Formação continuada de docentes não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: o que revelam as pesquisas no período de 2016 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470660

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Formação Continuada

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, a qual se propõe uma síntese analítica de pesquisas publicadas entre os anos de 2016 e 2021, tendo como foco de investigação a formação de professores não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no que tange a sua formação continuada. Foram inventariadas as produções acadêmicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores “Educação Profissional e Tecnológica” e “Formação de Professores” ou “Formação Docente”. Dezesseis trabalhos compuseram o corpus de análise, com vistas a construir resposta para questão: como a formação continuada de docentes, que atuam na formação profissional da Educação Profissional e Tecnológica, vem sendo discutida nas produções acadêmicas entre os anos de 2016 e 2021? Os resultados apontam que, embora a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica tenha conquistado espaço nas pesquisas dos últimos anos, o tema ainda carece de maiores estudos que discutam a formação continuada e que apontem proposições para a concretização deste tipo de formação no contexto de atuação docente, buscando sua consolidação na rotina das instituições de ensino técnico e profissional.

Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Pedagoga - FaE, UFPel (1996). Especialista em Educação - FaE, UFPel (1998) e em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, com Ênfase em Gestão - IFRN (2020). Mestra em Ensino - PPGCITED, IFSul/CaVG (2017). Doutoranda em Educação - PPGEdu, IFSul/Pelotas. Atuou como Supervisora de Estágio profissional do Curso Normal - formação de professores no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e como professora no Curso Normal de formação de professores, na disciplina de Didática na mesma instituição (2000 - 2014). Atuou como docente de anos iniciais no Colégio Municipal Pelotense. Docente no Curso Normal e Supervisão de Estágio Profissional desta Escola.

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Tunes, E. O. de, & Barreiro, C. B. (2024). Formação continuada de docentes não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: o que revelam as pesquisas no período de 2016 a 2021. Educação, 49(1), e21/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644470660

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