Situação educacional das jovens em privação de liberdade: retrato do fosso social brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469831

Palavras-chave:

Medida socioeducativa, Jovens, Gênero, Educação

Resumo

A educação é um direito social previsto pela Constituição Federal/88 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. É considerada um importante instrumento para a construção da cidadania e o desenvolvimento humano. Para as jovens em privação de liberdade, esse direito também está previsto nas diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE. Embora o Estado oferte o acesso à educação, essa entrada tem se dado de forma massificada e com baixo investimento, principalmente na educação básica. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil educacional das jovens em privação de liberdade no estado de Minas Gerais, associado aos fatores socioeconômicos que impactam na escolaridade, tais como renda, escolaridade materna e raça/cor. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, no qual foram analisados dados referentes a 207 jovens internadas no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. As variáveis selecionadas para este estudo foram a escolaridade, escolaridade da mãe, cor/raça, trabalho, idade de admissão e renda familiar. Os dados apresentados demonstram que a maioria das jovens se encontrava na faixa etária de 16 anos quando foram admitidas no sistema socioeducativo, encontravam-se evadidas da escola, com defasagem escolar de 3 a 5 anos, se declararam de cor não branca, não dispunham de vínculos formais de trabalho e a renda familiar média era cerca de R$1.520,53. O perfil socioeconômico tem impactado de forma significativa a trajetória educacional dessas jovens. Tais desigualdades estão atreladas ao acesso restrito aos direitos que podem contribuir para o desencadeamento de desfechos que culminam na privação de liberdade.

Biografia do Autor

Luciana Assis Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais - Programa Gestão de Cidades - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós doutorado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS- Nova da Universidade Nova de Lisboa (2022). Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Sociais, Cotidiano e Políticas Públicas - NEOPolis. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG e do Programa de Mestrado em Estudos da Ocupação - EEFFTO/UFMG.

Tatiana Maria Marques Tironi, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Estudos da Ocupação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Especialista em Práticas socioeducativas pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui especialização de Terapia Ocupacional em Gerontologia (2007). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é analista executivo de defesa social - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e diretora geral do Centro de Internação Provisória São Benedito

Naiara De Oliveira Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais(2021) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Amélia Santana Barbosa(2010). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Referências

ARRUDA, Jalusa Silva de. “Para ver as meninas”: um estudo sobre as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na CASE/ Salvador. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo), Universidade Federal da Bahia, 2011.

BARROS, Ricardo Paes de; HENRIQUES, Ricardo; MENDONCA, Rosane S. Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 15, n.42, p. 123-142, 2000.

BASSETO, Camila Fernanda. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. R. bras. Est. Pop., v.36, 1-18, e0077, 2019.

BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 34, n. 02, p. 157-168, jul, 2012.

BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Lei nº 6.697 de 10 de outubro de 1979: Institui o Código de Menores, 1979.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Assembleia Constituinte, 1988.

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de Julho de 1990: dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul, 1990.

BRASIL. Lei 12.594 de 18 de Janeiro de 2012: institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; [...]. Diário Oficial da União, Brasília, jan, 2012.

BRASIL. Lei 12.852 de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, Brasília, ago, 2013.

BRASIL. Dos espaços aos direitos: a realidade da ressocialização na aplicação das medidas socioeducativas de internação das adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei nas cinco regiões. Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2015.

BRASIL. Levantamento anual SINASE 2017. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2020. Brasil. Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a “desfiliação”. CADERNO CRH, Salvador, n. 26/27, p. 19-40, jan/dez, 1997.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Tradução de Sonia Taborda. Sociologias, Porto Alegre, RS, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul/dez, 2002.

COSTA, Luciana Assis.; VIEIRA, Gabriela; REIS, Adriene; ROCHA, Daniete Fernandes. O cotidiano de jovens antes de cumprirem medidas socieducativas de internação: vivências ordinárias que tangenciam a inserção no tráfico. In: Izabel Christina Friche Passos; Cláudia Maria Filgueira Penido. (Org.). Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes. 1ed. São Paulo: Zagodoni Editora, v. 1, p. 266-284, 2017.

FERREIRA, Nara Torrecilha. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.27, n.104, p. 476-498, jul/set, 2019.

FILHO, Raimundo Barbosa Silva; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, v. 8, p. 35-48, 2017.

FREITAS, Lorena. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Colaboração de André Grillo et al. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 281-304, 2009.

GERMANO, Idilva Maria Pires; MONTEIRO, Rebeca Áurea Ferreira Gomes; LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcante. Criminologia Crítica, Feminismo e Interseccionalidade. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n.2, p. 27-43, 2018.

HECKERT, Ana Lúcia Coelho; ROCHA, Marisa Lopes da. A maquinaria escolar e os processos de regulamentação da vida. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. spe, p. 85–93, 2012.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, ISSN 1516-3296; n. 43)

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2018. Brasília: MEC, 2019.

JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: esteriótipos, silenciamento e invisibilização. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 34, p. e167901, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2012.

LONGO, Flávia Vitor; VIEIRA, Joice Melo. Educação de mãe para filho: fatores associados à mobilidade educacional no Brasil. Educação & Sociedade (Impresso), v. 38, p. 1051-1071, 2017.

MADEIRA, Zelma; GOMES, Daiane Daine de Oliveira. Persistentes desigualdades raciais e resistências negras no Brasil contemporâneo. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE, v. 1, p. 463-479, 2018.

