As percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461367

Palavras-chave:

Sujeitos da EJA, Mediações Pedagógicas, Materiais Didáticos.

Resumo

O presente trabalho visa realizar uma articulação teórica sobre as percepções acerca dos sujeitos da EJA e a elaboração de materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A aproximação trazida neste artigo é um desdobramento de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo identificar os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e que versam sobre os sujeitos estudantes. A partir desse levantamento, outros diálogos se tornaram possíveis e se estruturaram como questão para as reflexões aqui promovidas: como as percepções sobre os sujeitos estudantes, influenciam na escolha e/ou produção dos materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas na EJA? A articulação teórica apresentada no artigo permitiu perceber que o entendimento sobre os sujeitos com os quais se trabalha na Educação de Jovens e Adultos e a compreensão de como jovens e adultos aprendem, influencia não apenas na escolha, como na produção e nas políticas de distribuição de materiais didáticos que corroboram com uma percepção sobre os sujeitos.

Biografia do Autor

Pollyana dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Guarapari. Atua como docente no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Campus Vitória. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal De Santa Catarina

Graduação em Pedagogia, pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da UFSC no PPGE/UFSC Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e EJA (UFSC/UNEB) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA – EPEJA. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas. Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de EJA. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos.

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC, Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Professora da UFPR, do PPGE, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. PPGE - Mestrado Profissional. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere – Paz e não violência. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo - UNIRIO Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Membro da Comissão Permanente para Elaboração, Implementação e Implantação da Política Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal do Paraná. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas. Vice Coordenadora do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

Santos, P. dos, Laffin, M. H. L. F., & Haracemiv, S. M. C. (2021). As percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Educação, 46(1), e33/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644461367

Edição

Seção

Dossiê – Políticas educativas, mediações e educação de jovens e adultos: olhares de resistência - 2021