A relação entre o Ensino da Dança e a BNCC: saber corporal na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488462Palavras-chave:
BNCC, Corpo, Dança, Educação infantil, MetodologiaResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o ensino da Dança na Educação Infantil, a partir de uma sistematização voltada para o desenvolvimento da acuidade corporal, conforme a proposta de Almeida (2019). A Dança é abordada como uma expressão artística central, que coloca o corpo como protagonista e se aplica aos cinco campos de experiência estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco é oferecer suporte aos pedagogos e futuros pedagogos que atuam nos últimos anos da Educação Infantil, com ênfase em crianças de 4 e 5 anos, para que possam ensinar as Artes de maneira mais eficaz. O artigo estabelece uma conversa entre a BNCC e a metodologia de Almeida (2019), reconhecendo a Dança como uma área essencial na formação integral dos estudantes. Nesse processo, articulou-se com as ideias de pedagogos como Anísio Teixeira, Larrosa, Malaguzzi, Moran, Paulo Freire e Rosa, além de filósofos como Merleau-Ponty, Ramose, Noguera e Dewey, que refletem questões relacionadas ao corpo, à experiência e à educação. A partir dessas interações, o artigo propõe aulas focadas no desenvolvimento da acuidade corporal das crianças, em consonância com os campos de experiência da BNCC. A prática pedagógica sugerida culmina na exemplificação de uma composição coreográfica, demonstrando como essas abordagens podem contribuir para uma alfabetização mais eficaz e para a realização da proposta de uma educação integral, fundamentada na aprendizagem como uma experiência transformadora.
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