A relação entre o Ensino da Dança e a BNCC: saber corporal na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488462

Palavras-chave:

BNCC, Corpo, Dança, Educação infantil, Metodologia

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o ensino da Dança na Educação Infantil, a partir de uma sistematização voltada para o desenvolvimento da acuidade corporal, conforme a proposta de Almeida (2019). A Dança é abordada como uma expressão artística central, que coloca o corpo como protagonista e se aplica aos cinco campos de experiência estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco é oferecer suporte aos pedagogos e futuros pedagogos que atuam nos últimos anos da Educação Infantil, com ênfase em crianças de 4 e 5 anos, para que possam ensinar as Artes de maneira mais eficaz. O artigo estabelece uma conversa entre a BNCC e a metodologia de Almeida (2019), reconhecendo a Dança como uma área essencial na formação integral dos estudantes. Nesse processo, articulou-se com as ideias de pedagogos como Anísio Teixeira, Larrosa, Malaguzzi, Moran, Paulo Freire e Rosa, além de filósofos como Merleau-Ponty, Ramose, Noguera e Dewey, que refletem questões relacionadas ao corpo, à experiência e à educação. A partir dessas interações, o artigo propõe aulas focadas no desenvolvimento da acuidade corporal das crianças, em consonância com os campos de experiência da BNCC. A prática pedagógica sugerida culmina na exemplificação de uma composição coreográfica, demonstrando como essas abordagens podem contribuir para uma alfabetização mais eficaz e para a realização da proposta de uma educação integral, fundamentada na aprendizagem como uma experiência transformadora.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Almeida, Universidade de Brasília

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Pós-doutorado em Artes na Universidade de Brasília (UnB); Pós Doutorado em Dança na Universidade do Quebec em Montréal (UQAM); PhD em Estética e Ciência da Artes (Filosofia da Arte/Dança) Universidade Panthéon Sorbonne Paris 1; Master em Estética e Ciência das Artes (Filosofia da Arte/Dança) pela Universidade Panthéon Sorbonne Paris 1; Mestrado em Artes/Dança pela Universidade de Brasília; Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Brasília; Bacharelado em Dança pela Universidade Panthéon Sorbonne Paris 4. Tem EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL no ensino básico e médio do sistema educacional brasileiro e no ensino de graduação, mestrado e doutorado do sistema educacional do Brasil, Canadá e França. ATUA nos seguintes temas: Artes; Filosofia Estética com ênfase em Artes Performativas; Processos pedagógicos filosóficos e inclusivos no ensino da dança para pessoas cegas; Educação Estética, Processos Pedagógicos para o ensino das Artes.SE INTERESSA pelas artes do corpo: pelos afetos plásticos do corpo visto na Artes Performativas, as interfaces corpo/obra artística e o conhecimento sensível que emerge da Arte; e Filosofia Pedagogica. SUA PESQUISA VERSA SOBRE: Teoria e Crítica da Arte - Estética (Filosofia da Arte, com ênfase em Artes performativas); Composição Coreográfica; Acuidade Corporal; Autonomia do Corpo Expressivo; Plasticidade Corporal; Saber Sensível, Inclusão de pessoas cegas na arte vivas, Educação Estética, Processos Pedagógicas no ensino das Artes. ATUOU como Professora Pesquisadora Convidada pela FMSH ( Fundation Maison Science de lHome), na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) em Paris (França) e na Université Franche-Comté em Besançon (França). É sócia efetiva da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Integra do Banco de Avaliadores do INEP para Cursos de Graduação e IES. ATUALMENTE está cadastrada como Professora Colaboradora no PPG-ProfArtes-UnB, onde ORIENTA projetos voltados para linha de pesquisa PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO EM ARTES.

Izabel Napoleão, Universidade de Brasília

Licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBITI) do CNPq cuja pesquisa foi inserida como parte da tese de doutorado da Dra Isa Sara Rêgo e os resultados desta, apresentados no 7 Simpósio Hipertexto de Educação e Tecnologia, com trabalho autoral publicado no anal 2017 deste evento. Fez cursos de aperfeiçoamento em Jazz, Balé Clássico, Dança contemporânea e Danças Urbanas em academias como Raça (SP) e Angel Vianna (RJ). É professora de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança terapia no Instituto Ser Humano de Psicologia, como parte do tratamento de pacientes psiquiátricos. Foi professora, co-produtora e bailarina da Rodrigo Cruz Cia de Dança, bailarina e auxiliar de produção da Cia Meraki. Desde 2018 desenvolve um estudo metodológico voltado para o resgate da autonomia estudantil na Educação Básica com aulas de dança. Este trabalho, juntamente com a pesquisa iniciada em 2019 acerca da formação de um pensamento crítico e a relação do ser consigo, com o outro e com o meio e suas reverberações terapêuticas como práticas meditativas e de improvisação dentro do ensino da Dança compõem suas áreas de trabalho e estudo atuais. É mestranda do Programa de Pós- graduação profissional em Artes (ProfArtes) da UnB. Também é professora de Artes da Secretaria de Educação, no ensino regular da Educação Básica desde 2022 e aplica seus estudos de preparação para o Estado de Evidência nas Eletivas do Novo Ensino Médio.

 

Maria do Carmo Nery, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia e Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006/ 2020). Especialista em Educação Especial para a escola Inclusiva. Em conclusão do curso de Mestrado em Artes na Universidade de Brasília -UNB. Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Distrito Federal, desde 1999. Tem experiência na área de Educação e Direito.

 

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Almeida, M. S. de, Napoleão, I., & Nery, M. do C. (2025). A relação entre o Ensino da Dança e a BNCC: saber corporal na Educação Infantil. Educação, 50(1), e58/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644488462