MARCASSA, Luciana Pedrosa; DALMAGRO, Sandra Luciana. Juventude pobre e a relação com a escola: entre esperança e desilusão. Revista Cocar, v. 15 (32), p. 1-25, 2021.

MENUCCI, Clarissa Gonçalves; CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira. Entre monstros e vítimas: a coerção e a socialização no Sistema Socioeducativo de Minas Gerais. Serv. Soc. Soc. (107). set, 2011.

FERRARI, Márcio. Michel Foucault - Um crítico da instituição escolar. Revista Nova Escola, São Paulo, edição especial 10, 2008.

MINAS GERAIS. Subsecretaria de Atendimento às medidas socioeducativas- SUASE. Metodologia de atendimento da medida socioeducativa de internação. Belo Horizonte, 2012/2013.

NOGUEIRA, Fábio. Governo Temer como restauração colonialista. Le Monde Diplomatique Brasil, Rio de Janeiro, p. 4-5, 9 jan, 2017.

NUNES, Heloanny Araújo de Morais. Meninas encarceradas: a educação escolar das adolescentes do centro de atendimento socioeducativo (CASE/ GOIÂNIA). 2018.152f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Índice de bem-estar urbano. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/ibeu/. Acesso em: 07 jul, 2021.

OLIVEIRA, Júlia Galiza de. A concepção socioeducativa em questão: entre o marco legal e limites estruturais à concretização de direitos do adolescente. 2010.114f. Dissertação. (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.

OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; COSTA, Daniela Lemos Pantoja; CAMARGO, Carolina Knihs de. Infração juvenil feminina e socioeducação: um enfoque cultural e de gênero. Rio de Janeiro: Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 72-92, 2018.

ONU - Organização das Nações Unidas. Além do rendimento, além das médias, além do presente: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT. Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017. Global Employment Trends for Youth 2017: Paths to a better working future. International Labour Office – Geneva: ILO, 2017.

PAIVA, Vanilda. Violência e pobreza: a educação dos pobres. In: ZALUAR, Alba (org.). Violência e educação. São Paulo, 1992 apud SPOSITO, Marília Pontes. A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 161-178, 1993 (editado em nov. 1994).

PASCHOAL, Izabela Palma. Mobilidade intergeracional de educação no Brasil. 76f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

POCHMANN, Marcio; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil: embates do início do século XXI. Educação e sociedade, v. 37, p. 1241-1267, 2016.

RIBEIRO, Marcelo Gomes. Desigualdades urbanas e desigualdades sociais nas metrópoles brasileiras. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 198-230, 2016.

RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; KOSLINSKI, Mariane Campelo. A cidade contra a escola? O caso do município do Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 4, n. 8, p. 351-378, 2009.

RIZZINI, Irene. Crianças e menores: do pátrio poder ao pátrio dever. Um histórico da legislação para a infância no Brasil. In: A Arte de Governar Crianças: a história das políticas sociais e da assistência à infância no Brasil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Elen Alves Dos; LEGNANI, Viviane Neves. Construção Social do Fracasso Escolar das Adolescentes em Conflito com a Lei. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 39, p. 1-12, 2019.

SANTOS, Janaína H. dos. As meninas no sistema socioeducativo. 2008.203f. Dissertação. (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

SCHERER, Giovane Antonio; NUNES, Cintia Florence; SANTOS, Camila Bassôa; CHIMINI, Leticia. A precarização das relações de trabalho e a inserção laboral dos jovens no tráfico de drogas. In: XXIV ENEP - Encontro Nacional de Economia Política, Vitória – ES, v. 1. p. 01-21, set, 2019.

SOUZA, Jessé. Senso Comum e Justificação da desigualdade. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Colaboração de André Grillo et al. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 41-48, 2009.

SOUZA, Larissa Barros; PINTO, Maria Paula Panúncio; FIORATI, Regina Célia. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cad. Bras. Ter. Ocup. v.27 n.2 São Carlos, abr/jun, 2019.

SOUZA, Luís Antônio Francisco de; TEIXEIRA, Joana D’Arc; GONÇALVES, Rosângela Teixeira Meninas confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, v. 10, p. 01-20, 2014.

SPOSITO, Marilia Pontes. A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. São Paulo: Departamento de Sociologia, FFLCH-USP, v. 5, n. 1-2, 1993, editado em 1994.

TAKEITI, Beatriz Akemi. et. al. Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública: um debate sobre Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro. Educação em Foco, ano 23, n. 41, set/dez, p. 168-189 | e-ISSN-2317-0093 | Belo Horizonte (MG), 2020.

TIRONI, Tatiana Maria Marques. Círculo restaurativo em uma unidade feminina: relato de experiência. In: Socioeducação no Brasil: Intersetorialidade, desafios e referências para o atendimento. Org. FERNANDES, Maria Nilvane; COSTA, Ricardo Peres da. Editora Nova Práxis, Curitiba, vol. 4, 2019.

VASCONCELOS, Joyciane Coelho; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; ROCHA, Leonardo Andrade; KHAN, Ahmad Saeed. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), p. 1-25, 2020.

VAZ, Daniela Verzola. Background familiar, retornos da educação e desigualdade racial no Brasil. Cad. Pesqui. 50 (177), jul/set, 2020.

VELOSO, Ana Carolina G. Pinto. Como a escola é vista pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. 2014.100f. Dissertação. (Pós-Graduação em educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Costa, L. A., Tironi, T. M. M. ., & Souza, N. D. O. . (2025). Situação educacional das jovens em privação de liberdade: retrato do fosso social brasileiro. Educação, 50(1), e111/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644469831

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)