Mediações didáticas em uma aula de leitura na EJA – mulheres relendo suas realidades e o mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644460844

Palavras-chave:

Leitura, Mulheres da EJA, Mediações didáticas.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de Leitura da/na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e traz como foco as mediações didáticas vivenciadas em uma aula de leitura. É recorte de uma pesquisa qualitativa, de base colaborativa (IBIAPINA, 2008), realizada em escolas públicas de Maceió, e desenvolvida no âmbito do Observatório Alagoano de Leitura na EJA (2011 a 2015), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No percurso, dialogava-se sobre o ensino de Leitura e as didáticas/práticas desenvolvidas em sala de aula, perfil dos/as estudantes, suas histórias e necessidades de leituras, entendendo a leitura como prática social que acontece em todos os lugares: na vida, no trabalho e em diversas agências de letramento, incluindo nesse contexto a escola. Neste recorte, os resultados demonstraram que a sala de aula configurou-se como um espaço de exercício de autonomia, dos estudantes e da professora, quando puderam apropriar-se da realidade, captar as pressões, alterando-as, transformando-as em invenções cotidianas, inéditas e irrepetíveis.

Biografia do Autor

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Pós-doutorado na Universidade do Porto - Portugal. Doutorado em Linguística pela UFAL. Graduada em Pedagogia na UFAL. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, GT 18 (EJA) (2017-2019). Coordenadora do GT 18 no (EPEN-2019-2020). Coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização - UFAL. Membro do Fórum Alagoano da EJA, da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA, e da editoria da Revista Brasileira de EJA. Colaboradora do grupo de pesquisa CAFTe UPorto. Atua na Educação e Linguagem com temas: EJA, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no PPG em Educação Brasileira na UFAL.

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Professora CEDU/UFAL. Doutora pelo PPG CEDU-UFAL, Possui Mestrado em Educação CEDUUFAL (2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA - CEDU/UFAL(2006). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidades,Vinculada ao grupo de pesquisas Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Foi professora da Rede Municipal de Maceió, e da Rede Estadual de Alagoas. Foi coordenadora adjunta do PNAIC - Alagoas. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo Escolar, Alfabetização, Letramento,Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos- EJA, Avaliação.

Referências

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Org.). A invenção da escola a cada dia. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Org.). Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas - sobre redes e saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2012.

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Org.). Nós somos o que contamos: a narrativa de si como prática de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2008.

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Org.). Redes educativas "dentrofora" das escolas: exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física, ensino da geografia, ensino da história, escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BAKHTIN, Michael. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed., São Paulo: Hucitec, 2006.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1993.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011, p. 642.

CAVALCANTE, Valéria Campos. Leitura na educação de jovens e adultos: um estudo de eventos e práticas de letramento em salas de aula do 1º segmento. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Ensaio de uma metodologia efêmera. In:

OLIVEIRA, Inês. Barbosa. de; ALVES, Nilda. (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da liberdade. São Paulo: Moraes, 1975.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

KOCH, Ingdore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª ed. - Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer - uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos feministas. p. 541-553. 2/2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 8. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual – análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&Alli, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. O currículo como criação cotidiana. Rio de Janeiro: DP&Alli, 2012.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos. Hamburgo: V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos- (V CONFINTEA), 1997. Disponível em: http://www.cidadedoconhecimento.org.br Acesso em: 03 de mar. 2020.

UNESCO. Conferência Internacional de Educação de Adultos (V: 1997, Hamburgo, Alemanha). Declaração de Hamburgo, Agenda para o Futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999.

UNESCO. Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI: 2009, Belém, Brasil). Marco de Ação de Belém. Brasília: UNESCO/MEC, abril de 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4ªed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências, Revista Crítica de Ciências Sociais, (2002a), nº 63, p. 237-28.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-82.

SMOLKA, Ana Luiza B. Múltiplas vozes em sala de aula: aspecto da construção coletiva do conhecimento na escola. Revista de Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: UNICAMP, 1991, n. 18, p. 15-28, jul./dez.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Freitas, M. L. de Q., & Cavalcante, V. C. (2021). Mediações didáticas em uma aula de leitura na EJA – mulheres relendo suas realidades e o mundo. Educação, 46(1), e30/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644460844

Edição

Seção

Dossiê – Políticas educativas, mediações e educação de jovens e adultos: olhares de resistência - 2021