Uma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443534Palavras-chave:
Programa de contraturno escolar, Implementação, DiscursoResumo
Os programas de contraturno desenvolvidos nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG, mais especificamente, os Programas Escola Integrada e Segundo Tempo interagem com a dinâmica escolar e, por vezes, provocam justaposição na concretização de suas ações. O objetivo deste estudo foi investigar a implementação desses programas por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A técnica de coleta foi a entrevista com coordenadores dos programas, pais, estudantes e educadores. A pesquisa baseou-se no ciclo de política e estudos do discurso para refletir as práticas políticas e sociais desenroladas na dinâmica escolar. Na análise da implementação os vínculos profissionais podem oferecer fragilidades na efetivação da política bem como provocar tensões no universo da gestão local e central dos programas que estruturam o contraturno escolar. Ademais, as concepções dos sujeitos envolvidos impactam nos resultados da política. Nesse sentido, este estudo contribui para as possibilidades de abertura de interpretações dos diversos sujeitos que participam da comunidade escolar oportunizando a autoria das vozes e protagonismo coletivo no caminho da construção de “encontros potentes”.
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