Possibilities of Escapes: the spacestime of the school routine and the inventiveness of teachers in contexts of “partnerships” between the public and the private

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485330

Keywords:

Inventiveness, Teachers' possibilities of escapes, Partnerships between public and private

Abstract

This text seeks to problematize the escape routes forged by male and female teachers who experience and are touched by the teaching practice that takes place in an educational context configured by public-private partnerships in the rural region of Pernambuco. In order to problematize the business private sector and its performance in public education, which conceives, suggests and guides programs and projects for training teachers and managers, as well as curricular proposals, we established dialogues with Adrião; Pinheiro (2012), Adrião (2018), Peroni (2021), Laval (2019), among others. Mobilized, mainly, by the notions of inventiveness used by Dias (2009;2012) and temporalities, by Kohan (2018) and Ponce (2016), we were able to map the movements of the teachers who constituted possibilities of escapes from the prescriptions and standardizations posed by the projects and private sector programs. Data production took place through observations and conversations guided by ethnography in a municipal public school in the rural region of Pernambuco. The findings pointed out that the possibilities of escapes are given by the inventive movements of the teachers - they question, problematize, listen with sensitivity and affection and thus seek to resist attempts at controls, prescriptions and standardizations.

Author Biographies

Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná, Federal University of Pernambuco

Mestre em Educação (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste / Núcleo de Formação de Docentes e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea- PPGEDUc - Campus Agreste.

Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Federal University of Pernambuco

Doutora (2008) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em pedagogia, também pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de Graduação em Pedagogia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc).É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea-PPGEDUC/Campus Agreste. No momento orienta 4 mestrandas, 4 doutorandos e 2 estudantes de Iniciação Científica com financiamento do CNPq, CAPES, FACEPE e já orientou 14 alunos a nível de mestrado. Vem publicando artigos em periódicos nacionais especializados, dentre eles, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e Leitura; Eccos, e tem publicações em capítulos de livros. É parecerista do periódico Childhood & philosophy, entre outros. É vice-lider do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais da UFPE e registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa vem se dedicando aos estudos que vincula infância e educação, cultura do pensar na escola, formação de professores. Coordena, desde 2011, Projetos de Pesquisa na temática da infância no contexto da educação infantil e nos anos iniciais.

References

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 8-28, abr. 2018. ISSN 1645-1384. Disponível em:http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.html. Acesso em: 13 jun. 2023.

ADRIÃO, Theresa. PINHEIRO, Denise. A presença do setor privado na gestão da educação pública: refletindo sobre experiências brasileiras. Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v 1, n 1, p. 55-66, 18 jun. 2012. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17363/9527> Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17363

BALL, Stephen J.. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educação e Sociedade. Campinas, v. 25, n. 89, set.-dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400002

BALL, Stephen J.. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Tradução: Celina Rabello Duarte, Maria Lucia Mendes Gomes e Vera Luiza Macedo Visockis. Revista Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010015742005000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002

BALL, Stephen J.; MAGUIRE.; BRAUN, A., Como as escolas fazem política. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BROWN, Wendy. Cidadania sacrificial: neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Zazie Edições, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-8675.12166. Acesso em: 13 jun. 2023.

BOCCHETTI, André. A hiperformatividade e suas dispersões: racionalidades formativas para além da escolarização. Polêm!ca, v. 17, n. 2 ,2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/rt/printerFriendly/29596/20806. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29596

CAMPOS, Darlene Eugênia de Moura. A formação continuada de professores: cartografando experiências na rede municipal de ensino de Caruaru-PE. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Mestrado em Educação Contemporânea, 2022.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Instructio, libertas e exercício docente na contemporaneidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, 2019. ISSN 1678-4626. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0220333.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302019220333

DÁRIO Jr., Ivan Rubens; SILVA, Luciana Ferreira da. A escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan. Revista Eletrônica de Educação, v.12, n.1, p.29-304, jan./abr.2018. DOI: https://doi.org/10.14244/198271992297

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores e políticas de cognição. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 164-174, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9313

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva como possibilidade de deslocamentos. In:______. (Org.) Formação inventiva de professores. Rio de janeiro: Lamparina, 2012. p. 25-41.

DIAS, Rosimeri de Oliveira; PELUSO, Marilena dos Reis; BARBOSA, Márcia Helena Uchôa. Conversas entre micropolíticas e formação inventiva de professores. Mnemosine, vol.9, n. 1. p. 224 -237, 2017.

FERREIRA, Valeria Milena Rohrich; ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Chrónos e Kairós: o tempo nos tempos da escola. Educar, Curitiba, v.17, p 63-78. 2001. Editora da UFPR. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.220

LARROSA, Jorge. Estudar=Estudiar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público.1 edição. São Paulo: Boitempo, 2019.

LINS, C.A.; CAMPOS, D. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, n. 12(Esp), p. 610-623, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623

PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privada: o papel da educação na construção de um projeto societário democrático In: PERONI, Vera Maria Vidal; ROSSI, Alexandre José; LIMA, Paula Valim. Diálogos sobre a relação entre público e o privado no Brasil e América Latina. 1 Edição, São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

PONCE, Branca Jurema. O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1141-1160, out./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660533. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623660533

SILVA, J. F. da.; SANTOS, M. C. X. dos.; LINS, C. P. A. “Parcerias” público-privadas: algumas reflexões sobre docências que se movem na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15096, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15096. Acesso em: 27 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096

SILVA, Hélio R. S. A situação etnográfica: andar e ver. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 171-188, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832009000200008

Published

2024-05-29

How to Cite

Guaraná, C. P. A. L., & Salles, C. G. N. L. de. (2024). Possibilities of Escapes: the spacestime of the school routine and the inventiveness of teachers in contexts of “partnerships” between the public and the private. Education, 49(1), e107/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644485330

Issue

Section

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

Categories