Pensando a docência no âmbito da avaliação da aprendizagem em matemática: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486734

Palavras-chave:

Docência, Avaliação da aprendizagem, Educação matemática

Resumo

Este artigo teve o objetivo de compreender como se configura o professor avaliador de Matemática, no contexto da educação brasileira. A metodologia consiste de uma revisão integrativa, selecionando artigos publicados entre 2014 e 2023 no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Google Acadêmico e artigos produzidos pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática e Avaliação (Gepema). Os resultados apontam as produções escritas, com ênfase nas provas, como principal instrumento avaliativo, cujos objetivos são mensurar e/ou averiguar o grau de aprendizado do estudante. Há uma concepção de avaliação formativa e pluri-instrumental, com propostas de ressignificação das provas como elemento somativo. Conclui-se que a docência, no âmbito da avaliação de aprendizagem em Matemática, caracteriza-se por uma lacuna técnica e teórica entre os objetivos e instrumentos de avaliação empregados à avaliação.

Biografia do Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2023). Graduação em Física pelo Instituto Federal do Piauí (2019). Especialista em Ensino de Física (2020). Especialista em Ensino de Matemática (2021). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza (2022). Pesquisador na área de Educação com ênfase nas políticas educacionais, principalmente, em avaliações de larga escala, sociologia da educação, metodologia da pesquisa e no campo da Física, com ênfase no Ensino da Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, ensino de ciências, matemática e educação básica.

Ana Paula Rodrigues, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Doutora em Educação (2012); Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2005); Especialista em Marketing (2005), Especialista em Tutoria em EAD (2016), Especialista em Docência do Ensino Superior (2016); graduada em Educação Física (2002). Diretora de EAD do Grupo Educacional FAVENI, o mesmo possui as Faculdades FUTURA, Faculdade Dom Alberto, Faculdade FAVENI, Faculdade FARESE, Faculdade Fleming, Faculdade Porto União, Faculdade FACIBA, Faculdades Integradas Qualis, entre outras. Atua como pró-reitora de EAD no Centro Universitário FAVENI. Atua principalmente nas áreas de EAD, Marketing, Gestão Empreendedora e Metodologia Científica. Pertence ao banco de avaliadores do INEP desde 2018. Proprietária da marca Capacita Pós, empresa de captação de alunos para o Grupo FAVENI. Pró-reitora de EAD, do UNIABEU.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Sobrinho, A. de S., & Rodrigues, A. P. (2025). Pensando a docência no âmbito da avaliação da aprendizagem em matemática: uma revisão integrativa. Educação, 50(1), e28/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644486734

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