As percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644461367Palavras-chave:
Sujeitos da EJA, Mediações Pedagógicas, Materiais Didáticos.Resumo
O presente trabalho visa realizar uma articulação teórica sobre as percepções acerca dos sujeitos da EJA e a elaboração de materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A aproximação trazida neste artigo é um desdobramento de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo identificar os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e que versam sobre os sujeitos estudantes. A partir desse levantamento, outros diálogos se tornaram possíveis e se estruturaram como questão para as reflexões aqui promovidas: como as percepções sobre os sujeitos estudantes, influenciam na escolha e/ou produção dos materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas na EJA? A articulação teórica apresentada no artigo permitiu perceber que o entendimento sobre os sujeitos com os quais se trabalha na Educação de Jovens e Adultos e a compreensão de como jovens e adultos aprendem, influencia não apenas na escolha, como na produção e nas políticas de distribuição de materiais didáticos que corroboram com uma percepção sobre os sujeitos.
Referências
ANACLETO, Érica Alessandra F.; LADEIRA, Wânia Terezinha. Falar de mim é fácil, difícil é ser Eu: Estratégias discursivo-interacionais de Construção de Identidades por Alunos de EJA no Orkut. Gláuks. v. 10 n. 1 p. 153-176, Locus-UFV, 2010. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/18068/1/artigo.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.
BANDEIRA, Denise. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. IESDE-Brasil, S.A, 2009. Disponível em: www2.videolivraria.com.br/pdfs/24136.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.
BRASIL, Conselho Nacional Educação/Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394, Presidência da República, dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: ag. 2020.
CARVALHO, Rosângela Tenório de. O discurso curricular intercultural na Educação de jovens e adultos e a produção de subjetividades. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2012, Vol.38(1), pp.47-61. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28325/30182. Acesso em: 07 abr. 2018.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CONZATTI, Fernanda de Brito Kulmann.; DAVOGLIO, Tárcia Rita. Estado de conhecimento da pesquisa acadêmica sobre o aluno adulto da educação de jovens e adultos (2011-2014). Revista Educação Por Escrito, Vol.7(1), p.59-73, 2016,. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/21385/14619. Acesso em: 07 abr. 2018.
DURAND, Olga. Celestina. da Silva. FURINI, Dóris Regina Marroni. SANTOS, Pollyana dos. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, espaços e múltiplos saberes. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Florianópolis: Ufsc, 2011. p. 158-245.
ESTÈVÃO, Carlos Vilar. Educação de Juventudes: o lugar da escola nas representações dos jovens. Impulso, Piracicaba. Vol. 17 (42), p. 11-19, 2006.
FÁVERO, Osmar. Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 39-62, jan./abr. 2007.
FIORENTINI, Dario.; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
FERREIRA, Andresa Aparecida; MARTINELLI, Selma de Cássia. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar. Educação: Teoria e Prática, Vol.26 (52), p.312-331, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/7670. Acesso em: 07 abr. 2020
FURINI, Dóris Regina Marroni. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam: os sujeitos jovens e a EJA. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao - PPGE, Vol.14 (29), pp.443-476, 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1459/820 Acesso em: 07 abr. 2020.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 5 ed. Cortez: São Paulo. Instituto Paulo Freire, 2002.
GROPPO, Luis Antonio. Teorias pós-críticas da juventude: juvenilização, tribalismo e socialização ativa. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Ninez y Juventud, Vol.13(2), p.567(13), 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v13n2/v13n2a02.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.
HADDAD, Sérgio (Coord.). O Estado da Arte das Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a produção discente da pós-graduação em educação no período de 1986- 1998. São Paulo: Ação Educativa, 2000. Disponível em: www.bibliotecadigital.abong.org.br/bitstream/handle/11465/1779/40.pdf?sequence=1&isAllowed=yAcesso em: 07 abr. 2020.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. O conhecimento escolar, suas mediações e as atividades de ensinar e aprender. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
MARQUES, Denise Travassos.; PACHANE, Graziela Giusti. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de
EJA. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Vol.36(2), pp.475-490, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28243/30077. Acesso em: 07 abr. 2020.
MELLO, Paulo Eduardo Dias de. Um novo olhar sobre a produção didática da EJA: as produções do meio escolar. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Vol. 1, nº 1, 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/246. Acesso em: 24 mar. 2020.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. N.12, Set/Out/Nov/Dez, p. 59-73, 1999.
RIEGER, Marlise; ALEXANDRE, Ivone de Jesus. Educação de jovens e adultos: o retorno das mulheres à escola. Eventos Pedagógicos, 01 December 2011, Vol.2(2). Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/412/242. Acesso em: 07 abr. 2020.
SANTOS, Pollyana dos; SILVA, Gabriela da. Os Sujeitos da EJA nas Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Educação e Realidade. v. 45, n. 2, Porto Alegre, 2020. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362020000200604&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021
SARTORI, Anderson. Legislação, políticas públicas e concepções de educação de jovens e adultos. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Educação de jovens e adultos na Diversidade. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. p. 12-125.
SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza; SATO, Michèle Tomoko; MELLO, Geison Jader; CAMPOS, Arnaldo Gonçalves de. Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso do IFMT. Educação e Realidade, Vol.42 (2), p.605-627, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55385. Acesso em: 07 abr. 2018.
SILVA, Janine Marta Pereira Antunes da. O ethos discursivo do aluno da Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem acerca da identidade dos alunos do 1º e 2º segmento da EJA de uma instituição de ensino da rede municipal de Betim. Revista Memento, V.6, n.2, jul.-dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/2685/pdf_71. Acesso em: 07 abr. 2018.
SOUZA, Carmen Rosane Segatto e Souza; AZAMBUJA, Guacira de;
PAIXÃO, Sílvia de Oliveira. Rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos - EJA: prática de inclusão ou exclusão? Revista Iberoamericana de Educación, Vol. 59, Nº. Extra 2, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4051789. Acesso em: 07 abr. 2018.
SOUZA, Emanuelle de Oliveira; REIS, Rosemeire. Juventudes na EJA: contradições entre suas conquistas como sujeito de direito e os silenciamentos nos espaços escolares. HOLOS, Ano 33, Vol. 03, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5747. Acesso em: 07 abr. 2020.
TAKEUCHI, Márcia Regina. Análise Material de Livros Didáticos para Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado), PUC São Paulo, São Paulo, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________