O ensino de botânica em uma perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e da formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470607Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade, Letramento científicoResumo
A proposta deste estudo é promover uma reflexão sobre a abordagem do ensino de botânica nos currículos dos cursos de licenciatura para a formação inicial de professores de ciências. A pesquisa foi do tipo qualitativa e para a produção dos dados realizou análise documental que utilizou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação como objetos de estudo. Os resultados e a análise foram organizados em temas contemplando a formação inicial de professores de ciências, o ensino de botânica e a interdisciplinaridade. O curso de formação não integra a aprendizagem dos temas específicos de botânica e os saberes pedagógicos. A botânica não compõe o contexto de cada escola e dos interesses dos estudantes, de forma democrática. O docente do ensino superior tem perfil de pesquisador e forma o jovem professor por meio de metodologias de ensino tradicionais, o que não estimula o uso de estratégias inovadoras e criativas. Recomenda-se que os cursos de formação promovam o trabalho colaborativo integrado com a rede de ensino regional. Conclui-se que o modelo atual de ensino de botânica nos cursos de licenciatura, nos quais a organização dos temas sobre as plantas é fragmentada, não atende às exigências específicas da docência.
Referências
ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Pressupostos teóricos e diferentes abordagens do ensino de ciências por investigação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista–ENCITEC, v. 12, n. 2, p. 71-83, 2022.
BIZZO, Nélio. Metodologia de ensino de biologia e estágio supervisionado. 1. ed. São Paulo/SP: Editora Ática, 2012.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.
BRANDO, Fernanda da Rocha; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência & Educação, v. 15, n. 01, p. 155-173, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 28 maio 2022.
BRASIL. Histórico da BNCC. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. Acesso em 28 maio 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CP n. 22, 7 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União (DOU), Brasília/DF, nov. 2019a.
BRASIL. Proposta da Base Nacional Comum da Formação de professores da Educação Básica. Brasília/DF: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2018b.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União (DOU), Brasília/DF, jul. 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União (DOU), Brasília/DF, dez. 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 13 mar. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União (DOU), Brasília/DF, dez. 2017.
CALEGARI, Andreia dos Santos et al. Biodiversidade em uma coleção de livros didáticos do ensino fundamental: um estudo piloto. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8, 2021. Anais: [...]. Evento online, 2021.
CANOVA Raquel Fernanda Ghellar; PRESTES Rosi Maria. Base Nacional Comum Curricular: Ensino e Aprendizagem da Educação Ambiental no campo da educação profissional e tecnológica (EPT). Revista Labor, Fortaleza/CE, v. 2, n. 24, p. 65-86, 2020.
CNPQ. Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia. Tabela de áreas do conhecimento. 2022. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em: 13 mar. 2022.
COSTA, Leoni Ventura; VENTURI, Tiago. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 2021.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; BRITO, Taita Talamira Rodrigues; CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno(a)... Acordei professor(a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. Revista Políticas de Educação Superior, Rio de Janeiro/RJ, v. 29, p. 1-15, 2006.
FERREIRA, Valéria Silva. As especificidades da docência no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba/PR, v. 10, n. 29, p. 85-99, 2010.
FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Revista Educação, Porto Alegre/RS, v. 32, n. 3, 2009.
FONSECA, Liliane Ramos da; RAMOS, Paula. Ensino de botânica na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do rio de janeiro: contribuições dos professores do ensino superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, p. e11378, 2018.
FONSECA, Liliane Ramos da; RAMOS, Paula. O Ensino de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma revisão de literatura. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 1-11, 2017.
FREITAS, Kelma Cristina de; VASQUES, Diego Tavares; URSI, Suzana. Panorama da abordagem dos conteúdos de botânica nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira. In: VASQUES, Diego Tavares; FREITAS, Kelma Cristina de; URSI, Suzana (Orgs.). Aprendizado ativo no ensino de botânica. São Paulo/SP: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo/SP: Editora Atlas, 2019.
GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2011.
HERSHEY, David. A historical perspective on problems in botany teaching. The American Biology Teacher, Califórnia, v. 58, n. 6, p. 340-347, 1996.
HERSHEY, David. Plant blindness: "we have met the enemy and he is us". Plant Science Bulletin, St. Louis/MO, v. 48, n. 3, p. 78-84, 2002.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Revista Em aberto, Brasília/DF, v. 16, n. 69, 1996.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos metodologia científica. 9. ed. São Paulo/SP: Editora Atlas, 2017.
LEÃO, Núbia Maria Menezes; KALHIL, Josefina Barrera. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education, v. 9, n. 4, p. 12, 2015.
LIMA, Laura Cristina Pires. A invisibilidade da Botânica na Educação Básica. Disputando narrativas: Uma abordagem crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (e-book), Foz do Iguaçu, PR:Editora CLAEC, p. 156, 2022.
MARCHIORETTO, Rafaella Migliavacca; MOÇO, Maria Cecilia de Chiara. A Prática de Docentes Universitários no Ensino de Botânica Para a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e46231-26, 2024.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo/SP: Editora Atlas, 2017.
OLIVEIRA, Bianca Kussler; NOBRE, Suelen Bomfim. O ensino em botânica na óptica de biólogos licenciados: possibilidades e desafios. Revista Prâksis, v. 2, p. 112-134, 2022.
PARSLEY, Kathryn. Plant awareness disparity: A case for renaming plant blindness. Plants, People, Planet, Reino Unido, v. 2, n. 6, p. 598-601, 2020.
PRESTES, Rosi Maria; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira. Formação de professores no contexto do desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Cruz Alta/RS: Editora Ilustração, 2020.
PRESTES, Rosi Maria; SEVERO, Isabel Wosniak; MOÇO, Maria Cecília Chiara. Ensino de Botânica interdisciplinar: possibilidades e desafios frente aos anos finais do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 6, n. 6, p. 77-101, 2023.
RAMOS, Mozart Neves. [Análise] A BNC de Formação de Professores. Movimento pela Base: Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, dez. 2020. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/analise-a-bnc-de-formacao-de-professores/. Acesso em: 13 mar. 2022.
SALGADO, Tania Denise Miskinis; MOÇO, Maria Cecília de Chiara; SILVA, Maria Teresinha Xavier. Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências: uma Perspectiva Docente. Química Nova na Escola, São Paulo/SP, v. 41, n. 2, p. 200-209, 2019.
SANTOS, Isabela Gomes et al. O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 24, n. 3, p. 69-91, 2020.
SILVA, João Rodrigo Santos da; GUIMARÃES, Fernando; SANO, Paulo Takeo. Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 380-393, 2016.
SOUZA, G. T.; BATISTA, T. S.; SILVEIRA, E. S. M. Percepção dos Estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas sobre o Ensino de Botânica e a Formação de Saberes Docentes. Encontro de Ensino de Ciências e Matemática (ENECEM), Recife, Pernambuco, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
TOWATA, Naomi; URSI, Suzana; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino dos. Análise da percepção de licenciandos sobre o “Ensino de Botânica na Educação Básica”. Revista da SBenBio, v. 3, n. 1, p. 1603-1612, 2010.
URSI, Suzana et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, São Paulo/SP, v. 32, p. 07-24, 2018.
URSI, Suzana; FREITAS, Kelma Cristina de.; VASQUES, Diego Tavares. Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia. In: VASQUES, Diego Tavares; FREITAS, Kelma Cristina de; URSI, Suzana (Orgs.). Aprendizado ativo no ensino de botânica. São Paulo/SP: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021.
URSI, Suzana; SALATINO, Antonio. Nota Científica- É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para" cegueira botânica". Boletim de Botânica, v. 39, p. 1-4, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________