Investigación-acción en tesis y disertaciones en el campo de la formación continua de profesores de Educación Básica en Brasil: indicaciones proposicionales a partir de una revisión
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488992Palabras clave:
Formación continua docente, Investigación-acción, Indicaciones proposicionalesResumen
Este artículo tiene como objetivo señalar indicaciones propositivas para la formación continua de profesores de educación básica en Brasil, a partir de Tesis y Disertaciones, desarrolladas a través de la investigación-acción, en las dos primeras décadas del siglo XXI. La definición teórica de investigación-acción se basa en los aportes de Thiollent (1986), Tripp (2005) y André (2001). La discusión sobre la formación docente se basa en Imbernón (2005, 2006) y Nóvoa (2009, 2017). Se trata de un estudio de revisión, con enfoque cualitativo, cuyos datos fueron generados a partir del análisis de las consideraciones finales de los textos publicados en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Se identificaron siete indicaciones proposicionales que se evidencian en las investigaciones analizadas: 1) Temas transversales; 2) Proceso reflexivo; 3) Continuidad del proceso de formación docente/desarrollo profesional; 4) Carácter colectivo y colaborativo; 5) Rendimiento en el contexto escolar; 6) proceso dialógico; y, 7) Autoría del docente. Frente a tal análisis, basado en el Paradigma Indicativo, es posible decir que las indicaciones presentan aspectos fundamentales a ser considerados en la formación continua de los docentes de educación básica y, además, que presentan un panorama que contribuye a futuras investigaciones sobre el tema.
Citas
AGI, Adriana Beneduzzi Passarelli. A Pesquisa-ação Na Formação Continuada Do Professor: Caminhos Para a Mudança. 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-144823/. Acesso em:07.09.2024.
ANDRÉ, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 11-24, 2006.
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, julho, 2001.
ANDRÉ, Marli. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 1, n. 1, p. 119-131, 2007.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. In: Revista Sociedade em Debates, Pelotas, Ago. 2001.
BONILAURE, Karina Mello. A formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: a experiência do IFPR - Campus Telêmaco Borba. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1434. Acesso em:07.09.2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasil, 1996.
CAMPOS, Rebeca Ramos. Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da Educação Infantil. 2017. 201 f.: il. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017. Orientador: Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda Campelo. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27374. Acesso em:07.09.2024.
CENDRON, Marinês. Construindo caminhos em processos de inclusão escolar : uma experiência de pesquisa-ação com professores da Rede Municipal de Ensino. Porto Alegre: 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78622. Acesso em:07.09.2024.
CRUZ, Gilmar de Carvalho. Formação continuada de professores de educação física em ambiente escolar inclusivo. Campinas, SP: [s.n], 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600049. Acesso em:07.09.2024.
DRESCH, Nelton Luis. A formação contínua de professores para o ensino fundamental regular noturno de jovens e adultos na Escola GM: ações, tensões e contradições de uma política pública municipal. Porto Alegre: 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/2065. Acesso em:09.08.2024.
FABRIS, Márcia. Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico no redimensionamento da formação continuada em âmbito escolar. Universidade Federal da Fronteira Sul. Erechim: 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2417. Acesso em:07.09.2024.
FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Formação continuada de professores e a transposição didática externa dos gêneros artigo de opinião e notícia. 2012. 387 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/599. Acesso em:07.09.2024.
FLORENTINO, Hugo da Silva. Os processos críticos-colaborativos em educação ambiental na formação continuada de professor@s contextualizada para o semiárido paraibano. Universidade Federal da Paraíba: 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13413. Acesso em:07.09.2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FIGUEIREDO. Kristianne Lina. Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e colaboração: Análise do desenvolvimento de seus conhecimentos sobre modelagem a partir do envolvimento em pesquisa-ação em um grupo colaborativo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Faculdade de Educação da UFMG, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WQJH. Acesso em:07.09.2024.
FORTES, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas. Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na perspectiva da inclusão escolar de aluno com deficiência visual. 2017. 327f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24143. Acesso em:07.09.2024.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza . 3. ed. São Paulo: Cortez , 2005.
LAUXEN, Ademar Antônio. A formação continuada do professor formador: saberes da ação docente no diálogo entre pares. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/150877. Acesso em:07.09.2024.
LIMA, Hilda Ciriaco. Pesquisas acadêmicas brasileiras sobre a formação continuada do professor de Matemática: um enfoque nas práticas formativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9732. Acesso em:07.09.2024.
MARQUES, Rosebelly Nunes. Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando. 2012 116 f. ; 30 cm Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/104780. Acesso em: 07.09.2024.
MATTOS, Rodrigo Antonio. Revisão integrativa sobre a formação de professores de ciências humanas do ensino médio: uma análise sobre as pesquisas do último decênio. Tópicos educacionais, v. 28. n. 2, p. 76-99, 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254633. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/topicoseducacionais/article/view/254633. Acesso: 22 nov. 2024.
MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Do olhar inquieto ao olhar comprometido: uma experiência de intervenção voltada para a atuação com alunos que apresentam paralisia cerebral. 2006. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14106. Acesso em: 07.09.2024.
MENDES, Diego de Sousa. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídiaeducação na formação contínua de professores de educação física. Dissertação Apresentada ao Programa de Mestrado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92155. Acesso em: 07.09.2024.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25. jan. 2023.
NÓVOA, António. O regresso dos professores. Lisboa: Universidade Lisboa, 2007.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.
OLIVEIRA, Adriana Bastos. O lugar da educação popular na formação continuada de professores da EJA: a construção de novos possíveis no chão da escola pública. UFPB: 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15308. Acesso em:07.09.2024.
RAMOS, Anália Cristina Pereira. A educação para as relações étnico-raciais na formação continuada dos professores da Baixada Santista: dez anos após a institucionalização da Lei 10.639/03. Universidade Metodista de São Paulo: 2015. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1052. Acesso em:07.09.2024.
RAUSCH, Rita Buzzi. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_f431bb0bf9a1af672a56cfd752b6bcb6. Acesso em: 20 out. 2022.
RAUSCH, R. B.; SOPELSA, C.; TOMELIN, N. B. Percursos históricos e metodológicos da pesquisa-ação na formação docente da educação básica. InterSaberes Revista Científica, v. 1, p. 54-75, 2022.
SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos. A dança como conteúdo das aulas de educação física: suas possibilidades a partir da formação continuada dos professores do município de Bagé/RS. 2014. 175f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3158. Acesso em:07.09.2024.
SCALABRIN. MARIA ALDENIRA REIS. Fios e desafios na formação continuada de professoras no quilombo Tiningu, oeste paraense: experiências permeadas pela linguagem e pela cultura. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. CAMPINAS 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3792914. Acesso em:07.09.2024.
SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada / Antonio Fernandes de Souza Junior. - 2018. 180f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367.Acesso em:07.09.2024.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1986. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. / Nájela Tavares Ujiie, 2020. 207 f.; il. 30 cm. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979. Acesso em:07.09.2024.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UFTPR, 2012.
VOSGERAU, D.; ROMANOWSKI, J. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 165-190, 2014. DOI 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a09.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educación

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

