Dos rios da palavra alheia à nascente da palavra própria: as políticas de resultados contemporâneas para a formação do docente alfabetizador e as políticas de conhecimento produzidas nos espaços coletivos e autônomos de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488168

Palavras-chave:

Política de formação de professores, Alfabetização, Formação em rede

Resumo

O presente estudo é alinhavado em três principais fios: i) a análise acerca das reformas educacionais contemporâneas no campo da alfabetização, inter-relacionando questões macro, meso e micro, como o elo Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, Observatório da Educação, Nova Capes e Compromisso Nacional Toda Criança Alfabetizada; ii) a reflexão acerca do trabalho em rede de formação na América Latina; iii) as narrativas docentes produzidas e/ou compartilhadas nos encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará (FALE/UFPA) sobre a possibilidade de uma alfabetização alicerçada na autoria, na interlocução e no sentido. Esta pesquisa sustenta-se em princípios éticos, políticos e metodológicos do campo dos estudos da linguagem na área do pensamento de Mikhail Bakhtin e na esfera da política dos estudos de Leher; Lucio; e Geraldi e Geraldi. Conclui-se que as perspectivas das políticas gerencialistas corroboram para uma pedagogia do resultado e que as narrativas produzidas no FALE ajudam e provocam a pensar a alfabetização como ato político, como exercício discursivo de elaboração, reflexão, construção de sentidos, interlocução, compreensão e legitimação de si e do outro. As narrativas potencializam a compreensão de que está em jogo um saber para além da codificação/decodificação do escrito: a leitura do mundo, a ampliação de repertórios, de modos de ler e sentir o mundo. Elas fazem pensar que o alfabetizar, como ato político, ético e estético, exige a desconfiança aos movimentos e discursos de despotencialização e negação do caráter criador e potente que também constitui a escola.

Biografia do Autor

Elizabeth Orofino Lucio, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Ciências da Educação, atuando no curso de Pedagogia. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES). Fundadora e coordenadora do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente, do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPASEA (CNPQ), do Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará, do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará e do projeto Farinhada Literária. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa-Portugal, como bolsista CAPES/PSDE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Informática Aplicada à Educação, Gramática Gerativa e Cognição (UFRJ), Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante 22 anos foi professor docente II e I da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora na UFRJ no curso de Pedagogia, no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização e a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura, escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e política pública. Atualmente é coordenadora da Associação Brasileira de Alfabetização da Região Norte e integrante do Comitê Científico Alfabetização e Letramento da Associação Brasileira de Linguística.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Lucio, E. O. (2025). Dos rios da palavra alheia à nascente da palavra própria: as políticas de resultados contemporâneas para a formação do docente alfabetizador e as políticas de conhecimento produzidas nos espaços coletivos e autônomos de formação. Educação, 50(1), e71/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644488168

Edição

Seção

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita

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