Possibilidades de Escapes: os espaçostempos do cotidiano escolar e a inventividade de professoras em contextos de “parcerias” entre o público e o privado
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485330Palavras-chave:
Inventividades, Possibilidades de escapes de professoras, Parcerias entre o público e o privadoResumo
Este texto busca problematizar as rotas de escapes forjadas por professores e professoras que experimentam e são tocadas pelo exercício da docência que acontece em contexto educacional configurado pelas parcerias entre público e privado na região do agreste de Pernambuco. A fim de problematizarmos o setor privado empresarial e a sua atuação na educação pública, a qual concebe, sugere e orienta programas e projetos de formação de professores e gestores, bem como propostas curriculares, estabelecemos diálogos com Adrião; Pinheiro (2012), Adrião (2018), Peroni (2021), Laval (2019), dentre outros. Mobilizadas, principalmente, pelas noções de inventividade utilizada por Dias (2009;2012) e temporalidades, por Kohan (2018) e Ponce (2016), pudemos mapear os movimentos das professoras que se constituíram como possibilidades de escapes às prescrições e padronizações postas pelos projetos e programas do setor privado. A produção dos dados se deu por observações e conversas orientadas pela etnografia em escola da rede pública municipal da região agreste de Pernambuco. Os achados apontaram que as possibilidades de escapes se dão pelos movimentos inventivos das professoras - questionam, problematizam, escutam com sensibilidade e afetos e, assim, buscam resistir às tentativas de controles, prescrições e padronizações.
Referências
ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 8-28, abr. 2018. ISSN 1645-1384. Disponível em:http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.html. Acesso em: 13 jun. 2023.
ADRIÃO, Theresa. PINHEIRO, Denise. A presença do setor privado na gestão da educação pública: refletindo sobre experiências brasileiras. Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v 1, n 1, p. 55-66, 18 jun. 2012. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17363/9527> Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17363
BALL, Stephen J.. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educação e Sociedade. Campinas, v. 25, n. 89, set.-dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400002
BALL, Stephen J.. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Tradução: Celina Rabello Duarte, Maria Lucia Mendes Gomes e Vera Luiza Macedo Visockis. Revista Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010015742005000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002
BALL, Stephen J.; MAGUIRE.; BRAUN, A., Como as escolas fazem política. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BROWN, Wendy. Cidadania sacrificial: neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Zazie Edições, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-8675.12166. Acesso em: 13 jun. 2023.
BOCCHETTI, André. A hiperformatividade e suas dispersões: racionalidades formativas para além da escolarização. Polêm!ca, v. 17, n. 2 ,2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/rt/printerFriendly/29596/20806. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29596
CAMPOS, Darlene Eugênia de Moura. A formação continuada de professores: cartografando experiências na rede municipal de ensino de Caruaru-PE. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Mestrado em Educação Contemporânea, 2022.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Instructio, libertas e exercício docente na contemporaneidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, 2019. ISSN 1678-4626. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0220333.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302019220333
DÁRIO Jr., Ivan Rubens; SILVA, Luciana Ferreira da. A escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan. Revista Eletrônica de Educação, v.12, n.1, p.29-304, jan./abr.2018. DOI: https://doi.org/10.14244/198271992297
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores e políticas de cognição. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 164-174, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9313
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva como possibilidade de deslocamentos. In:______. (Org.) Formação inventiva de professores. Rio de janeiro: Lamparina, 2012. p. 25-41.
DIAS, Rosimeri de Oliveira; PELUSO, Marilena dos Reis; BARBOSA, Márcia Helena Uchôa. Conversas entre micropolíticas e formação inventiva de professores. Mnemosine, vol.9, n. 1. p. 224 -237, 2017.
FERREIRA, Valeria Milena Rohrich; ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Chrónos e Kairós: o tempo nos tempos da escola. Educar, Curitiba, v.17, p 63-78. 2001. Editora da UFPR. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.220
LARROSA, Jorge. Estudar=Estudiar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público.1 edição. São Paulo: Boitempo, 2019.
LINS, C.A.; CAMPOS, D. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, n. 12(Esp), p. 610-623, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623
PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privada: o papel da educação na construção de um projeto societário democrático In: PERONI, Vera Maria Vidal; ROSSI, Alexandre José; LIMA, Paula Valim. Diálogos sobre a relação entre público e o privado no Brasil e América Latina. 1 Edição, São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
PONCE, Branca Jurema. O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1141-1160, out./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660533. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623660533
SILVA, J. F. da.; SANTOS, M. C. X. dos.; LINS, C. P. A. “Parcerias” público-privadas: algumas reflexões sobre docências que se movem na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15096, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15096. Acesso em: 27 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096
SILVA, Hélio R. S. A situação etnográfica: andar e ver. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 171-188, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832009000200008
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________