Transição escolar e evasão no ensino médio integrado dos institutos federais: contribuições da psicologia histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644493625

Palavras-chave:

Transição escolar, Evasão escolar, Desenvolvimento humano

Resumo

O problema da evasão e da permanência escolar nos institutos federais tem sido um dos principais desafios para a democratização do ensino oferecido pela rede federal. Este artigo tem o objetivo de contribuir para a elucidação desse problema, mais especificamente no ensino médio integrado dessas instituições, a partir de contribuições da psicologia histórico-cultural e de autores do campo educacional. Dados oficiais demonstram que cerca de um terço dos estudantes dessa modalidade de ensino não conclui seus estudos nessas instituições. Argumenta-se a necessidade de compreender o fenômeno da transição escolar como um importante aspecto que afeta a trajetória escolar, bem como a permanência ou a evasão dos estudantes. A análise procura esclarecer as relações entre desigualdade social, desenvolvimento psicológico, transições escolares e evasão escolar, destacando a natureza dialética dessas relações. Conclui-se pela necessidade de avanço na discussão teórica a respeito das mediações sociais e institucionais nos processos de transição escolar, assim como pelo aprimoramento das políticas e das práticas de permanência estudantil, considerando a questão da transição escolar como um dos fatores explicativos da evasão escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira Câmara, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia (2013) e mestrado em Psicologia (2016) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Cursa atualmente o doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara.  Foi professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Carangola e professor do curso de Psicologia da Faculdade Vértice - UNIVERTIX. Desde 2020 atua como Psicólogo Escolar do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no campus de São João Evangelista.

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Nascido na cidade de São Paulo, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o título de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nessa universidade obteve, em 1999 o título de Livre-Docente e em 2009 foi nomeado para o cargo de Professor Titular. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado, com bolsa da CAPES, no Ontario Institute for Studies in Education (OISE) na Universidade de Toronto, Canadá. De agosto de 2011 a julho de 2012 foi pesquisador visitante, com bolsa da CAPES, Centre for Social and Political Thought (CSPT), Universidade de Sussex, Brighton, Inglaterra. De setembro de 2019 a março de 2020 foi pesquisador visitante no Institute for the Humanities, Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá, tendo recebido bolsa da FAPESP para o período de novembro/2019 a fevereiro/2020. Desde 1996 suas pesquisas têm sido apoiadas pelo CNPq na forma de bolsa de produtividade em pesquisa. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta com pesquisadores de várias universidades brasileiras. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2 edição em 2021); Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie (2021) em coautoria com Dermeval Saviani; A Individualidade Para Si (3 edição em 2013), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (5 edição, 2011); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (Org.; 2 edição em 2012); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte;. Suas pesquisas em andamentos são: 1) Relações entre conhecimento objetivo, posicionamento ético-político e desenvolvimento dos indivíduos nas concepções de currículo da pedagogia histórico-crítica e da teoria do conhecimento poderoso (powerful knowledge). 2) Arte e formação humana em Lukács e Vigotski; 3) A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas.

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão

Psicólogo (FEA), Mestre e Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Entre os anos 2014 e 2022, atuou como Professor e Supervisor de Estágios em Psicologia Escolar e Psicologia do Esporte na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); foi Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/Unoeste) e ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia educacional do esporte; políticas educacionais e formação de professores.

Referências

ABRANTES, Angelo Antonio; EIDT, Nadia Mara. Psicologia histórico-cultural e a atividade dominante como mediação que forma e se transforma: contradições e crises na periodização do desenvolvimento psíquico. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 1-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51694

ABRANTES, Pedro. Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: transições e desigualdades na educação básica. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 60, p. 33-52, 2009. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/1620. Acesso em: 10 ago. 2025.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 137, p. 5, 20 jul. 2010.

BRASIL. Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024. Institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 5-7, 4 jul. 2024a.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Taxas de Rendimento Escolar: Censo da Educação Básica 2023. Brasília: MEC, Inep, 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-rendimento-escolar. Acesso em: 10 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 2024 (ano base 2023). Gov.br, Brasília, 2024c. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 10 ago. 2025.

CUNHA, Jessica de Almeida. Entre pontes e abismos: a transição do ensino fundamental para o ensino médio integrado sob o olhar de alunos ingressantes. 2022. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2022. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/871. Acesso em: 10 ago. 2025.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, p. 770-789, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742011000300007

DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v. 7, n. 1-2, p. 17-50, 1996. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771996000100002. Acesso em: 10 ago. 2025.

DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699

DUARTE, Newton; DUARTE, Elaine Cristina Melo. Função social da escola: a socialização do conhecimento objetivo como compromisso político. In: CHRAIM, Amanda Machado; PEDRALLI, Rosângela; DIAS, Sabatha Catoia (org.). O desenvolvimento da consciência na formação de professores: enfoque no trabalho escolar com língua. Rio Grande: Editora da FURG, 2023. p. 61-75.

ELKONIN, Daniil Borosovich. O problema da periodização do desenvolvimento do psiquismo na infância. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: antología: Livro I. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 149-172.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GOMES, Ramon Cerqueira. Regulação semiótica no self educacional de adolescentes na transição para o ensino médio profissionalizante: a atuação da exotopia dentre as posições do eu. 2018. 226 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

JOST, Itagiane. Ingresso de jovens no ensino médio: práticas de acolhimento nos cursos técnicos integrados no IFFAR Campus São Vicente do Sul. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, 2019.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEBOURG, Elodia Honse. Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 277-302.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2017. p. 59-83.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Transição para o ensino médio: Gestão de política de correção de fluxo e trajetórias escolares. Education Policy Analysis Archives, v. 29, p. 51-51, 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.3990

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. Volume 1. São Paulo: Boitempo, 2012.

MAGALHÃES, Giselle Modé; MARTINS, Lígia Márcia. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 55, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150

MALANCHEN, Julia; SANTOS, Silvia Alves dos. Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 20, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656967

MARTINS, Ligía Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 249 f. Tese (Livre Docência em Psicologia da Educação) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

MIRANDA, Fernanda Pimentel Faria de; BARBATO, Silviane. Sofrimento psíquico na transição do ensino médio: mudanças longitudinais de posicionamentos. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, e-7024, p. 1-7, 2022. DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221053e-7024

MORAES, Gustavo Henrique et al. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília: Editora Evobiz, 2020. Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/images/pdf/grm-2020-isbn-revisado.pdf. Acesso em: 15 ago. 2025.

MONTAÑO, Carlos. Pobreza, “questão social" e seu enfrentamento. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 110, p. 270-287, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282012000200004

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587596334.

PRESTES, Zoia. L. S. Vigotski: algumas perguntas, possíveis respostas. In: VAZ, Alexandre Fernandez; MOMM, Caroline Machado (org.). Educação Infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. p. 57-71.

SACRAMENTO, Laura Neta Dias do; ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de; CYPRIANO, Carlos Alexandre Cantuária. Estudo sobre evasão e permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 76-99, 2021. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 11- 20.

SILVA, Kamylla Raulino Vieira da. A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

SIMÕES, Armando Amorim. Acesso à educação básica e sua universalização: missão ainda a ser cumprida. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Brasília, v. 2, p. 17-72, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/9786581041076.ceppe.v2a1

SOUSA, Leandro Araujo et al. Desempenho das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica Brasileiras no Enem. Tendencias pedagógicas, Madrid, n. 34, p. 128-138, 2019. DOI: https://doi.org/10.15366/tp2019.34.010

TAUFICK, Ana Luiza de Oliveira Lima. Análise da política de assistência estudantil dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 181-201, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/50020. Acesso em: 15 ago. 2025.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 1993.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. El problema de la Edad. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996. p. 251-273.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. (org.). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2017. p. 103-17.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Câmara, R. S., Duarte, N., & Anjos, R. E. dos. (2026). Transição escolar e evasão no ensino médio integrado dos institutos federais: contribuições da psicologia histórico-cultural. Educação, 51(1), e1/01–28. https://doi.org/10.5902/1984644493625