Pesquisa-ação em teses e dissertações no campo da formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil: indicações propositivas a partir de uma revisão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488992

Parole chiave:

Formação continuada de professores, Pesquisa-ação, Indicações propositivas

Abstract

O artigo tem por objetivo apontar indicações propositivas para a formação continuada de professores da educação básica, no Brasil, a partir  de Teses e Dissertações, desenvolvidas por meio da pesquisa-ação, nas duas primeiras décadas do século XXI. A definição teórica de pesquisa-ação se fundamenta nas contribuições de Thiollent (1986), Tripp (2005) e André (2001). A discussão acerca da formação de professores se assenta em Imbernón (2005, 2006) e  Nóvoa (2009, 2017). Trata-se de um estudo de revisão, de abordagem qualitativa, cujos dados foram gerados a partir da análise das considerações finais dos textos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram identificadas sete indicações propositivas que se explicitam nas pesquisas analisadas: 1) Temas transversalizadores; 2) Processo reflexivo; 3) Continuidade do Processo formativo/desenvolvimento profissional docente; 4) Caráter coletivo e colaborativo; 5) Realização no contexto escolar; 6) Processo dialógico; e, 7) Autoria do professor. Diante da análise, a partir do Paradigma Indiciário, é possível dizer que as indicações apresentam aspectos fundamentais a serem considerados na formação continuada de professores da educação básica e, também, apresentam um panorama que contribui com as futuras pesquisas sobre o tema.

Biografie autore

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pelo PPGE-FURB e Mestre em Educação pela FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-Doutora em Educação pela UFSC. Professora voluntária e pesquisadora no PPGE da FURB e no PPGE da UNIVILLE. Integrante do RIPEFOR. Integrante do GT8 da ANPED. Bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq.

 

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE FURB. Mestre em Educação – PPGE FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE.

 

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Pubblicato

2024-04-14

Come citare

Sopelsa, C. dos S. P., Rausch, R. B., & Tomelin, N. B. (2024). Pesquisa-ação em teses e dissertações no campo da formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil: indicações propositivas a partir de uma revisão. Educação, 50(1), e52/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644488992