A Linguagem nos currículos de pedagogia: a formação dos professores alfabetizadores na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491160

Palavras-chave:

Linguagem, Alfabetização, Formação de professores

Resumo

Objetivo: Este trabalho investiga a presença de disciplinas voltadas para a linguagem nos currículos de cursos de Pedagogia na Região Metropolitana de Porto Alegre, considerando a importância de preparar educadores capacitados para promover a alfabetização eficaz. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de uma análise documental quantiqualitativa, envolvendo 29 Instituições de Ensino Superior da região. A coleta de dados consistiu na identificação e categorização de disciplinas com temas voltados à linguagem, língua portuguesa, alfabetização, leitura, escrita e metalinguagem. Resultados: Os resultados revelaram uma predominância de disciplinas obrigatórias relacionadas à língua portuguesa e alfabetização, mas uma baixa incidência de disciplinas voltadas para a linguagem, metalinguagem e consciência linguística, elementos fundamentais para o processo de alfabetização. Conclusão: As conclusões trazem reflexões quanto à necessidade de ajustes curriculares para garantir uma formação mais abrangente, que contemple a complexidade da linguagem e da alfabetização. Além disso, sugere-se maior integração entre os campos da educação e fonoaudiologia, de modo a preparar os futuros professores para lidar com as múltiplas demandas do processo de alfabetização no contexto escolar.

Biografia do Autor

Carolina Ciceri, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga formada pela UFRGS. Pós-Graduanda em Teoria e Prática em Leitura e Escrita na UERGS. Tem experiência na área de Linguagens, com ênfase em Leitura e Escrita.

Ana Paula Rigatti Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000), possui especialização em Educação Infantil pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na qual pesquisou o papel da explicitação do princípio alfabético e a consciência fonológica como parte da metodologia de alfabetização. Pós-Doutorado (2013) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Está cursando Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade católica de São Paulo, onde pesquisa o fortalecimento da alfabetização em escolas que sofreram as enchentes de 2023 e 2024 no RS. É professora adjunta da Faculdade de Odontologia UFRGS, atuando no Curso de Fonoaudiologia, área de linguagem oral, escrita e fluência. Docente do Curso de Pedagogia EAD Campus Litoral Norte/UFRGS. Coordena o Programa de Extensão ALETRA-UFRGS. Presidente da Comissão de Educação do CREFONO 7. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fala e na relação oralidade escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, fala, fluência, leitura, escrita e alfabetização.

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Ciceri, C., & Scherer, A. P. R. (2025). A Linguagem nos currículos de pedagogia: a formação dos professores alfabetizadores na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Educação, 50(1), e134/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644491160

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