Vozes de Professores: Política Municipal de Alfabetização de Manaus em Debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455163

Palavras-chave:

Vozes de professores, Política Municipal de Alfabetização, Política Nacional de Alfabetização.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais das ações do movimento de resistência denominado Política Municipal de Alfabetização de Manaus em debate, organizado por professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pedagogos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas diante da Minuta de Lei da Política Municipal de Alfabetização, apresentada pela SEMED/Manaus. O estudo partiu da análise proposta na Minuta, considerando seu aspecto teórico-metodológico, bem como do contexto de sua apresentação (em uma pandemia da COVID-19), tempo destinado para análise e ausência de representatividade de profissionais da educação nas discussões. A proposta da SEMED se alinha às proposituras do Decreto Federal n° 9.765, de 11 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Alfabetização, que neste estudo também será analisada, à luz das considerações críticas, que apontam seus limites e problemas conceituais, epistemológicos, políticos, pedagógicos e metodológicos levantados pelos principais pesquisadores brasileiros no campo da alfabetização e discutidos no Dossiê “Política Nacional de Alfabetização em foco: olhares de professores e pesquisadores”, organizado pela Associação Brasileira de Alfabetização. Os resultados evidenciam a necessidade do fortalecimento de uma ação coletiva com participação de representantes das universidades, associações científicas, professores e outros representantes da sociedade civil brasileira para o surgimento de políticas educacionais que considerem as experiências em andamento, as vozes dos professores e o desejo da escuta de suas reais necessidades, emancipação e valorização docente.

Biografia do Autor

Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes/ RJ, Mestrado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- Portugal com pesquisa voltada para a Formação de alfabetizadores, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará do Programa da Pós-Graduação em Educação na Amazônia- EDUCANORTE na linha de pesquisa de Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Fez parte da equipe do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro da Universidade do Estado do Amazonas, desenvolvendo um trabalho na área de formação para alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. Foi pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, realizando um trabalho na área de formação de professores alfabetizadores. Realiza pesquisas na área de ensino e aprendizagem dos processos de alfabetização e de letramento.

Selma Suely Baçal Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora (Associado 4) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM.

Referências

ARANHA, Rudervania da Silva Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Agenda do Banco Interamericano de desenvolvimento para a rede municipal de ensino de Manaus. Educação e Pesquisa, São Paulo: v.45, e2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162635/156472. Acesso em: 05 de maio de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação-PNE. Brasília: MEC./SEB, 2014-2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. 3ª versão preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta para mim: guia de literacia familiar. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

BUNZEN, Clecio. Um breve decálogo sobre o conceito de “literacia” na Política Nacional de Alfabetização (PNA,2019). In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.44-51.

CAVALCANTI, Lucíola Inês Pessoa ; CARNEIRO, Cristina Rodrigues. A práxis na relação com a educação e a formação de professores: tensões e possibilidades de emancipação humana. In: CORRÊA, Carlos Humberto Alves; CAVALCANTI, Lucíola Inês Pessoa; BISSOLI, Michelle de Freitas.(Org.). Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA.2016.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. A escrita na Política Nacional de Alfabetização. In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.125-128.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Onde estão as pesquisas sobre alfabetização no Brasil? In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.58-59.

MADRUGADA CAMPONESA DE THIAGO DE MELLO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rB30Vr8nW-I. Acesso em: 12 dez. 2019.

MANAUS. Proposta Pedagógica Anos Iniciais- Bloco Pedagógico. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Gestão Educacional. Divisão de Ensino Fundamental, 2014.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Plano Municipal de Educação de Manaus- PME /Manaus (2015- 2025). Prefeitura Municipal de Manaus.

MANAUS. Portaria nº 0424/2020-SEMED/GSA Secretária Municipal de Educação, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e II do artigo 86, da Lei Orgânica do Município de Manaus. Diário Oficial do Município de Manaus. Manaus, AM, Ano XXI, Edição 4832, p.12, 5 maio 2020.

MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Editora Alfaguara,1966, p.219.

MICARELLO, Hilda. Alfabetização e evidências. In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.60-62.

MORAIS, Artur Gomes. Análise crítica da PNA (Política Nacional de alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. .In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.66-75.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação. vol.15, n.44, maio/ago., 2010.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Brasil, 2091: notas sobre a “Política Nacional de Alfabetização”. Revista OLHARES- Revista eletrônica do Departamento de Educação da Unifesp. v.7, n.3, nov. 2019b.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. A “política Nacional de Alfabetização” (Brasil, 2019): uma guinada (IDEO) metodológica para trás e pela direita. In: Dossiê Política Nacional em foco: olhares de pesquisadores e professores. Revista Brasileira de Alfabetização/ Associação Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte: ABAlf vol.1, n.10, jul./dez.2019. p.26-31.

PENNA, Fernando de Araújo. A defesa da “educação domiciliar” através do ataque à educação democrática: a especificidade da escola como espaço de dissenso. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 24, n.42, mai./ago.2019.

QUINTANA, Mário. Poeminho do contra. Disponível em: https://www.culturagenial.com/poeminho-do-contra-mario-quintana/. Acesso em: 05 maio 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Camargo, R. M. P. de, & Oliveira, S. S. B. (2021). Vozes de Professores: Política Municipal de Alfabetização de Manaus em Debate. Educação, 46(1), e49/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644455163