Possibilidades de Escapes: os espaçostempos do cotidiano escolar e a inventividade de professoras em contextos de “parcerias” entre o público e o privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485330

Palavras-chave:

Inventividades, Possibilidades de escapes de professoras, Parcerias entre o público e o privado

Resumo

Este texto busca problematizar as rotas de escapes forjadas por professores e professoras que experimentam e são tocadas pelo exercício da docência que acontece em contexto educacional configurado pelas parcerias entre público e privado na região do agreste de Pernambuco. A fim de problematizarmos o setor privado empresarial e a sua atuação na educação pública, a qual concebe, sugere e orienta programas e projetos de formação de professores e gestores, bem como propostas curriculares, estabelecemos diálogos com Adrião; Pinheiro (2012), Adrião (2018), Peroni (2021), Laval (2019), dentre outros. Mobilizadas, principalmente, pelas noções de inventividade utilizada por Dias (2009;2012) e temporalidades, por Kohan (2018) e Ponce (2016), pudemos mapear os movimentos das professoras que se constituíram como possibilidades de escapes às prescrições e padronizações postas pelos projetos e programas do setor privado. A produção dos dados se deu por observações e conversas orientadas pela etnografia em escola da rede pública municipal da região agreste de Pernambuco. Os achados apontaram que as possibilidades de escapes se dão pelos movimentos inventivos das professoras - questionam, problematizam, escutam com sensibilidade e afetos e, assim, buscam resistir às tentativas de controles, prescrições e padronizações.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste / Núcleo de Formação de Docentes e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea- PPGEDUc - Campus Agreste.

Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora (2008) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em pedagogia, também pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de Graduação em Pedagogia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc).É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea-PPGEDUC/Campus Agreste. No momento orienta 4 mestrandas, 4 doutorandos e 2 estudantes de Iniciação Científica com financiamento do CNPq, CAPES, FACEPE e já orientou 14 alunos a nível de mestrado. Vem publicando artigos em periódicos nacionais especializados, dentre eles, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e Leitura; Eccos, e tem publicações em capítulos de livros. É parecerista do periódico Childhood & philosophy, entre outros. É vice-lider do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais da UFPE e registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa vem se dedicando aos estudos que vincula infância e educação, cultura do pensar na escola, formação de professores. Coordena, desde 2011, Projetos de Pesquisa na temática da infância no contexto da educação infantil e nos anos iniciais.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Guaraná, C. P. A. L., & Salles, C. G. N. L. de. (2024). Possibilidades de Escapes: os espaçostempos do cotidiano escolar e a inventividade de professoras em contextos de “parcerias” entre o público e o privado. Educação, 49(1), e107/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644485330

Edição

Seção

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

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