? Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015. v. 1. p. 29607-29621.
PIRES, Célia Maria Carolino. Reflexões sobre Relações entre Currículo, Avaliação e Formação de Professores na Área de Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 52, p. 473-492, ago. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a03
PIRES, Magna Natália Morin; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 3, set./dez. 2017, p.474-495. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648524
RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. Produção Didático-Pedagógica apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). NRE – Londrina. 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uel_ped_pdp_sandra_regina_dos_reis.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
RIBEIRO, Vera Mônica. Reflexões de professores de matemática sobre funções na avaliação da aprendizagem em processo. 2017. 212 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2017.
SANMARTÍ, Neus. O mais importante é aprender a se autoavaliar. In: SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 49-57.
SANTOS, Edilaine Regina dos.; PASSOS, Adriana Quimentão; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Pró-Matemática/UEL na formação do professor: Episódio de um trabalho com a análise da produção escrita. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 276-286, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991168
SCHELLER, Morgana; ZABEL, Marília. Os Propósitos da Avaliação nas Feiras de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, 2020. p. 697-718. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a17
SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza; FREITAS, Pâmela Félix; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e241339, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Márcio Antônio. Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, 2017. p. 793-807. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623659116
SOUZA, Juliana Alves de.; INNOCENTI, Mariana Souza. Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 43, p. 292-315, abr./jun. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3669
SOUZA, Marcela Tavares de.; SILVA, Michelle Dias da.; CARVALHO, Rachel de. Revisão Integrativa: O que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1. São Paulo, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Vozes. 2014.
TARDIF, Maurice, BORGES, Célia; TRENBLAY-GAGNON, Delphine. Enseigner aujourd’hui. Du choi de la carrière aux premières années dans le métier. Les Presses de l’Université de Montréal. 2021.
TONIN, Ademilson Marcos; CURY, Helena Noronha. Avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática: olhares interligados sobre o perfil dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Pernambuco. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 52, abril/2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/17177/1/Tonin2018Concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
TREVISAN, André Luiz.; BURIASCO, Regina Luiza Corio de. Reflexão a respeito da própria prática avaliativa: um estudo com a prova em fases. Revista Ibero-americana de Educação, vol. 69, n. 3, 2015. pp. 27-42. DOI: https://doi.org/10.35362/rie693110
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________