Uma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443534

Palavras-chave:

Programa de contraturno escolar, Implementação, Discurso

Resumo

Os programas de contraturno desenvolvidos nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG, mais especificamente, os Programas Escola Integrada e Segundo Tempo interagem com a dinâmica escolar e, por vezes, provocam justaposição na concretização de suas ações. O objetivo deste estudo foi investigar a implementação desses programas por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A técnica de coleta foi a entrevista com coordenadores dos programas, pais, estudantes e educadores. A pesquisa baseou-se no ciclo de política e estudos do discurso para refletir as práticas políticas e sociais desenroladas na dinâmica escolar. Na análise da implementação os vínculos profissionais podem oferecer fragilidades na efetivação da política bem como provocar tensões no universo da gestão local e central dos programas que estruturam o contraturno escolar. Ademais, as concepções dos sujeitos envolvidos impactam nos resultados da política. Nesse sentido, este estudo contribui para as possibilidades de abertura de interpretações dos diversos sujeitos que participam da comunidade escolar oportunizando a autoria das vozes e protagonismo coletivo no caminho da construção de “encontros potentes”.

Biografia do Autor

Marcília de Sousa Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Professoara Adjunta do curso de Licenciatura em Educação Física - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - UFV-CAF; Doutorado e Pós- doutorado em Estudos do Lazer/UFMG; Vice-líder do Laboratório de Pesquisas em Formação e Atuação Profissional em Lazer (Oricolé); Membro do grupo de pesquisa Estudo do Movimento Hum,ano - UFV/CAF

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorado em Educação pela UFRJProfessor Titular Do Departamento de Educação Física na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO - UFMGProfessor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - UFMG

Luciana Assis Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em SociologiaProfessora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO - UFMGProfessora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - UFMG

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Silva, M. de S., Isayama, H. F., & Costa, L. A. (2021). Uma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo Horizonte. Educação, 46(1), e106/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644443534