Diálogos da Escola com a Juventude: o Programa Ensino Médio Inovador no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644437143Palavras-chave:
Ensino médio, Programa Ensino Médio Inovador, Juventude e educaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados da análise do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI, no Distrito Federal, realizada a partir da Análise de Conteúdo de 581 projetos apresentados por 31 escolas, em 2012, e dos resultados de sua implementação, a partir do curso de extensão intitulado Diálogos da Escola com a Juventude, ocorrido no mesmo ano, na Universidade de Brasília. No que se refere aos projetos, constatou-se que: a) os recursos destinavam-se prioritariamente para atividades extraclasse em disciplinas como Física, Biologia, Química e Matemática; b) não houve vagas para que todos os jovens participassem dos projetos específicos; c) houve parcos recursos para jovens com deficiência, jovens do ensino noturno, para os componentes curriculares Artes, Sociologia e Língua Estrangeira e para as temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Os resultados do curso de extensão apontam para inquietações e expectativas com a implementação do ProEMI no DF, quanto: a) ao jovem e a questão geracional na escola; b) à seleção e permanência dos participantes em projetos; c) ao compartilhamento dos desafios e experiências vivenciados no contexto escolar; d) à organização do tempo na escola, estágios de discentes, projetos em contraturno e o Ensino Médio noturno. Pode-se concluir que houve poucas escolas selecionadas para participar desse programa em 2012 e que a maioria dos projetos apresentados no DF, tidos como inovadores, eram projetos existentes na escola, o que sugere que a adesão ao ProEMI ocorreu a fim de obter financiamento adicional para a realização de ações já desenvolvidas no âmbito das instituições.Referências
ARROYO, Miguel G. Repensar o Ensino Médio: por quê? In: CARRANO, Paulo César; DAYRELL, Juarez; MAIA, Carla Linhares. Juventudes e Ensino Médio. Sujeitos e Currículos em Diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.43-52
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 2ª reimp. da 1ª edição. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSALO, Lucélia Morais; DAMASCO, Denise Gisele de Britto. Gestão Escolar e Juventude. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de Oliveira; ALVES, Fábio José da Costa. (Orgs.). Educação, Diversidade e Inclusão Sociocultural em Diversos Contextos. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.39-52.
BORGES, Lívia Freitas de Fonseca; SILVA, Francisco Thiago. Currículo do ensino médio: um recorte da atual rede pública de ensino do Distrito Federal. In: WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo. Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. p.57-93.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica-SEB. Projeto Fenaceb – Feira Nacional de Ciências da Educação Básica. Brasília, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/denis/Documents/UnB/Artigos/Artigo%20Proemi%202012/Melhores%20Práticas%20no%20EM.pdf . Acesso em: 16 nov. 2016.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11645-10-marco-2008-572787-publicacaooriginal-96087-pl.html
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. O Ensino Médio Inovador. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ensino_medioinovador.pdf. Acesso em: 16 out. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Básico. Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio no Brasil. Resumo Executivo. Brasília, DF, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/denis/Documents/UnB/Artigos/Artigo%20Proemi%202012/Melhores%20Práticas%20no%20EM.pdf. Acesso em 15 nov. 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Programa ensino mé¬dio inovador: documento orientador. Brasília, DF: MEC/SEB, 2011a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9607-documentoorientador-proemi&Itemid=30192
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação. Conselho Deliberativo. Resolução CEB/CD/FNDE no 63, de 16/11/2011 Brasília, DF, 2011b. Disponível em: file:///C:/Users/denis/Documents/UnB/Artigos/Artigo%20Proemi%202012/resolucao_fnde_63_16112011.pdf. Acesso em: 16 de nov. 2016.
BRASIL. Resolução CEB no 02, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 16 de nov. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Relatório de Gestão Consolidado exercício 2013. Brasília. 2014. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15992-relatorio-gestao-exercicio-2013-seb-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília, DF. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Medida Provisória n. 746, de 23 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490. Acesso em 13 de nov. 2016
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, Brasilia, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-norma-pl.html. Acesso em 29 de jan. de 2020
CARNEIRO, Moaci Alves. O nó do Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MARINHO, Andréia Cidade; OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de Ensino Médio. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p.1439-1454, dez., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1439.pdf. Acesso em: 15 nov. 2016.
