Formação de professores alfabetizadores: revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461330

Palavras-chave:

Formação de professores alfabetizadores, Pesquisa em educação, Revisão sistemática.

Resumo

Esta pesquisa, resultado de uma dissertação, objetivou indicar tendências temáticas, teóricas e metodológicas da produção científica publicada entre 2014 e 2018 no Brasil sobre formação de professores alfabetizadores. De abordagem qualitativa, ela se caracteriza como bibliográfica, do tipo revisão sistemática. Os dados foram gerados no Catálogo da CAPES, envolvendo 58 dissertações e 13 teses analisadas a partir da análise de conteúdo. Indicaram-se como tendências temáticas: as políticas de formação continuada; formação continuada dentro da escola; o desenvolvimento profissional docente; e o currículo da formação inicial do pedagogo. Como tendências teóricas: a reflexão sobre a prática; a visão crítico-política da educação; os saberes necessários à docência; a formação do professor alfabetizador; e o professor como protagonista da sua própria formação. Como tendências metodológicas: processos recorrentes nas pesquisas em educação; a preocupação com o movimento cotidiano do professor alfabetizador na profissão e o protagonismo do professor nos processos de investigação. Destacaram-se como lacunas da produção científica aprofundar estudos sobre a formação inicial do alfabetizador, aspectos históricos da alfabetização e letramento e o desenvolvimento de pesquisas autobiográficas. Sentiu-se a ausência de pesquisas sobre o período de indução de professores iniciantes, sobre o professor pesquisador e o ciclo de vida profissional, além de pesquisas quantitativas e pesquisas do tipo pesquisa-ação, participativa e comunidades de práticas. Espera-se que esta investigação fortaleça o campo de estudos sobre formação de professores, principalmente sobre formação de professores alfabetizadores, e que este trabalho contribua com a qualificação de futuras pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Daeuble Girardi, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação - FURB

Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau - SC

Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE e integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docêntes - RIPEFOR

Blumenau - Santa Catarina/Brasil

Rita Buzzi Rausch, FURB - Universidade Regional de Blumenau; UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora em Educação - UFSC

Docente Pesquisadora no PPGE da FURB e no PPGE da UNIVILLE.

Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE e integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docêntes - RIPEFOR

Blumenau – Santa Catarina/Brasil

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Publicado

2022-09-21

Como Citar

Girardi, I. C. D., & Rausch, R. B. (2022). Formação de professores alfabetizadores: revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018. Educação, 47(1), e80/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644461330