Concepção de alfabetização e letramento dos leitores do Letra A – o jornal do alfabetizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470378

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Alfabetização e letramento, Formação de professores

Resumo

O presente artigo objetiva compreender as concepções de alfabetização e letramento das professoras alfabetizadoras leitoras do Letra A – o jornal do alfabetizador. Este periódico – está vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – tem a finalidade de divulgar resultados de estudos e pesquisas realizadas no campo do ensino da linguagem escrita, envolvendo sobretudo os conceitos de alfabetização e letramento, a fim de contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores. Ao considerar essa peculiaridade, optou-se por apreender como os seus leitores concebem os conceitos de alfabetização e letramento, vislumbrando a aprendizagem da linguagem escrita pelas crianças. Para compreender o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, bem como a relação existente entre os processos de alfabetização e letramento recorreu-se tanto aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultura , quanto aos resultados de estudos e pesquisas realizados por Soares. De outra parte, também foi necessário, efetuar um levantamento dos leitores do Letra A, recorrendo ao próprio jornal e às redes sociais para encontrar os leitores. Esta atividade propiciou o encontro de dez leitoras, professoras alfabetizadoras, com as quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A partir dos estudos e desses relatos, constatou-se que essas profissionais têm sólida formação teórica, e que ao lerem as matérias do referido periódico puderam apropriar-se e ressignificar seu conteúdo, por meio de suas práticas pedagógicas. Isto atesta a relevância do Letra A para o fortalecimento da ação docente e a expressiva formação dessas professoras que definiram com precisão os conceitos mencionados.

Biografia do Autor

Dayane Mezuram Trevizoli, State University of Maringá

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, State University of Maringá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá, PR, Brasil.

Referências

ALEXANDRITA. Entrevista [junho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

AMETISTA. Entrevista [julho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

BLENDA. Entrevista [junho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação Nacional da Alfabetização. Brasília. DF, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Brasília, DF, 2018.

COLELLO, Silvia de Mattos Gasparian. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012.

CRISTAL. Entrevista [janeiro 2021]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2021.

ESMERALDA. Entrevista [agosto 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

GERALDI, João Wanderley. Alfabetização e letramento: Perguntas de alfabetizador que lê. In: ZACCOR, Edwiges (Org.). Alfabetização e letramento: o que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.

GONTIJO, Claudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.

GRETA. Entrevista [junho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

JADE. Entrevista [agosto 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

KLEIMAN, ANGELA B. Os significados do letramento. Campinas, Mercado de Letras, 1995.

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, Lev Semyonovich; Luria, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de psicologia geral. V.1.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. (São Paulo / 1876-1994). São Paulo: Editora UNESP, 2000.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Letrar é preciso, alfabetizar não basta...mais? In: SCHOLZE, Lia; ROSING, Tania. (Orgs.) Teorias e práticas de letramento. Brasília. DF. INEP. UPF, 2007.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

RODRIGUES, Elaine.; BICCAS, Maurilane de Souza. Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista Ensino (1929-1930). Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 37, n. 2, p. 151-163, abr - jun, 2015.

RUBI. Entrevista [julho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

SAFIRA. Entrevista [junho 2020]. Entrevistadora: Dayane Mezuram Trevizoli. Maringá, 2020.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MANZONI, Rosa Maria (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino e aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n° 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Faculdade de Educação (FaE). Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Letra A: o jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, 2005- 2020. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/jornal-letra-a-1.html. Acesso em: 22 nov. 2021.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. El desarrollo de los processos psicológicos superiores. 3. ed. Barcelona: Crítica. 1995.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semyonovich.; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Pensamento e palavra. In: VYGOTSKI, L Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Trevizoli, D. M., & Lucas, M. A. O. F. (2024). Concepção de alfabetização e letramento dos leitores do Letra A – o jornal do alfabetizador. Educação, 49(1), e22/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644470378