CORROCHANO, Maria Carla. Trabalho e educação no tempo da juventude: entre dados e ações públicas no Brasil. In: PAPA, Fernanda de Carvalho; FREITAS, Maria Virgínia de (Orgs.) Juventude em pauta: Políticas públicas no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2011. p. 45-72.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo César. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega na escola. In: CARRANO, Paulo César; DAYRELL, Juarez; MAIA, Carla Linhares. Juventudes e Ensino Médio. Sujeitos e Currículos em Diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.101-134.
DUBET, François. Ce qui nous unit. Discriminations, égalité et reconnaissance. Paris: Seuil-La République des Idées, 2016.
FIGUEIREDO, Káttia de Jesus Amim Athayde. Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: O que revelam as intenções de melhoria do Ensino Médio no Brasil – o caso do Distrito Federal. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Brasília: UnB. 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. – 2ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da Educação Básica 2012. Brasília: Inep, 2019.
KRAWCZYK, Nora. Uma roda de conversa sobre os desafios do Ensino Médio. In: CARRANO, Paulo César; DAYRELL, Juarez; MAIA, Carla Linhares. Juventudes e Ensino Médio. Sujeitos e Currículos em Diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.75-100.
KUENZER, Acácia. Ensino Médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. – 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2007. – (Coleção Questões da Nossa Época; vol. 63).
LARA, Graziela Jacynto. “A gente não quer só comida”: estudo da representação dos estudantes sobre o Ensino Médio Inovador. In: WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio. Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. p. 335-369.
LIMA, Luciana Leite; D’ASCENZI, Luciano. Implementação de Políticas Públicas: perspectivas analíticas. In: Revista de Sociologia e Política, v. 21, no 48, dez. 2013. p.101-110.
MOEHLECKE, Sabrina. O Ensino Médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências em novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, vol.17, n.49, Rio de Janeiro, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820120001&. Acesso em: 03 abr. 2013.
MORAES, Cinere Fachin; STECANELA. Nilda. Jovens e o Cotidiano do Ensino Médio: a pesquisa na escola para além de uma curiosidade ingênua. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 1 a 5 de outubro de 2017 – UFMA – São Luiz/MA.
MOTTA, Alda Britto da. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento. Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p. 225-250, Ago. 2010.
OLIVEIRA, Sueli. Professores iniciantes e professores experientes: dificuldades no início da prática docente. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica da ANPed: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13., 2016. Brasília. Anais...Brasília: Universidade de Brasília, ANPed, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwFVVOFw-AJ3eWpRd01ZdFdVMEU/view. Acesso em 20 nov. 2016.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento. Ensino Médio. Caderno 5. Brasília, DF: SEEDF. 2014. Disponível em http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/cur_mov/5_ensino_medio.pdf. Acesso em: 28 de jan. 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Cadernos de matrícula do Distrito Federal 2012. Brasília: SEEDF, 2014. Acesso em: 28 de jan. 2020.
SOUSA, Sandra Zákia Lian; OLIVEIRA, Romualdo Luz Portela de; LOPES, Valéria Virgínia (Orgs). Ensino Médio noturno: democratização e diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/denis/Documents/UnB/Artigos/Artigo%20Proemi%202012/MEC_Ensin_médio_noturno.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2016.
SOUZA, Vânia Lúcia Costa Alves. A CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL: reflexões acerca dos letramentos cartográfico e geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 111-134, jan./jun., 2017.
WELLER, Wivian. Jovens no Ensino Médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: CARRANO, Paulo César; DAYRELL, Juarez; MAIA, Carla Linhares. Juventudes e Ensino Médio. Sujeitos e Currículos em Diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.135-156.
WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio. (orgs). Ensino Médio Público no Distrito Federal. Trabalho Pedagógico e Aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________