A educação na perspectiva da formação omnilateral e emancipatória: compreensão dos professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467402Palavras-chave:
Educação profissional, Omnilateral, ProfessoresResumo
A perspectiva da formação integral, em sua acepção omnilateral, permeia os principais documentos referenciais para a ação pedagógica das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Ceará, criadas em 2008. Essas escolas ofertam Ensino Médio integrado à Educação Profissional em tempo integral, com o intento de desenvolver, no Estado, conforme consta em seus documentos, novo conceito de educação. A estruturação do corpo docente das EEEPs ocorre mediante processo seletivo, cujas etapas desoneram os candidatos do domínio elementar tanto da acepção omnilateral quanto da formação integral. Atentando-se a essa conjuntura, a seguinte questão norteia o estudo em tela: os professores das EEEPs compreendem o que é educação integral omnilateral e emancipatória? Buscando responder a questão posta, o estudo objetivou investigar a compreensão dos educadores que atuam nessas escolas sobre a educação na perspectiva da formação omnilateral e emancipatória. A pesquisa envolveu, especificamente, os docentes que atuam nas EEEPs da segunda Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 02). Foi utilizado como base metodológica o materialismo histórico-dialético, cotejando o movimento do real em contínua mudança permeada de contradições e relações entre as particularidades e singularidades constituindo a totalidade. As respostas aos questionamentos levantados apontam para a necessidade de abordagens que explicitem a perspectiva da educação omnilateral, que envolvam planejamento de práticas interdisciplinares e possibilidades de efetivação da integração entre conhecimentos gerais e específicos, além de conhecimentos referentes à Educação Profissional em termos de fundamentos e legislação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – Documento Base. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 3/2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 nov. 2018. Seção 1, p. 49.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CAMPELLO, Ana Margarida. Dualidade Educacional. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009.
CEARÁ. Governo do Estado do Ceará. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Educação Profissional. Relatório de Gestão “O pensar e o fazer da educação profissional no Ceará – 2008 a 2014”. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Educação Profissional. – 1. ed. – Fortaleza: Secretaria da Educação, 2014.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, n. 49 jan.-abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/nDS3v6XBFdjG3jQGLRk687m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 28 jun, 2021.
DECRETO Nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 12 de dezembro de 2007.
DECRETO Nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 23 de julho de 2004.
DECRETO LEI Nº 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, série 2, Ano XI, nº 245, 23 dez. 2008.
DELLA FONTE, Sandra Soares Della. A formação humana em debate. Educ. Soc., Campinas, n. 127, p. 379-395, abr.-jun. 2014.
FERRETTI, Celso João. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, vol.7, suplemento 1, p. 105-128, 2009.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo (Vol. 2, 2 ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
ICE. Manuel Operacional. Modelo de gestão-Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE). Recife-PE, 2004.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 13. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a liberdade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. O Capital (crítica da economia política). Livro 1, Vol. 1. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1968.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 5 ed. Ampl. - São Paulo: Cortez, 2016.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci. 2016.
NOSELLA, Paolo. Ensino médio: unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.60, p.121-142, jan./mar. 2015.
SANTOS, Magda Gisela Cruz. A categoria de formação omnilateral em Marx e o trabalho enquanto princípio educativo, 2005. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Magda%20Gisela%20Cruz%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Universidade Estadual de Campinas, n.34, p.152-180, jan./abr. 2007.
SILVA, Monica Ribeiro da; COLONTONIO, Eloise Médice. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias. Revista Brasileira de Educação. Fundação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n. 58, p.611- 628, jul./set. 2014.
SOUSA JUNIOR, Justino de. Omnilateralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________