A Linguagem nos currículos de pedagogia: a formação dos professores alfabetizadores na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491160Palavras-chave:
Linguagem, Alfabetização, Formação de professoresResumo
Objetivo: Este trabalho investiga a presença de disciplinas voltadas para a linguagem nos currículos de cursos de Pedagogia na Região Metropolitana de Porto Alegre, considerando a importância de preparar educadores capacitados para promover a alfabetização eficaz. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de uma análise documental quantiqualitativa, envolvendo 29 Instituições de Ensino Superior da região. A coleta de dados consistiu na identificação e categorização de disciplinas com temas voltados à linguagem, língua portuguesa, alfabetização, leitura, escrita e metalinguagem. Resultados: Os resultados revelaram uma predominância de disciplinas obrigatórias relacionadas à língua portuguesa e alfabetização, mas uma baixa incidência de disciplinas voltadas para a linguagem, metalinguagem e consciência linguística, elementos fundamentais para o processo de alfabetização. Conclusão: As conclusões trazem reflexões quanto à necessidade de ajustes curriculares para garantir uma formação mais abrangente, que contemple a complexidade da linguagem e da alfabetização. Além disso, sugere-se maior integração entre os campos da educação e fonoaudiologia, de modo a preparar os futuros professores para lidar com as múltiplas demandas do processo de alfabetização no contexto escolar.
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