Diálogos da Escola com a Juventude: o Programa Ensino Médio Inovador no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437143

Palavras-chave:

Ensino médio, Programa Ensino Médio Inovador, Juventude e educação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI, no Distrito Federal, realizada a partir da Análise de Conteúdo de 581 projetos apresentados por 31 escolas, em 2012, e dos resultados de sua implementação, a partir do curso de extensão intitulado Diálogos da Escola com a Juventude, ocorrido no mesmo ano, na Universidade de Brasília. No que se refere aos projetos, constatou-se que: a) os recursos destinavam-se prioritariamente para atividades extraclasse em disciplinas como Física, Biologia, Química e Matemática; b) não houve vagas para que todos os jovens participassem dos projetos específicos; c) houve parcos recursos para jovens com deficiência, jovens do ensino noturno, para os componentes curriculares Artes, Sociologia e Língua Estrangeira e para as temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Os resultados do curso de extensão apontam para inquietações e expectativas com a implementação do ProEMI no DF, quanto: a) ao jovem e a questão geracional na escola; b) à seleção e permanência dos participantes em projetos; c) ao compartilhamento dos desafios e experiências vivenciados no contexto escolar; d) à organização do tempo na escola, estágios de discentes, projetos em contraturno e o Ensino Médio noturno. Pode-se concluir que houve poucas escolas selecionadas para participar desse programa em 2012 e que a maioria dos projetos apresentados no DF, tidos como inovadores, eram projetos existentes na escola, o que sugere que a adesão ao ProEMI ocorreu a fim de obter financiamento adicional para a realização de ações já desenvolvidas no âmbito das instituições.

Biografia do Autor

Denise Gisele de Britto Damasco, Universidade Católica de Brasilia Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado

Docente do programa de mestrado e doutorado em educaçao da Universidade Católica de Brasília, atuando na disciplina Formação docente em 1/2018 e nas disciplinas de graduação: Iniciação à Pesquisa científica. Obteve mestrado e doutorado em políticas públicas e gestão da educação pela Faculdade de Educaçao da Universidade de Brasilia. Em 2013, fez doutorado sanduiche na Universidade de Montréal com professor Maurice Tardif, no centro de pesquisa intitulado CRIFPE. Trabalhou de 1986 até 2015 como docente de língua francesa, aposentando-se pela Secretaria de Estado de Educaçao do DF. Atuou em 2016 como docente substituta no departamento de Letras e tradução da UnB. Obteve aprovação em concurso público para magistério do ensino superior em 2015 (DOU de 04 de agosto de 2015). Graduação em Letras, licenciatura em francês e em português. Atualmente, preside a Federação Brasileira dos Professores de Francês (gestão 2018/2020) como atividade voluntária na formação de docentes de francês. Recebeu em 2018 a medalha da ordem das Palmes Acadêmiques pelo governo francês pelos serviços prestados à cultura francesa.

Lucélia de Moraes Bassalo, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Professora do PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED / UEPA

Centro de Ciências Sociais e da Educação - CCSE/ Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS 

Sinara Pollom Zardo, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - FE/ UNB

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Damasco, D. G. de B., Bassalo, L. de M., & Zardo, S. P. (2020). Diálogos da Escola com a Juventude: o Programa Ensino Médio Inovador no Distrito Federal. Educação, 45(1), e21/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644437143