Políticas de formação continuada de alfabetizadores na perspectiva de experiências formadoras

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488151

Parole chiave:

Formação continuada, Políticas de formação, Alfabetização, Experiências formadoras

Abstract

Este artigo analisa políticas de formação continuada de alfabetizadores desenvolvidas no contexto brasileiro, nos últimos dez anos, objetiva refletir sobre os desafios dessas políticas no que concerne ao atendimento às necessidades formativas de alfabetizadores e à premência do desenvolvimento de processos emancipatórios e humanizadores nesse âmbito. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental, que toma como referência a teoria crítica e os estudos sobre os processos formativos como possibilidade de experiência formadora. A formação continuada é aquela que ocorre durante todo o percurso profissional docente, tem natureza processual e objetiva corresponder às necessidades dos professores. Caracteriza-se, portanto, como processo permanente, que pode ocorrer a partir de ações institucionais e de iniciativas dos professores. É compreendida como processo que pode afetar os professores e suas práticas, assim como pode contribuir para a reorientação das teorias e práticas docentes e, ainda, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. O estudo conclui que há necessidade de investimentos em processos de desenvolvimento profissional que possibilitem aos professores, tanto a consciência sobre seus papéis sociais, quanto relativamente às particularidades da profissão docente. Conclui, também, que formar permanentemente os professores pode constituir processo dialógico, no âmbito do qual os professores são percebidos como sujeitos do pensar e do agir no mundo.

Biografia autore

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Escrita. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Tem experiência na educação básica (atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio). Foi coordenadora pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (1997 a 1999). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuou como membro da CPA/UFPI (2012 a 2013. Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, práticas da docência, educação infantil e pesquisa autobiográfica.

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Pubblicato

2025-05-20

Come citare

Brito, A. E. (2025). Políticas de formação continuada de alfabetizadores na perspectiva de experiências formadoras. Educação, 50(1), e69/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488151

Fascicolo

Sezione

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita