Educação de Jovens e Adultos e a Formação inicial de pro-fessores: desafios e possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644485979Mots-clés :
Formação docente, Educação de Jovens e AdultosRésumé
Este artigo discute sobre formação inicial de professores e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve como objetivo geral analisar os Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de licenciatura - de duas universidades do Distrito Federal, sendo uma pública e outra privada, com o ensejo de compreender que formação os futuros professores estão recebendo para atuarem na modalidade. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica (com base em Assis, 2018; Curado-Silva, 2018; Laffin, 2018; Ventura, 2012, entre outros) e documental para o levantamento dos dados, que possibilitaram observar que na Universidade de Brasília, o curso de Pedagogia oportuniza aos futuros professores uma formação para atuarem na EJA, diferentemente dos dois outros cursos analisados. Em relação à Universidade Católica de Brasília, constatou-se que apenas o PPC de Pedagogia teve essa preocupação, ainda que de forma incipiente. Observa-se, de maneira geral, que os cursos de licenciatura não têm conferido a atenção necessária à formação de professores para atuarem na modalidade, o que traz consequências para o processo de ensino e de aprendizagem.
Références
ASSIS, Marli Vieira Lins de. Letramentos e identidades sociais: uma proposta et-nográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol (Cei-lândia – DF). 2018. 293 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BARCELOS, Valdo. Formação de Professores para Educação de Jovens e Adul-tos. 2a. ed. Vozes, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curri-culares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - licenciatura. Dispo-nível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Edu-cação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 de maio de 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licencia-tura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licencia-tura) e para a formação continuada. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA . Acesso em: 20 de maio de 2023.
DI PIERRO, Maria Clara; & GALVÃO, Ana. Maria. Preconceito contra o analfabeto. Cortez,2007.
DISTRITO FEDERAL.Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/10/Diretrizes-EJA-2a-edicao-marco-2021.pdf . Acesso em: 26 de ago. de 2023.
DISTRITO FEDERAL. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. Universidade Católica de Brasília, 2010.
DISTRITO FEDERAL. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Universidade Católica de Brasília, 2018.
DISTRITO FEDERAL . Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. Uni-versidade Católica de Brasília, 2021.
DISTRITO FEDERAL. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Universidade de Brasília. 2018.
DISTRITO FEDERAL. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. Univer-sidade de Brasília, 2019.
DISTRITO FEDERAL. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. Universidade de Brasília, (s.a).
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra,1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educa-tiva. Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educa-tiva. Paz e Terra,2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2011.
GALLAHUE, David; & OZMUN, John. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. Phorte Editora, 2005.
GARCIA, Regina Leite (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática.6. ed. Cortez, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 4a. ed. Atlas, 2008.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Agência de Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37089-em-2022-analfabetismo-cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste. Acesso em: 20 de maio de 2023.
KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado de Letras, 1995.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Formação Inicial de Educadores no Campo da Educação de Jovens e Adultos: espaço de direito e de disputas. Revis-ta Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 1(1), 53–71. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5228. Acesso em: 20 de maio de 2023.
PICONEZ, Stela Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. Papirus, 2002.
REIS, Renato Hilário. A Constituição do Ser Humano amor, poder, saber na edu-cação de jovens e adultos. Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.9a ed. Autores associados, 2005.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Mercado das Letras, 2018.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Projetos em disputa na defini-ção das políticas da formação de professores para a educação. Revista Práxis Educacional, 17(46), 89-104. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8918/5835. Acesso em: 20 de maio de 2023.
SOARES, L. (Org.).Educação de jovens e adultos: O que revelam as pesquisas? Autêntica, 2011.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no de-senvolvimento, na etnografia e na Educação (M. Bagno, Trad.). Parábola Editorial, 2014.
VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, 21(37), 71-82. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458/398 . Acesso em: 20 de maio de 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

