Formação de professores alfabetizadores: revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644461330Palavras-chave:
Formação de professores alfabetizadores, Pesquisa em educação, Revisão sistemática.Resumo
Esta pesquisa, resultado de uma dissertação, objetivou indicar tendências temáticas, teóricas e metodológicas da produção científica publicada entre 2014 e 2018 no Brasil sobre formação de professores alfabetizadores. De abordagem qualitativa, ela se caracteriza como bibliográfica, do tipo revisão sistemática. Os dados foram gerados no Catálogo da CAPES, envolvendo 58 dissertações e 13 teses analisadas a partir da análise de conteúdo. Indicaram-se como tendências temáticas: as políticas de formação continuada; formação continuada dentro da escola; o desenvolvimento profissional docente; e o currículo da formação inicial do pedagogo. Como tendências teóricas: a reflexão sobre a prática; a visão crítico-política da educação; os saberes necessários à docência; a formação do professor alfabetizador; e o professor como protagonista da sua própria formação. Como tendências metodológicas: processos recorrentes nas pesquisas em educação; a preocupação com o movimento cotidiano do professor alfabetizador na profissão e o protagonismo do professor nos processos de investigação. Destacaram-se como lacunas da produção científica aprofundar estudos sobre a formação inicial do alfabetizador, aspectos históricos da alfabetização e letramento e o desenvolvimento de pesquisas autobiográficas. Sentiu-se a ausência de pesquisas sobre o período de indução de professores iniciantes, sobre o professor pesquisador e o ciclo de vida profissional, além de pesquisas quantitativas e pesquisas do tipo pesquisa-ação, participativa e comunidades de práticas. Espera-se que esta investigação fortaleça o campo de estudos sobre formação de professores, principalmente sobre formação de professores alfabetizadores, e que este trabalho contribua com a qualificação de futuras pesquisas sobre o tema.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de professores em serviço: um diálogo com vários textos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 89, p. 72-25, maio 1994.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. 364p. Disponível em: <https://goo.gl/J2eLWo>. Acesso em: 11 fev. 2019.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/bHgi3d>. Acesso em: 19 jun. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CPAES no fomento de programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil, 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014. 153p. Disponível em: <https://goo.gl/jirhKj>. Acesso em: 11 fev. 2019.
BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Elsa. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 124p. Disponível em: <https://goo.gl/VmER66>. Acesso em: 11 fev. 2019.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: <https://goo.gl/V3L9r1>. Acesso em: 20 jun. 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernardete Angelina; et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: <http://bit.do/fa66x>. Acesso em: 28 set. 2019.
GATTI, Bernardete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://bit.do/fbCPZ>. Acesso em: 03 set. 2019.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campina, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/y8wvFc>. Acesso em: 08 maio 2018.
GENSKE, Simone; RAUSCH, Rita Buzzi. Realidade escolar como fundamento da formação continuada em serviço. In: MENEGHEL, Stela Maria; MARTINS, Rosane Magaly (Orgs.). Diálogos entre educação e pesquisa. Blumenau: Edifurb, 2018.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
IBEG – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Analfabetismo + 15 anos: Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2020.
IMBERNÓN, Francisco. A formação continuada de professores. Trad.: PADILHA, J. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2012.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, out./dez. 2017. Disponível em: <http://bit.do/fa66p>. Acesso em: 29 set. 2019.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Um balanço crítico da “década da alfabetização” no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 15-34, jan.-abr. 2013.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Notas para uma história da formação do alfabetizador no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 223, p. 467-476, set./dez. 2008. Disponível em: <http://bit.do/fa66m>. Acesso em: 28 set. 2019.
NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional, 1992.
NÓVOA, António. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, António. A solução pode estar no trabalho de pensar o trabalho. Portugal: Número Zero – Jornal da Educação. Ano 1, edição nº1, p. 8-9, abril de 2004. Entrevista conduzida por João Rita.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação do professore polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p. 15-30, 2017. Disponível em: <http://bit.do/fa66i>. Acesso em: 09 jul. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática da literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://bit.do/fa66f>. Acesso em: 28 set. 2019.
RAUEN, Fábio José. Roteiros de Investigação Científica: os primeiros passos da pesquisa científica desde a concepção até a produção e a apresentação. Palhoça: Ed. Unisul, 2015. 672p.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Editora Ibpex, 2007.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2020.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. 173p. Disponível em: <https://bit.ly/2vpAt9I>. Acesso em: 29 abr. 2019.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. parte 2, p. 89-115.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr., 2014. Disponível em: <https://goo.gl/TXpg2Z>. Acesso em: 11 dez. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________