Das fontes orais às fontes visuais: narrativas das ações do mobral cultural no sertão de alagoas (1973-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437025

Palavras-chave:

Mobral Cultural, Memória, Narrativas.

Resumo

O artigo objetiva apresentar narrativas sobre as ações do Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), no município de Santana do Ipanema-AL (1973-1985), com o desígnio de reconstrução da memória em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um recorte de uma pesquisa que buscou compreender – a partir de fontes orais e visuais –, como os sujeitos do sertão alagoano experienciaram e ressignificaram as ações culturais desenvolvidas pelo Mobral em um contexto de Ditadura civil-militar. Os depoimentos foram colhidos por meio da abordagem qualitativa da história oral, com base nos postulados teóricos de Alberti (2008), Portelli (2010), Bosi (1994) e Thompson (1992) privilegiando, também, a fotografia como fonte baseado em Cartier-Bresson (1971), Leite (1993) e Mauad (1996). As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – sertão alagoano. Isso nos fez perceber as contribuições e ressignificações que foram possíveis no contexto da investigação, entre elas a apropriação dos artistas locais das ações culturais desenvolvidas em um Movimento marcado pela Ditadura civil-militar.

Biografia do Autor

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de jovens e Adultos, com atuação na formação de Educadores do PROJOVEM Urbano. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA/UFAL/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos (ProPEd/UERJ/CNPq). Tem experiência docente na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental I e II e na Formação Docente em nível superior, como professor substituto do Centro de Educação (CEDU - UFAL), com atuação na área de didática e práticas de ensino. Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória.

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da escrita. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas: Papirus, 1989.

CARTIER-BRESSON, Henri. “O momento decisivo”. In: Fotografia e Jornalismo. Bacellar, Mário Clark (Org.). São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (USP), 1971, pp. 19-26.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1 Artes de fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORRÊA, Arlindo Lopes. Educação de massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS: Mobral, 1979.

DANTAS, José Ibarê Costa. Coronelismo e dominação. Universidade Federal de Sergipe. PROEX/CECAC. 1987.

FILHO, Luiz Gonzaga Barros. A Banda de Pífanos. In: Boletim Alagoano de Folclore. Maceió: EDUFAL, v. 28. Jan. 1984.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GERMANO. José Willington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1993.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.

MELO, Adriana Ferreira: O lugar-sertão: grafias e rasuras. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Petrópolis: FAPERJ, DP, 2009.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Proj. História, São Paulo (14), fev. 1997.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Silva, J. C. da, & Freitas, M. L. de Q. (2019). Das fontes orais às fontes visuais: narrativas das ações do mobral cultural no sertão de alagoas (1973-1985). Educação, 44, e88/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644437025

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua