Educação de Jovens e Adultos e a Formação inicial de pro-fessores: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485979

Palavras-chave:

Formação docente, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo discute sobre formação inicial de professores e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve como objetivo geral analisar os Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de licenciatura - de duas universidades do Distrito Federal, sendo uma pública e outra privada, com o ensejo de compreender que formação os futuros professores estão recebendo para atuarem na modalidade. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica (com base em Assis, 2018; Curado-Silva, 2018; Laffin, 2018; Ventura, 2012, entre outros) e documental para o levantamento dos dados, que possibilitaram observar que na Universidade de Brasília, o curso de Pedagogia oportuniza aos futuros professores uma formação para atuarem na EJA, diferentemente dos dois outros cursos analisados. Em relação à Universidade Católica de Brasília, constatou-se que apenas o PPC de Pedagogia teve essa preocupação, ainda que de forma incipiente. Observa-se, de maneira geral, que os cursos de licenciatura não têm conferido a atenção necessária à formação de professores para atuarem na modalidade, o que traz consequências para o processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Marli Vieira Lins de Assis, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2000), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente, é professora do Centro Universitário IESB - Ceilândia (DF) e da Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alfabetização de Jovens e Adultos e formação docente.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Coordenadora do GT-08 - Formação de professores da Anped. Faz parte do Conselho Nacional da IGS - Internacional Antonio Gramsci Society (Gestão 2022-2024). Membro da Diretoria ampliada da Anfope. Pesquisadora Produtividade do CNPq. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

Assis, M. V. L. de, & Silva, K. A. C. P. C. da. (2025). Educação de Jovens e Adultos e a Formação inicial de pro-fessores: desafios e possibilidades. Educação, 50(1), e37/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644485979

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