A formação inicial do pedagogo para ensinar Ciências: possibilidades para além das críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484621

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

As pesquisas sobre o ensino de Ciências apresentam lacunas e potencialidades na prática dos pedagogos e a baixa carga horária da disciplina de Ciências nos cursos de Pedagogia contribui para este dilema. O objetivo desta pesquisa é compartilhar reflexões sobre a formação do pedagogo para ensinar Ciências a partir da disciplina Didática das Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental de um curso de Pedagogia, tendo como foco colaborar para as discussões sobre formação inicial que aproximem os estudantes da abordagem de conteúdos por meio de ações em alfabetização científica, ensino por investigação, e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem em Ciências para crianças. A pesquisa, qualitativa e participante, demonstra os resultados gerados a partir de ações formativas em aulas do curso de Pedagogia de uma universidade pública no norte do Paraná. Os dados revelam que a formação dos pedagogos não prescinde de uma formação histórica e conceitual em Ciências, mas sinalizam que a contribuição deste profissional vai além deste domínio devido à especificidade público atendido por eles: as crianças. Conclui-se que as especificidades da infância e as múltiplas possibilidades de práticas que podem ser desenvolvidas com esta faixa etária colocam os pedagogos em um locus privilegiado para a promoção e o desenvolvimento de ações que viabilizem a alfabetização científica, valorizem a curiosidade e a investigação, gerando interesse e predisposição para a Ciência e para os fazeres que são próprios dela, ainda na infância.

Biografia do Autor

Mariana Vaitiekunas Pizarro, Universidade Estadual de Londrina

Mariana Vaitiekunas Pizarro é Doutora em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e possui Mestrado pelo mesmo Programa. É graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Educação (Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA) para o curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) no campus de Londrina/PR por 6 anos, atuando nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi também professora efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo por 7 anos na E. E. Sebastiana Valdíria Pereira da Silva em Bauru/SP, exercendo por 3 anos a função Professora Coordenadora nesta mesma Unidade Escolar, atuando na formação de professores e Gestão Escolar juntamente com a Direção e Vice-Direção.Foi ganhadora do 22 Troféu HQMIX em 2010 na categoria -Melhor Dissertação de Mestrado de 2009 sobre Histórias em Quadrinhos no Brasil.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, alfabetização científica, formação de professores para o ensino de Ciências.Seus focos de pesquisa estão, atualmente, na pesquisa em alfabetização científica como temática para a formação de professores bem como o reconhecimento dos indicadores de alfabetização científica como parte importante deste processo e no estudo bem como a utilização das histórias em quadrinhos como um recurso adicional e potencial para a prática pedagógica dos professores em diferentes níveis de ensino. 

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Pizarro, M. V. (2025). A formação inicial do pedagogo para ensinar Ciências: possibilidades para além das críticas. Educação, 50(1), e22/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644484621

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